Com o lançamento do iOS 10, a Apple finalmente ofereceu um recurso solicitado há muito tempo: a capacidade de remover os aplicativos padrão no iPhone e iPad. Bem, mais ou menos . Na realidade, a Apple agora permite que os usuários ocultem a maioria dos aplicativos internos que, para a maioria dos usuários, são tão bons quanto excluí-los. Aqui está como isso funciona.
Depois de atualizar para o iOS 10, desbloqueie seu iPhone ou iPad e encontre um dos aplicativos internos padrão. No nosso exemplo, usaremos o aplicativo Apple News. Pressione e mantenha o dedo no aplicativo até que eles comecem a mexer (se você tiver um iPhone com 3D Touch, não pressione o suficiente para ativá-lo).
Os usuários antigos do iOS reconhecerão isso como a maneira de mover aplicativos e, até hoje, excluir aplicativos de terceiros baixados da App Store. Agora, no entanto, você notará que a maioria dos aplicativos internos da Apple também exibe um "x" que permite que você saiba que ele pode ser removido. Toque no "x" e você receberá um aviso de que todos os dados locais no aplicativo também serão removidos. Observe, no entanto, que se você sincronizar os dados do aplicativo com a nuvem, esses dados serão preservados após a remoção.
Toque em Remover para confirmar e o aplicativo Apple incorporado desaparecerá. Ao contrário de aplicativos de terceiros, no entanto, a remoção de aplicativos da Apple não os exclui do seu dispositivo iOS. Em vez disso, eles estão simplesmente ocultos da experiência do usuário final e, se você restaurar o iPhone ou iPad, eles aparecerão de volta.
Reinstalar os aplicativos internos da Apple
Mas e se você quiser recuperar esses aplicativos da Apple sem restaurar o dispositivo? Basta iniciar a App Store e procurar o aplicativo Apple oculto. Todos os aplicativos removíveis da Apple agora podem ser pesquisados na Loja. Depois de encontrá-lo, basta tocar no ícone de baixar e instalar, como faria normalmente com um aplicativo de terceiros já adquirido.
Como, como mencionado, o aplicativo nunca foi realmente excluído do seu dispositivo, o processo de instalação via App Store é quase instantâneo. Tudo o que essa ação faz é "mostrar" o aplicativo no iOS e você voltará a ver o aplicativo padrão imediatamente.
Você não pode matar todos os aplicativos da Apple
Como mencionado anteriormente, agora você pode remover a maioria dos aplicativos internos da Apple do seu iPhone ou iPad. Existem algumas exceções que a Apple não permitirá que você remova. A primeira é obviamente a App Store, pois sem ela você não seria capaz de restaurar aplicativos removidos. Mas outros aplicativos cruciais, como telefone, relógio, mensagens, configurações e Safari, também estão imunes à remoção.
Aqui está a lista, na data desta dica, dos aplicativos internos da Apple que podem ser removidos :
- Calculadora
- Calendário
- Bússola
- Contatos
- Facetime
- Encontre meus amigos
- Casa
- iBooks
- loja Itunes
- Enviar
- Mapas
- Música
- Notícia
- Notas
- Podcasts
- Lembretes
- Ações
- Dicas
- Vídeos
- Memorandos de voz
- Ver
- Clima
E aqui estão os aplicativos que não podem ser removidos :
- Atividade
- Loja de aplicativos
- Câmera
- Relógio
- Encontre meu iphone
- Saúde
- Mensagens
- telefone
- Fotos
- Safári
- Configurações
- Carteira
Aqui estão algumas coisas a considerar ao remover os aplicativos internos da Apple:
Contatos: a remoção do aplicativo Contatos não excluirá seus contatos do dispositivo, e sua lista completa de contatos ainda poderá ser visualizada e gerenciada pelo aplicativo Telefone.
Watch: para usuários com um Apple Watch, primeiro é necessário desemparelhá-lo antes de remover o aplicativo Watch do seu iPhone ou iPad.
Espaço de armazenamento: como esse processo de "remoção" oculta apenas os aplicativos e não os remove, você não liberará espaço de armazenamento no dispositivo executando estas etapas. O único ponto de "remover" aplicativos em estoque é manter seu iPhone ou iPad livre de bagunça no caso de aplicativos indesejados ou se você preferir usar um aplicativo de terceiros em vez de um aplicativo embutido, como o Google Maps em vez de Apple Maps ou Outlook em vez de Correio, Contatos e Calendário.