Anonim

Em certos momentos, você pode se aventurar com seu pen drive e fazer algo que o torna ilegível - o que significa que você não consegue mais formatar a coisa. Também pode ser que você tenha um pendrive tão antigo que dificilmente inicialize.

Você deve jogar fora a vara nesse ponto? Não, há mais uma coisa que você pode tentar - um formato de baixo nível.

Agora eu sei - e você também - que a formatação de baixo nível entra em território perigoso quando se trata de armazenamento de mídia. Um formato de baixo nível tem o mesmo nível de perigo que, digamos, a atualização de um BIOS. O que isso significa é que, se o processo for interrompido, ele poderá arruinar permanentemente as coisas.

Um utilitário gratuito que você pode baixar agora para executar um formato de baixo nível em um pendrive é a HDD LLF Low Level Format Tool . O limite de velocidade é de 50 MB / s, a menos que você pague US $ 3, 30 - no entanto, é totalmente gratuito para usar de outra forma.

A maneira como esse utilitário funciona é muito fácil. Conecte seu pendrive e inicie o programa. Escolha a guia FORMATO DE BAIXO NÍVEL, escolha o dispositivo e o formato apropriados.

Testei o utilitário em um antigo Sandisk Cruzer Micro de 512 MB que tenho, e é assim que ele parecia ao executar:

É importante observar que, uma vez terminado, o stick ainda não é utilizável, pois você terá que formatá-lo em alta definição. Tudo o que você precisa fazer para abrir o Computador (ou Meu Computador, se estiver usando o XP), localize a letra da unidade atribuída ao stick, clique duas vezes nele e o Windows perguntará se você deseja formatar o dispositivo para que ele possa ser usado.

Eu sugiro não executar um formato rápido apenas para estar do lado seguro.

Isso funcionará em dispositivos de armazenamento que não sejam pen drives?

Claro que vai. Ele funcionará em qualquer dispositivo de armazenamento que possa ser formatado (ou seja, não óptico), no entanto, algumas notas sobre isso:

  1. Certifique-se absolutamente absoluto de qual dispositivo você está formatando antes de se comprometer com ele.
  2. NÃO use o computador enquanto o formato estiver ocorrendo.
  3. Se o dispositivo que você está formatando tiver mais de 4 GB de tamanho, eu recomendo pagar os escassos US $ 3, 30 pela versão de velocidade ilimitada; caso contrário, você estará esperando muito, muito tempo para que o formato seja concluído.

Coisas que este utilitário não fará

  1. Não fará com que um pen drive lento fique mais rápido com relação à transferência de arquivos. Se o dispositivo é lento porque é antigo, bem, não há realmente nada que você possa fazer sobre isso.
  2. Provavelmente não tornará um pendrive mais confiável do que era. Se o stick tiver estabilidade questionável de antemão, executar um formato de baixo nível não garante necessariamente que ele resolverá esse problema. Às vezes, um pendrive que está muito longe simplesmente não pode ser reparado.
  3. Não irá reatribuir letras de unidade. Mesmo que isso seja verdade, o utilitário é bem projetado; portanto, quando você o inicia, há um link pequeno e agradável que pode levá-lo diretamente ao Console de Gerenciamento de Disco do Windows, onde você pode mudar coisas assim.

Você sempre deve usar um formato de baixo nível ao apagar um pen drive ou disco rígido?

Absolutamente não.

Um formato de baixo nível é especificamente para as instâncias em que você está tentando obter um dispositivo de armazenamento que não pode ser usado novamente.

Você só deve usar um formato de baixo nível se o dispositivo de armazenamento não funcionar ou apresentar problemas de instabilidade, mesmo depois de executar um formato de alto nível.

E se eu apenas quiser apagar o MBR em um pendrive que eu inicializei?

Novamente, esse utilitário foi escrito de maneira muito inteligente, porque possui essa opção. Quando você escolhe a guia FORMATO DE NÍVEL BAIXO, no canto inferior direito há uma caixa de seleção específica apenas para essa função:

Onde isso é útil, se você escreve um ISO do Linux em um pendrive que colou um carregador de inicialização nele (como com o UNetbootin) e você deseja que ele se vá. A limpeza rápida que remove todas as partições e o MBR (Master Boot Record) é exatamente o que você gostaria de se livrar dessas coisas em um pendrive.

Em uma nota final, use este utilitário com cuidado . Lembre-se de que a formatação de baixo nível é a última opção e nunca a primeira.

Aqui é onde você pode obtê-lo: Faça o download da ferramenta de formato de baixo nível HDD LLF

Como reparar um pendrive ilegível