Muitos usuários antigos do Windows ficaram felizes em saber que o Menu Iniciar estava voltando para o Windows 10 após um hiato tumultuado no Windows 8. Agora que o Windows 10 está disponível, no entanto, os primeiros usuários descobriram que o Menu Iniciar do Windows 10 não é exatamente o que eles lembram. Muitas das funções tradicionais do menu Iniciar ainda estão disponíveis no menu Iniciar do Windows 10, mas a Microsoft também incorporou blocos dinâmicos ao estilo do Windows 8, o que força o menu Iniciar a ser mais amplo e maior do que alguns usuários desejam.
No tamanho padrão, o menu Iniciar do Windows 10 agora é mais amplo, graças à inclusão de blocos dinâmicos no estilo do Windows 8.
Um novo recurso do Windows 10 é a capacidade de redimensionar o Menu Iniciar, mas, embora você possa torná-lo cômico, não é possível encolhê-lo além dos limites do seu conteúdo em bloco ao vivo. Mas não se preocupe, fãs do minimalismo, pois existe uma maneira de obter um menu Iniciar do Windows 10 menor, e o truque é simplesmente abandonar os blocos ao vivo.Os usuários podem redimensionar o menu Iniciar do Windows 10, mesmo ao ponto do absurdo, mas não podem torná-lo mais estreito que a largura dos blocos ativos incluídos.
Para testar isso, clique no menu Iniciar (ou pressione a tecla Windows no teclado) e clique com o botão direito do mouse em um dos blocos ao vivo. Um menu de opções será exibido, permitindo que você redimensione o ladrilho ou mude para um ladrilho estático, mas a opção na qual estamos interessados é Soltar do início . Basta clicar com o botão esquerdo neste botão e o bloco será removido do menu Iniciar do Windows 10, deixando os blocos restantes para se reorganizar e preencher a lacuna.Os usuários podem remover blocos do menu Iniciar do Windows 10, mas todos os blocos devem desaparecer para reduzir o menu Iniciar.
A única má notícia é que, para redimensionar o menu Iniciar do Windows 10 para sua menor largura, você precisará executar estas etapas para cada bloco do menu Iniciar individualmente (ainda precisamos encontrar uma maneira de selecionar vários blocos ao mesmo tempo; se você sabe como fazer isso, informe-nos nos comentários!). Não há muitos blocos do Menu Iniciar em uma instalação padrão do Windows 10, mas repetir o processo Soltar do Início uma dúzia de vezes é um pouco irritante.A remoção de todos os blocos não reduz automaticamente o tamanho do menu Iniciar do Windows 10.
Quando terminar, no entanto, você terá um grande espaço vazio em que todos os blocos do menu Iniciar do Windows 10 residiram. Nesse ponto, você pode mover o cursor do mouse para a borda direita do menu Iniciar, posicionar o cursor para que ele mude para uma seta horizontal de dupla face e clicar e arrastar o menu Iniciar totalmente para a esquerda.Com os blocos removidos, o menu Iniciar do Windows 10 se parece mais com seus antecessores e ocupa menos espaço na tela.
No final, você ficará com um menu Iniciar com uma única coluna de largura (ainda é possível ajustar a altura do menu Iniciar clicando e arrastando o lado superior) e aquele que mais se aproxima da aparência do “tradicional ”Menu Iniciar do Windows 95 ao Windows 7. Este pequeno menu Iniciar do Windows 10 não é uma réplica perfeita daqueles que vieram antes dele, mas pode fazer o trabalho e ocupar muito menos espaço na tela enquanto o faz. No entanto, lembre-se de que, se você adicionar outros itens ao menu Iniciar (o que pode ser feito clicando com o botão direito do mouse em um aplicativo e selecionando Fixar no início ), o menu Iniciar será expandido imediatamente no lado direito para acomodar o novo item, e você terá que repetir as etapas acima para removê-lo, se desejar reduzir novamente o menu Iniciar.Falando em réplicas perfeitas, se você realmente sentir falta dos menus de inicialização antigos do Windows XP e Windows 7, fique de olho no projeto Classic Shell . Essa ferramenta gratuita foi lançada em 2008 para recuperar os elementos ausentes da interface do usuário no Windows Vista e, desde então, foi atualizada para fornecer várias opções de personalização nas versões subseqüentes do Windows, a mais popular delas é preservar o tradicional ou "clássico". Menu Iniciar. Uma versão que suporta o Windows 10 está prestes a ser lançada e aqueles que desejam testá-lo podem fazer o download do candidato a lançamento hoje.