Anonim

Achamos que o serviço de armazenamento e sincronização on-line da Microsoft, o OneDrive, é um serviço super útil. Afinal, ele está disponível na maioria das principais plataformas de desktop e móveis, incluindo Xbox, e oferece capacidade de armazenamento massiva por um preço relativamente acessível, especialmente quando incluído como parte de uma assinatura do Office 365.

O OneDrive permite aos usuários salvar seus arquivos e fotos e acessá-los facilmente usando qualquer dispositivo de qualquer local, o que é muito útil para a maioria dos usuários de computadores que usam vários dispositivos.

Mas o OneDrive, como um projeto doméstico da Microsoft, é basicamente aplicado a todos os usuários do Windows, independentemente de como eles se sentem sobre o serviço.

No Windows 10, por exemplo, o ícone da barra de tarefas do OneDrive incomoda os usuários, e o nome e o logotipo do OneDrive parecem ser fixos permanentes na barra lateral do Explorador de Arquivos.


Por mais que gostemos do OneDrive, o aplicativo não deve ocupar um espaço valioso na interface do Windows, se um usuário não tiver interesse no serviço. Felizmente, há um ajuste no registro que pode remover rapidamente o OneDrive da barra lateral do File Explorer e até deixa o serviço principal intacto no caso de você desejar se inscrever ou fazer login posteriormente.

Então, continue lendo para descobrir como remover o OneDrive do File Explorer no Windows 10.

Como mencionado, precisamos fazer essa alteração no registro do Windows.

Para aqueles que não estão familiarizados com o Editor do Registro do Windows, basta abrir uma janela 'Executar' do Windows pressionando a tecla R do Windows no teclado, digite regedit na caixa “Abrir” e pressione Enter.

Como alternativa, você pode usar o Windows 10 Search ou Cortana para encontrar o regedit e iniciar o programa diretamente.


Quando estiver no Editor do Registro do Windows, use a hierarquia de pastas à esquerda para navegar para o seguinte local:

HKEY_CLASSES_ROOTCLSID {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}

A pasta CLSID é organizada em ordem alfanumérica, mas é enorme e contém centenas de entradas pelas quais classificar. Encontrar a entrada que procuramos manualmente não é muito difícil, mas se você estiver com problemas, sempre poderá ir em Editar> Localizar no menu Registro do Windows, copiar e colar a chave final e, em seguida, ter o Registro O Editor leva você diretamente ao caminho correto.

Observe, no entanto, que a sequência de letras e números no final do caminho é, como sugerido por sua pasta pai, um CLSID, que no Windows 10 é um GUID (identificador exclusivo globalmente) para determinados programas e serviços no Windows.

Essa cadeia de caracteres mencionada acima, portanto, aparece várias vezes no Registro do Windows, mas se você iniciar sua pesquisa na parte superior da hierarquia do Registro, o resultado correto da pesquisa deverá ser a primeira entrada.


Depois de navegar para o local acima, olhe no lado direito da janela. Você verá uma entrada DWORD chamada System.IsPinnedToNameSpaceTree definida como um valor 1 (um).

Para remover o OneDrive do File Explorer no Windows 10, clique duas vezes nesse DWORD e defina seu valor como 0 (zero) .


Clique em OK para salvar suas alterações e feche o Editor do Registro.

Em nossos testes, nem precisávamos sair para ver que o OneDrive havia saído da barra lateral do File Explorer. No entanto, alguns usuários relatam que era necessário fazer logout ou reinicialização completa para ver a alteração.

Portanto, se você ainda estiver vendo o OneDrive na barra lateral do File Explorer, mesmo depois de fazer a alteração descrita acima, tente fechar todos os seus programas (salve seu trabalho primeiro!) E reinicie o PC.


Como mencionamos no início deste artigo de instruções, esse processo para remover o OneDrive do File Explorer não desativa o OneDrive no Windows 10; apenas tira o serviço do seu caminho.

É fundamental obter o OneDrive, se você ou seus usuários gerenciados precisarem se concentrar em outro serviço de armazenamento e sincronização online. Por exemplo, se você está tentando incentivar seu escritório a mudar para o Dropbox ou o Google Drive, não quer que eles se sintam tentados a salvar arquivos no OneDrive.

No entanto, se você realmente deseja usar o OneDrive, agora ou no futuro, o serviço continuará funcionando normalmente; ele simplesmente não será fixado na barra lateral do File Explorer.

Se você deseja desinstalar o Onedrive por completo, confira este tutorial do TechJunke: Como desativar e desinstalar o OneDrive no Windows 10.

Você removeu o OneDrive na barra lateral do File Explorer no seu PC com Windows 10? Se sim, conte-nos como foi nos comentários abaixo!

Como remover o onedrive da barra lateral do explorador de arquivos no Windows 10