Anonim

Nos dias antes dos smartphones tomarem conta de nossas vidas, os computadores eram os únicos dispositivos que podiam pegar um vírus online. Atualmente, um número crescente de proprietários de Android enfrenta o mesmo problema.

Consulte também o nosso artigo Os melhores aplicativos de mensagens de texto para Android

Isso pode se transformar em um pesadelo, pois a maioria dos proprietários de smartphones armazena dados confidenciais em seus dispositivos. No entanto, existem várias soluções para o problema. Aqui estão as etapas que você pode executar antes de recorrer à redefinição de fábrica.

Como saber se é um vírus

Os vírus podem causar uma ampla gama de problemas em um dispositivo Android infectado. Se o seu telefone ou tablet não estiver funcionando bem, é possível que ele contrate um vírus ou outro malware. Tente se lembrar se você baixou aplicativos de fora da Play Store oficial ou se visitou sites suspeitos.

Vá para a lista de downloads e verifique se há aplicativos desconhecidos. Se não houver, abra o navegador e verifique o histórico de navegação. Mas se a pesquisa não produzir resultados, é hora de executar algumas tarefas comuns de manutenção. Isso inclui, mas não se limita a: limpar o histórico do navegador, esvaziar a memória cache do telefone e reiniciar o telefone.

Lembre-se de que nem todos os problemas, atrasos e lentidão são causados ​​por um vírus. Há muitas outras coisas que poderiam ter dado errado. Após a manutenção e limpeza básicas, verifique seu telefone mais uma vez. Se os problemas persistirem, é provável que você esteja lidando com um vírus. Você deve baixar e instalar um programa antivírus da Play Store e verificar seu telefone ou tablet.

Aqui estão alguns dos sinais mais comuns de uma infecção por vírus:

  1. Uso de dados anormal. Muitos vírus coletam seus dados, para que você possa ver picos inesperados no uso de dados (e na sua conta telefônica).
  2. Desempenho lento. Se o seu tablet ou telefone demorar uma eternidade para abrir aplicativos simples e executar tarefas básicas, você pode ter contraído um vírus. Se o problema persistir após uma reinicialização, você deve começar a procurar um programa antivírus.
  3. Drenagem da bateria. Muitos tipos de malware funcionam em segundo plano. Eles estão constantemente ativos e sugam a bateria. Vírus mais fortes e mais severos esgotarão sua bateria mais rapidamente.
  4. Chamadas perdidas e perdidas. Todas as redes têm problemas de tempos em tempos, e espera-se uma queda de chamadas. No entanto, se ninguém ao seu redor estiver tendo problemas com chamadas perdidas, talvez seja a hora de verificar se há malware.

Instale um programa antivírus e verifique seu telefone

Quando você determinar que seu tablet ou telefone está infectado por vírus, é hora de escolher a ferramenta certa para se livrar do problema. Um bom programa antivírus é geralmente a primeira linha de defesa. Atualmente, existem muitas opções disponíveis, gratuitas e pagas.

Aplicativos antivírus gratuitos geralmente não possuem o poder de fogo necessário para lidar com infestações mais graves. No entanto, programas como Avira e McAfee possuem alguns recursos bastante avançados, mesmo no pacote gratuito. Avast e BitDefender também são ótimas opções.

Se você deseja ter proteção total, um aplicativo pago é sua melhor aposta. Os campeões dessa classe são Kaspersky, Avast e McAfee. Seus aplicativos atualizados oferecem excelente desempenho e são livres de anúncios. Por outro lado, eles podem ser um pouco pesados.

Baixe e instale o programa de sua escolha e execute uma verificação completa do seu dispositivo. Se a verificação não encontrar nada e você ainda estiver tendo problemas, é hora de convocar o poderoso Modo de Segurança.

Remova o vírus no modo de segurança

A remoção de um vírus no Modo de Segurança é uma boa maneira de resolver o problema, preservando seus dados e aplicativos instalados. A inicialização no modo de segurança é bastante semelhante em quase todos os dispositivos Android. Aqui estão os princípios do processo:

  1. Toque no botão "Power". Mantenha-o pressionado até ver o menu “Desligar / Reiniciar” aparecer na tela.
  2. Toque e segure a opção “Desligar”. Continue segurando até a opção "Reiniciar no modo de segurança" aparecer na tela.
  3. Toque no botão "OK".
  4. Aguarde o seu dispositivo inicializar. Quando ele inicializar, você verá o rótulo "Modo de segurança" na tela.

Em seguida, você deve procurar os arquivos e aplicativos problemáticos nos Downloads.

  1. Inicie "Configurações".
  2. Vá para "Aplicativos".

  3. Vá para "Downloaded".
  4. Examine a lista de aplicativos que você baixou no passado para localizar o culpado. Depois de encontrá-lo, toque nele.
  5. Toque no botão "Desinstalar".

Caso o aplicativo malicioso tenha se concedido direitos de administrador para impedir que você o exclua, eis o que fazer:

  1. Vá para as configurações".
  2. Vá para "Segurança". Em alguns dispositivos, pode ser necessário acessar a seção "Mais" após inserir "Segurança".

  3. Abra a seção "Administradores de dispositivos".
  4. Toque na opção "Desativar" quando solicitado.
  5. Volte e exclua o aplicativo problemático.

A solução final

Infelizmente, há casos em que nem o Modo de Segurança pode ajudá-lo. É aí que você terá que recorrer à solução final e redefinir a fábrica. Isso significa que você terá que desistir de todos os seus dados e aplicativos instalados para salvar seu telefone. Não é recomendável copiar os dados do seu dispositivo infectado - se você o fizer, poderá espalhar o vírus.

Como remover um vírus no Android sem uma redefinição de fábrica