O aplicativo Fotos no seu Mac possivelmente contém algumas das informações mais importantes e importantes: fotos de bebês, álbuns de viagens em família e fotos de entes queridos falecidos, por exemplo.
Imagine sua preocupação ao abrir o aplicativo Fotos um dia e veja algo assim:
Alguns álbuns podem estar ausentes, algumas imagens podem ter um triângulo cinza com um ponto de exclamação em vez da visualização da imagem. Em suma, as coisas estão claramente erradas.
A boa notícia parcial é que existem maneiras de solucionar problemas e corrigir sua biblioteca de Fotos. A má notícia é que essas correções não funcionarão para todos os tipos de problemas e não há garantia de que suas fotos possam ser recuperadas. É por isso que é importante ter vários backups dos seus dados, pessoal! (O Time Machine da Apple ou opções de terceiros como o Carbon Copy Cloner são sempre boas opções, mas não se esqueça de um backup externo como o Carbonite ou o Backblaze).
Mesmo se você não tiver um backup, escolha um método de backup e faça um antes de prosseguir com os esforços de recuperação. Ainda pode haver dados recuperáveis na sua biblioteca de Fotos e você deve garantir que todos os meios disponíveis para recuperá-los permaneçam abertos.
De qualquer forma, se você estiver satisfeito com sua situação de backup e quiser tentar reparar sua biblioteca de Fotos, a primeira coisa a fazer é sair do aplicativo Fotos, se estiver aberto. Em seguida, mantenha pressionadas as teclas Comando e Opção do teclado e clique no ícone do aplicativo Fotos no Dock (você também pode clicar duas vezes no aplicativo Photos no Finder se não estiver no Dock, mas tê-lo no Dock faz com que o processo de combinação de teclas / cliques um pouco mais fácil).
Isso aciona o recurso "Reparar biblioteca" automático do aplicativo Fotos. O aplicativo será iniciado e você verá esta janela:
Clique em Reparar nesse prompt e insira o nome de usuário e a senha da sua conta de administrador para continuar.
Depois de inserir os detalhes da sua conta, clique em Reparar novamente.
O aplicativo Fotos agora tenta reparar sua biblioteca e exibe uma barra para indicar seu progresso. Esse processo pode levar um tempo muito longo, dependendo do número e tamanho das fotos da sua biblioteca. Portanto, seja paciente e deixe-o terminar.
Depois que o processo de reparo estiver concluído, você retornará à sua biblioteca de Fotos. Felizmente, o processo de reparo foi capaz de identificar e corrigir os problemas, e você verá uma biblioteca totalmente funcional novamente. Se sim, e se você não tinha um backup antes, faça um agora! Não deixe esse tipo de coisa acontecer com você novamente. Se as coisas ainda parecerem erradas e o processo de reparo não conseguir recuperar suas fotos, agora é a hora de procurar opções alternativas de recuperação de dados, que podem variar de aplicativos de software relativamente baratos a operações de recuperação física extremamente caras. O caminho que você escolher dependerá do valor dos dados perdidos e de seus meios financeiros para recuperá-los.
Porém, uma advertência final: se você estiver usando o iCloud Photo Library para sincronizar suas informações entre dispositivos, lembre-se de que fazer um reparo conforme descrito acima pode fazer com que ele pare de sincronizar enquanto atualiza suas informações. Você pode verificar seu progresso clicando em Fotos> Preferências nos menus na parte superior…
… e, em seguida, procure na guia "iCloud".
Quando realizei um reparo na minha biblioteca de Fotos durante o teste desta dica, o processo de “atualização” levou alguns dias para minha coleção de cerca de 10.000 fotos. Sua milhagem pode variar, é claro, dependendo do tamanho da sua própria biblioteca e de outros fatores como a velocidade da sua rede, mas ei! Vale a pena esperar que isso seja concluído, se isso significa que sua biblioteca estará saudável novamente, eu acho.