Quando você adiciona uma impressora no Windows, o padrão é usar o fabricante e o número do modelo da impressora como nome. Por exemplo, “HP LaserJet Professional M1212nf”. Isso é bom se você tiver apenas uma impressora, mas pode facilmente se tornar confuso se você tiver várias impressoras em rede em um escritório doméstico ou empresa.
Em vez de forçar você e sua família ou colegas de trabalho a memorizar os números de modelo da impressora, é possível renomear manualmente as impressoras para algo mais descritivo e útil. Aqui está uma dica rápida sobre como renomear uma impressora no Windows 10.
Renomear uma impressora no aplicativo de configurações do Windows 10
Para renomear todas as impressoras instaladas no Windows 10, inicie o aplicativo Configurações no menu Iniciar. Quando o aplicativo Configurações estiver aberto, vá para Dispositivos> Impressoras e scanners .
Aqui você verá uma lista das suas impressoras e scanners atualmente instalados. Clique na impressora que deseja renomear e selecione Gerenciar .
Isso exibirá uma lista de opções relacionadas à impressora específica que você selecionou. Nessa lista, clique em Propriedades da impressora .
Na janela Propriedades que aparece, verifique se você está na guia Geral . Você verá o nome atual da impressora na caixa na parte superior da janela. Basta clicar dentro desta caixa para selecionar o texto existente, excluí-lo e digite o nome que você deseja ajudar você e seus usuários a identificarem mais facilmente a impressora no Windows.
No nosso exemplo, a HP LaserJet M1212nf está localizada no primeiro andar do escritório, portanto, renomeá-lo para “Escritório - 1º andar”. Quando terminar, clique em OK para salvar as alterações e fechar a janela Propriedades. Pode ser necessário fechar e reabrir todos os aplicativos em execução antes que eles vejam o novo nome da impressora.
Depois que os dados da lista de dispositivos forem atualizados, você verá o novo nome da impressora em qualquer lugar em que possa selecionar uma impressora. Agora, em vez de confundir os números de modelo do fabricante, você verá uma descrição clara de qual dispositivo está prestes a enviar seu comando de impressão.
Se você não estiver satisfeito com o nome escolhido ou se a impressora mudar de local no futuro, poderá repetir essas etapas a qualquer momento para alterar o nome da impressora novamente. E não se preocupe com atualizações de compatibilidade ou driver. Esse método de alteração do nome da impressora é puramente cosmético e o Windows continuará reconhecendo o dispositivo nos bastidores pelo número correto do modelo.