A janela Preferências do Sistema no OS X contém a maioria das definições e opções de configuração importantes para o seu Mac, que variam de interfaces de rede, configuração de conta de usuário e opções de papel de parede da área de trabalho. Até aplicativos e utilitários de terceiros, como Java e Adobe Flash, têm painéis de preferências nas Preferências do Sistema. Mas nem todo usuário precisa de acesso regular a todos os painéis de preferências. Veja como você pode remover ou ocultar os painéis de preferências nas Preferências do Sistema OS X.
Ocultar painéis de preferências do OS X nas preferências do sistema
Para ocultar os painéis de preferências nas Preferências do Sistema OS X, inicie primeiro as Preferências do Sistema no Dock ou procure-o com o Spotlight. Depois de aberto, vá para Exibir> Personalizar na barra de menus Preferências do sistema.
Uma pequena caixa de seleção será exibida no canto inferior direito de cada ícone de Preferências do Sistema. Desmarque a caixa de qualquer ícone que você deseja ocultar nas Preferências do Sistema e clique em Concluído na parte superior da janela.
Depois de clicar em Concluído, sua nova e mais simples janela Preferências do Sistema será exibida, exibindo apenas os painéis e ícones de preferências que você precisa acessar regularmente no seu Mac.
No nosso caso, não usamos um trackpad ou Bluetooth com o nosso Mac Pro, portanto, desmarcamos os ícones de preferência correspondentes. Também não precisamos de configurações de Idioma e região, Controle dos pais, Dicção e fala, Disco de inicialização ou Time Machine. Ao remover todos esses painéis de preferências não utilizados, ficamos com um layout muito mais limpo, limitado apenas às opções e alterações que fazemos regularmente.
Mas isso não significa que nunca tenhamos acesso a esses painéis de preferências. Se, por exemplo, obtivermos um Magic Trackpad no futuro e quisermos acessar essas preferências novamente, basta voltar para Preferências do sistema> Exibir> Personalizar e marque a caixa do painel de preferências do Trackpad.
Embora os usuários avançados possam aproveitar esse truque para tornar as coisas mais eficientes, também é uma ótima opção para quem gerencia computadores para usuários menos experientes. Se, por exemplo, você deseja permitir que seus filhos alterem as configurações de papel de parede e som, você pode ocultar todos os painéis de preferência, exceto esses dois, na conta de usuário. Observe, no entanto, que ocultar as Preferências do Sistema com o método descrito aqui só é eficaz por uma questão de simplicidade e conveniência, e não deve ser um substituto para os controles de conta adequados pelos recursos de Controle Parental do OS X.
Remover painéis de preferências de terceiros nas preferências do sistema
Como mencionamos anteriormente, alguns softwares de terceiros podem adicionar seus próprios painéis de preferências à linha inferior das Preferências do Sistema. Embora você possa ocultar qualquer um desses ícones de preferência pelo mesmo método descrito acima, também é possível removê-los completamente, o que é compreensível que você não possa fazer com os painéis de preferências padrão do OS X.
Para remover um painel de preferências de terceiros das Preferências do Sistema, clique com o botão direito do mouse no ícone e selecione Remover Painel de Preferências . Você não precisa selecionar Exibir> Personalizar primeiro; você pode remover um painel de preferências de terceiros a qualquer momento. Observe, no entanto, que você precisará digitar sua senha de administrador e que isso pode afetar certos aplicativos que dependem dessas preferências personalizadas.
Observe também que, ao contrário das etapas para "mostrar" um painel de preferências oculto, marcando sua caixa na visualização "Personalizar", você precisará reinstalar o aplicativo ou utilitário novamente para restaurar um painel de preferências de terceiros que você removeu. Portanto, em caso de dúvida, tente ocultar um painel de preferências se não quiser vê-lo e remova apenas um painel de preferências de terceiros se tiver certeza absoluta de que não precisa mais dele.