Anonim

A maioria das pessoas conhece o Linux apenas como uma curiosidade, e o aborda como uma reflexão tardia ao discutir Windows ou iOS. Mas para uma minoria especializada, o Linux é uma ferramenta importante.

Consulte também o nosso artigo Como configurar uma máquina virtual Linux com o VirtualBox

Como você já deve saber, as operações no Linux podem ser mais complexas do que em outros sistemas operacionais. Executar até mesmo uma operação simples, como remover um diretório, requer uma série de comandos., veremos como fazer isso e abordaremos algumas dicas adicionais úteis. Se você é novo no Linux, isso deve ajudá-lo a ter alguma perspectiva.

Removendo um Diretório Vazio

No Linux, a palavra 'diretório' refere-se a um local em que os dados são armazenados em um sistema de arquivos. Pense nisso como um análogo da pasta nos sistemas Windows.

Mas remover um diretório no Linux não é tão fácil quanto clicar em excluir, e há algumas coisas que você deve considerar primeiro.

Se você tiver um diretório vazio, um comando que você pode usar é rmdir. Primeiro, inicie o aplicativo de terminal em sua máquina. Em seguida, insira a seguinte sintaxe:

rmdir DirectoryName

Digite este comando e substitua “DirectoryName” pelo nome do seu diretório. Lembre-se de que isso funcionará apenas em diretórios vazios. Se você tentar usá-lo em um diretório que não esteja vazio, ele retornará a saída “O diretório não está vazio”. Agora, isso não significa que não possa ser removido, apenas significa que você precisará de um comando diferente .

Removendo diretórios com conteúdo em seus subdiretórios

Se você estiver lidando com um diretório que contém outros arquivos, o processo será apenas ligeiramente diferente. Em vez do comando rmdir, você pode usar rm. Este é fundamentalmente o mesmo comando, mas não específico para diretórios, e a adição de -r o tornará recursivo. Ou seja, ele remove hierarquicamente as pastas no diretório até ficar vazio e remove o diretório. Portanto, sua nova sintaxe será:

rm -r DirectoryName

Como no exemplo anterior, substitua DirectoryName pelo nome do seu diretório real. Uma ressalva é que você receberá um aviso ao excluir todos os arquivos. Você pode ignorar os prompts usando -rf em vez de -r, mas isso não é considerado uma prática recomendada.

Removendo um diretório que você não possui

Embora não seja recomendado, às vezes você precisará remover diretórios que você não tem permissão para remover. Se você tentar remover um desses, seu acesso será negado. No entanto, se tiver certeza absoluta de que está removendo diretórios desnecessários, use o comando sudo. Portanto, sua sintaxe final para remover um diretório que você não possui (ao mesmo tempo em que evita qualquer aviso sobre isso), deve ficar assim:

sudo rm -rf DirectoryName

Não é um curso de ação recomendado, mas não tenha medo de usá-lo se tiver certeza de que precisa.

Alguns esclarecimentos sobre comandos

As letras que você está usando dizem ao sistema operacional para fazer coisas muito específicas. Aqui está uma descrição do que acontece quando você usa esses e outros comandos úteis.

-r - Remove um diretório recursivamente, removendo hierarquicamente os arquivos enraizados nele.

-f - Ao remover arquivos, ele não permite solicitações de permissão, independentemente do status do arquivo.

-i - Cria um prompt em cada exclusão de arquivo, útil quando você está lidando com alguns arquivos confidenciais.

-v - Este comando shell gerará uma mensagem de diagnóstico para cada diretório processado como parte da rm.

Manuseie com cuidado

Isso deve ser o suficiente para apresentar o comando rm. Lembre-se de remover permanentemente os diretórios e sempre tenha certeza de que deseja que eles sejam removidos. Especialmente ao usar os comandos -r e -rf, você pode facilmente perder dados que deseja manter. Tendo isso em mente, vá e livre-se de alguns diretórios.

Que outros comandos você gostaria de ver elaborados? Se você estava fazendo um curso introdutório sobre Linux, quais tópicos você gostaria de ver abordados?

Como remover um diretório no linux