Às vezes, basta um pequeno erro na configuração para sabotar completamente sua gravação e preenchê-la com quantidades excessivas de eco e reverberação. Entre no Audacity, um pequeno programa gratuito que ajuda você a editar seus arquivos de áudio e está disponível no Windows e no Mac.
Consulte também o nosso artigo Como remover o ruído de fundo no Audacity
Se você prefere usar plug-ins ou não, o Audacity pode ajudar a reduzir o eco, mesmo que seja impossível removê-lo completamente. Vamos mostrar como você pode fazer isso com e sem o uso de um plug-in.
Notas iniciais
Antes de prosseguir, verifique se o Audacity foi baixado e instalado no seu computador. Se não for esse o caso, você sempre pode baixá-lo em seu site oficial.
Observe também que esse processo é muito complexo e requer um alto entendimento de como a gravação de som funciona. Caso contrário, você terá que se contentar e experimentar todos os recursos até ficar satisfeito com o resultado.
Reduzindo o eco sem um plug-in
Após baixar e executar o Audacity, siga as próximas etapas:
- Ao executar o Audacity, você verá que não há nenhum arquivo aberto para edição. Clique no menu "Arquivo" na parte superior da tela.
- Selecione "Abrir". Uma nova janela aparecerá. Observe que há uma opção na parte inferior que diz “Arquivos do tipo”. Altere para “Todos os tipos suportados” para facilitar a localização do arquivo de áudio.
- Clique no arquivo que deseja editar e, em seguida, clique no botão "Abrir" dentro desta janela para abri-lo.
- Antes de aplicar um efeito, selecione o segmento do arquivo de áudio que você deseja editar. Você pode fazer isso clicando em uma extremidade do segmento e arrastando o mouse até chegar à outra. Se você deseja editar o arquivo inteiro, pressione Ctrl + A (Command + A no Mac).
- Abra o menu "Efeito" na parte superior da tela.
- Selecione "Redução de ruído".
- Você verá que existem controles deslizantes para redução de ruído, sensibilidade e suavização de frequência. Ao aumentar apenas o primeiro, é provável que você já melhore a qualidade do som. Se você não estiver lidando com um arquivo muito grande, também poderá usar o botão Visualizar para ver como o arquivo de áudio soa atualmente. No entanto, se estiver, prepare-se para longos períodos de carregamento e economia.
- A redução de ruído também pode diminuir o volume do som. Se isso acontecer, vá ao menu de efeitos e escolha "Amplificar". Seu único uso é aumentar o volume do arquivo inteiro ou apenas seu segmento.
- Encontre o compressor no menu de efeitos. Seu objetivo é reduzir a distância entre baixos e picos de uma forma de onda. A principal coisa que você deve fazer é alterar a taxa, mas também é possível alterar o nível de ruído e o limite, se necessário.
- Dependendo da sua afinação sonora atual dentro do arquivo, pode ser necessário usar um filtro passa-baixo ou passa-alto. Eles estão localizados na metade inferior do menu Efeitos. Um filtro passa-baixo ajuda se o áudio é muito agudo, enquanto um filtro passa-alto é útil se o áudio parecer muito baixo ou abafado. Continue alterando apenas o Rolloff e use o botão Visualizar, se necessário. Suas janelas de configurações são praticamente as mesmas.
- Encontre o efeito Equalização e mude de “Draw Curves” para “Graphic EQ”. Você pode achar o último mais simples de usar, pois fornece controle sobre os controles deslizantes e permite definir os valores dessa maneira, enquanto o primeiro o força a desenhar o equalizador você mesmo. Se você precisar corrigir os tons baixos, foque nos controles deslizantes à esquerda. As barras do meio afetam os tons médios, enquanto as barras à direita devem ser alteradas para afetar os tons mais altos.
- Observe que você pode repetir qualquer um desses processos. Faça isso se achar necessário. Caso contrário, clique no menu "Arquivo" na parte superior da tela e vá em "Exportar áudio".
- Antes de salvar o arquivo, escolha seu tipo no menu "Salvar como tipo:". Os mais conhecidos são mp3 (compactado) e wav (sem perdas). Além disso, certifique-se de não substituir acidentalmente o arquivo antigo.
- Vá para o menu "Arquivo" e selecione "Salvar projeto como" para salvar o arquivo de projeto do Audacity. Definitivamente, você deve fazer isso se planeja aplicar edições adicionais no futuro.
Reduzindo o eco com um plug-in
Existem muitos plug-ins gratuitos para o Audacity, mas para esse problema em particular, é necessário o Noise Gate, pois ajuda a melhorar a qualidade do som e reduz o eco.
Aqui está como instalá-lo:
- Faça o download do plug-in diretamente deste link.
- Coloque o arquivo baixado (extensão de arquivo .ny) na pasta Plug-Ins. Certifique-se de que o Audacity esteja fechado ao fazer isso.
- Execute o Audacity. Você deve encontrar esse efeito no menu Efeitos, assim como outros.
Para reduzir o eco, comece com um "Ataque / Decaimento" de 75, "Limiar de porta" de -30 e uma "Redução de nível" de -100. Use essas configurações como ponto de partida. Se o eco não mudar, aumente o limite do Gate até que o eco seja reduzido. Se um áudio importante for cortado, reduza-o.
O mais importante é que você defina o limite do portão. Depois disso, ajuste as configurações de redução de nível e ataque / decaimento até ficar satisfeito com o resultado.
Audição clara
É impossível remover completamente o eco, mas não é impossível reduzi-lo. Este é um processo bastante difícil, mas se você for habilidoso ou persistente o suficiente, poderá encontrar resultados satisfatórios. Lembre-se de que isso exige muita brincadeira com todos os tipos de valores e efeitos diferentes, porque configurações de gravação diferentes requerem métodos de abordagem diferentes.
Você conseguiu reduzir o eco do seu arquivo de áudio? Qual método você achou mais útil? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.