Anonim

Como diz o ditado, a melhor câmera é a que você tem com você e nunca se tornou mais verdadeira do que nos últimos anos. A ascensão do smartphone fez com que todos estivessem sempre conectados, onde quer que fossem, mas, mais importante, também significa que todos sempre têm uma câmera de qualidade que podem usar para tirar fotos e vídeos de acordo com o que desejam. A tecnologia de câmera antiga em smartphones e telefones celulares era ruim, para dizer o mínimo, mas a partir do iPhone 4 da Apple em 2010, um novo foco na tecnologia de câmera se tornou um dos motivos mais importantes para a compra de um smartphone. Nos oito anos desde o lançamento do iPhone 4, as câmeras passaram de boas a ótimas, a caminho de substituir a necessidade de DSLRs para a maioria dos fotógrafos amadores. Não há mais motivo para carregar uma câmera grande no ombro quando você pode usar o telefone que mantém no bolso para tirar fotos incríveis. Dispositivos como o Samsung Galaxy Note 8 e, talvez o mais proeminente, o Google Pixel 2 aumentaram o nível das câmeras atuais em smartphones, passando de bom para ótimo e marcando o futuro da fotografia com recursos como HDR verdadeiro (faixa dinâmica alta) ) e modo retrato.

Obviamente, seu smartphone só tem muito espaço de armazenamento. As câmeras padrão permitem que você troque os cartões de memória rapidamente, oferecendo um armazenamento quase ilimitado, desde que você tenha cartões de memória suficientes para atender às suas necessidades fotográficas. Embora alguns dispositivos Android, incluindo a Nota 8 mencionada anteriormente, possuam slots para cartão microSD para armazenamento adicional, trocar cartões de memória em dispositivos Android pode ser um grande problema. Mais importante, telefones como o Pixel 2 não incluem nenhum tipo de slot para cartão SD, o que significa que você pode precisar economizar espaço ao tirar fotos. Embora existam muitas opções para salvar suas imagens, desde o upload para a nuvem até a transferência de fotos para um PC, às vezes você precisa simplesmente remover fotos do seu dispositivo para capturar mais fotos ou vídeos corretamente.

Infelizmente, na sua pressa de excluir conteúdo, muitas vezes você pode excluir acidentalmente fotos ou vídeos que não tinha a intenção de remover do telefone. Remover o conteúdo que você pretendia manter no dispositivo nunca é uma sensação agradável e pode até perder algumas lembranças preciosas se você ainda não tiver feito backup dos arquivos. Não podemos prometer que seus arquivos já excluídos podem ser salvos, embora existam algumas opções a seguir, mas podemos prometer que, com algumas etapas, você nunca precisará se preocupar em excluir acidentalmente seus arquivos favoritos e imagens preciosas novamente. Vamos dar uma olhada em como recuperar fotos perdidas e como salvá-las no futuro.

Verifique o Google Fotos

O Google Fotos ganhou muita força nos últimos anos como um aplicativo obrigatório para qualquer tipo de fotógrafo. Com armazenamento ilimitado para cópias em alta resolução de suas fotos e vídeos e armazenamento barato para atualizações em resolução total (que usa a alocação do Google Drive), é uma decisão fácil começar a usar o Google Fotos. Tudo faz backup do Wi-Fi rapidamente e permite que você acesse toda a sua biblioteca a partir de qualquer dispositivo em que sua conta do Google esteja conectada. O aplicativo está pré-instalado na maioria dos dispositivos Android com o acesso à Play Store como aplicativo obrigatório, o que significa que há uma boa chance de ele já estar no seu telefone. Com mais de um bilhão de instalações em todo o mundo, o Photos é de longe o aplicativo de galeria mais popular no Android e, com seu abrangente conjunto de recursos, backup em nuvem e design simples, é fácil ver por que é tão popular entre os usuários do Android.

Se o seu telefone usa o Google Fotos como o aplicativo principal da galeria, temos boas notícias para você. Atualmente, o Google Fotos não é apenas um dos melhores aplicativos de fotos no Android, mas também possui um recurso de lixeira interno que evita que você exclua acidentalmente fotos que você deseja manter. Ao contrário de outros aplicativos de galeria no Android, o Google Fotos tem dois tipos diferentes de ferramentas de exclusão. O primeiro, Archive, simplesmente move sua coleção de fotos da sua galeria principal para um arquivo que oculta sua foto de backup da visualização normal, sem excluir o conteúdo do seu dispositivo (ou mesmo mover a foto da pasta em que foi originalmente salva). ) Você pode navegar no seu arquivo a qualquer momento, embora seus arquivos arquivados simplesmente não sejam exibidos na visualização normal da galeria. Mais importante, porém, é o recurso Lixeira em Fotos. Qualquer foto ou vídeo excluído no Google Fotos é automaticamente removido do seu dispositivo e movido do seu armazenamento na nuvem para o Lixo. Quando um arquivo está no lixo, você tem 60 dias para restaurá-lo antes de ser restaurado automaticamente no seu dispositivo.

Se você usa o Google Fotos como seu aplicativo de galeria principal - e realmente deveria - provavelmente encontrará o que excluiu no lixo. Selecione o arquivo e, na parte inferior da tela, pressione o botão Restaurar para recuperar seu conteúdo. Sua foto será restaurada automaticamente na nuvem e você poderá fazer o download novamente do arquivo no seu dispositivo, se precisar de uma cópia local. Além das vantagens óbvias de sempre usar o Google Fotos como seu aplicativo de galeria principal, o catch-all incorporado para vídeos e fotos excluídos (juntamente com backups automáticos) facilita a perda de outra memória valiosa.

Verifique o aplicativo da sua galeria

Nem todos os telefones têm o Google Fotos instalado, é claro, e mesmo os dispositivos que o incluem nem sempre são ativados. Os telefones mais antigos não são necessariamente fornecidos com o aplicativo, e o mesmo vale para alguns tablets que não têm acesso ao Google Play. Todo dispositivo possui algum tipo de aplicativo de galeria, no entanto, normalmente projetado pelo fabricante para ajudar os usuários a classificar suas fotos e entender sua coleção. Faz sentido, então, que não possamos testar todos os aplicativos de galeria no Android hoje, já que a maioria dos aplicativos é limitada a seus telefones. No entanto, pegamos um dos aplicativos de galeria mais populares da Play Store para ver como ele lidaria com a exclusão de conteúdo. O aplicativo, Simple Gallery, possui uma classificação 4.5 sólida e carece de compras tanto no aplicativo quanto no aplicativo, tornando-o um download ideal para quem procura um aplicativo básico de galeria. Ele funciona da mesma forma que a maioria dos aplicativos de galeria padrão, incluindo Samsung e LG, e no nosso teste Pixel 2 XL, vamos usá-lo para complementar o aplicativo de galeria básico incluído na maioria dos smartphones.

Aqui estão as más notícias: quando excluímos fotos usando o aplicativo Galeria Simples, elas desapareceram do nosso dispositivo, sem uma maneira de restaurá-las na galeria. Diferentemente do Google Fotos, que tem a capacidade de capturar suas fotos excluídas em uma lixeira temporária antes de excluí-las permanentemente após 60 dias, a Galeria Simples - e, presumivelmente, a maioria dos outros aplicativos de galeria semelhantes a isso, incluindo aplicativos de galeria da Samsung e LG -Não é possível salvar suas fotos em um depósito de lixo temporário, caso você exclua o arquivo errado. O Simple Gallery pergunta se você tem certeza de que deseja excluir arquivos antes de fazê-lo, o que ajuda a salvar seus arquivos antes de serem excluídos, mas estamos dispostos a apostar que uma grande variedade de aplicativos de galeria criados para telefones básicos simplesmente não tem a tecnologia para capturar arquivos do seu dispositivo antes de excluí-los. O que, com toda a honestidade, é uma vergonha. A seção de lixeira do Google Fotos funciona bem para o que é, embora você possa argumentar que realmente funciona apenas porque o dispositivo carrega esses arquivos na nuvem.

Use um aplicativo de recuperação de foto

Se você não usa o Google Fotos como aplicativo principal para fazer backup do seu trabalho e não consegue encontrar as fotos excluídas no aplicativo de galeria de sua escolha, talvez ainda não tenha sorte. Graças à maneira como o Android lida com seu sistema de arquivos, você pode usar um aplicativo de recuperação de fotos para digitalizar seu hardware e procurar qualquer conteúdo excluído no seu dispositivo. Dessa forma, se algo acontecer com as fotos no seu dispositivo, você poderá retirá-las da borda e salvar o conteúdo excluído. De muitas maneiras, esses aplicativos de recuperação de fotos agem como a lixeira do Google Fotos, projetada para capturar o conteúdo excluído e retê-lo brevemente antes de enviá-lo para a exclusão final. Ao mesmo tempo, ele faz isso sem nenhum tipo de carregamento em nuvem ou serviços de conta; portanto, se a idéia de manter sua coleção de fotos na nuvem é um pouco demais para você, você pode estar interessado em um desses dois aplicativos.

Recuperação de fotos excluídas

O Deleted Photo Recovery foi um pouco decepcionante, se estivermos sendo honestos. Com 4, 3 estrelas no Google Play, o aplicativo é bem recebido geralmente por sua facilidade de uso e utilidade, mas achamos que o aplicativo é excessivamente confuso e geralmente difícil de usar. Parte disso veio da interface do usuário; depois de clicar em um, o aplicativo mostrava várias pastas diferentes, sem os nomes ou qualquer tipo de informação. Mais tarde, ficou óbvio que o aplicativo estava mostrando todas as imagens no telefone, ocultas e ocultas do sistema de arquivos, mas, à primeira vista, era difícil saber de onde vinha esse conteúdo. Abrir a Galeria Simples e ativar arquivos ocultos nos ajudou a descobrir: as fotos não foram excluídas, mas eram fotos ocultas de diferentes aplicativos encontrados em nosso dispositivo de teste.

Para testar o Deleted Photo Recovery, tiramos duas capturas de tela em nosso Pixel 2 XL e usamos a Galeria Simples para excluir as fotos. Enquanto passávamos pelo aplicativo, abrindo cada pasta, finalmente conseguimos encontrar as fotos em alguns lugares diferentes, que foram restaurados usando o aplicativo. O Photo Recovery colocou as fotos automaticamente em uma nova pasta, chamada Fotos Restauradas, e a abertura do Simple Gallery revelou a captura de tela intacta em resolução total. O Deleted Photo Recovery também conseguiu restaurar as imagens que foram excluídas antes da instalação do aplicativo, embora nem todas as fotos sejam aplicáveis. Antes de instalar o aplicativo, usamos a ferramenta de exclusão automática do Google Fotos para remover completamente o conteúdo do nosso dispositivo, e o aplicativo conseguiu encontrar algumas dessas fotos enterradas em nosso sistema de arquivos. Mas nem todas as fotos foram encontradas, o que significa que, a menos que você já tenha o Deleted Photo Recovery instalado no dispositivo, provavelmente não conseguirá restaurar o conteúdo.

Como mencionado, a maior queda em relação ao Photo Recover é a interface. O aplicativo tem uma cor marrom feia, com pastas sem rótulo que tornam impossível detectar o que você está fazendo no aplicativo a qualquer momento. Retroceder a qualquer momento no aplicativo carregará um, e toda a experiência parecer polida, como uma relíquia dos dias anteriores do Android. Ainda não se sabe se esse é um problema para todos, mas nosso outro aplicativo de recuperação de fotos analisado abaixo simplesmente faz o que o Deleted Photo Recovery faz, mas melhor em quase todos os aspectos.

Deposito de lixo

Ao contrário do Deleted Photo Recovery, tivemos uma excelente sorte com o Dumpster, que funciona como o recurso de lixeira do Google Fotos, mas para todo o seu telefone. Basicamente, o Dumpster pega os arquivos que você exclui do dispositivo e os mantém dentro do aplicativo por um período limitado de tempo, atuando como intermediário para todos os arquivos excluídos do telefone. Além de fotos e vídeos, o Dumpster permite restaurar arquivos de áudio, gifs, pastas, notas de voz e qualquer outra coisa que você remove automaticamente do dispositivo. De um modo geral, consideramos o Dumpster um excelente complemento para o nosso dispositivo, projetado para funcionar em segundo plano sem interrupções e apenas sendo necessário quando você precisar.

A interface do Dumpster é sólida, com um design novo que, ao contrário do Deleted Photo Recovery, parece recente e criado para o Android moderno. Os anúncios estão aqui, mas eles são um pouco mais fáceis de gerenciar do que em nosso aplicativo testado anteriormente (eles parecem aparecer apenas quando o aplicativo é aberto pela primeira vez). O Dumpster tem um tutorial que mostra como usar o aplicativo, mas é realmente muito simples. Quando você exclui um arquivo, ele é automaticamente capturado pelo Dumpster, que o mantém por padrão por tempo indeterminado. É importante lembrar: como os arquivos são capturados pelo Dumpster, a exclusão de arquivos no dispositivo pode não liberar espaço automaticamente. A limpeza automática está desativada por padrão, o que faz sentido quando você considera que alguns usuários podem não perceber que excluíram o conteúdo até semanas mais tarde, mas isso significa que você precisará excluir manualmente o conteúdo do seu dispositivo para remover corretamente os arquivos do seu computador (semelhante a limpar o conteúdo da Lixeira no Windows). Sugerimos que você configure o Dumpster para excluir arquivos depois de uma semana, embora você possa configurar a exclusão automática para qualquer data que lhe seja mais agradável.

No geral, o maior problema do Dumpster é que ele simplesmente não foi projetado para recuperar fotos que você excluiu antes de instalar o aplicativo. Se você teve a previsão de configurar o Dumpster no Android antes de excluir fotos (e, considerando que o aplicativo tem mais de 10 milhões de downloads, muitas pessoas o têm), você estará pronto. Mas se você fizesse isso, não estaria lendo este artigo e pesquisando no Google uma maneira de recuperar suas fotos. Isso faz do Dumpster um ótimo aplicativo para avançar, mas não necessariamente um bom para recuperar imagens e vídeos excluídos há alguns dias.

DiskDigger

O DiskDigger é um terceiro aplicativo que descobrimos bastante tarde em nosso processo de teste, mas nos impressionou a ponto de precisarmos mencioná-lo nesta lista para usuários que procuram uma ótima alternativa aos aplicativos acima. Em termos de uso regular, o DiskDigger opera mais próximo de algo como o Deleted Photo Recovery, trabalhando para percorrer o sistema de arquivos do telefone para encontrar arquivos excluídos recentemente. Diferentemente do aplicativo e do Dumpster, o DiskDigger é totalmente livre de compras e anúncios no aplicativo, e a única limitação vem do requisito de precisar de acesso root no seu dispositivo para fazer uma verificação completa do seu telefone. Se você está enraizado, é um grande benefício ter, especialmente quando você está procurando uma maneira de recuperar vídeos, o que só pode ser feito no DiskDigger com root, mas não é necessário obter nada do aplicativo corretamente.

O DiskDigger, em nossos testes, foi um grande sucesso. Ele não apenas conseguiu encontrar os arquivos que foram excluídos após a instalação do aplicativo, mas também os arquivos que foram excluídos no dia anterior. A verificação foi rápida e o layout do aplicativo deixou claro onde nosso conteúdo foi salvo. Ao analisar o conteúdo em cache, o DiskDigger foi capaz de executar as tarefas esperadas por um aplicativo de recuperação de fotos, eliminando o absurdo e deixando claro de onde vinha o conteúdo e como foi baixado. Alguns dos arquivos salvos eram de aplicativos como o Twitter ou nosso navegador da Web, extraídos do cache do nosso dispositivo e classificados para encontrar conteúdo. O DiskDigger também nos permitiu procurar imagens entre determinadas datas, o que limitou os resultados e tornou as pesquisas muito mais fáceis de gerenciar. E para deixar claro, tudo isso é em um dispositivo não raiz; se você digitalizar fotos de um telefone raiz, provavelmente encontrará ainda mais conteúdo salvo no seu telefone.

Entre o design de qualidade do DiskDigger, a facilidade de uso e a falta de s, escusado será dizer que o DiskDigger era o nosso favorito dos três aplicativos de recuperação de fotos testados. Nenhum outro aplicativo testado parecia funcionar tão bem quanto o DiskDigger, recuperando uma enorme quantidade de fotos e facilitando a recuperação de conteúdo ou a exclusão permanente. Embora o Dumpster esteja no seu telefone - como discutiremos a seguir - o DiskDigger é de longe o melhor aplicativo de recuperação para salvar fotos que foram excluídas acidentalmente do seu dispositivo. Embora não possamos garantir que você poderá usar o aplicativo para encontrar o conteúdo que procura, o DiskDigger tem a melhor chance de encontrar suas fotos perdidas.

***

Como na maioria dos arquivos excluídos, é impossível garantir que você encontre suas fotos excluídas no dispositivo Android depois de confirmar a ação de exclusão. Se você ainda não estava usando o Google Fotos, tem uma boa chance de recuperar sua foto com um dos três aplicativos acima. O Dumpster é um ótimo aplicativo para instalar e continuar sendo executado em segundo plano para eventos futuros, e o DiskDigger é excelente para desenterrar fotos que você pode ter perdido recentemente ao remover o conteúdo do seu telefone. Nunca haverá 100% de chance de conseguir fotos que você excluiu acidentalmente do cemitério; simplesmente não é assim que essas fotos funcionam. O que você pode descobrir, no entanto, é que o conteúdo nunca foi excluído do telefone, salvando suas memórias preciosas e devolvendo-as ao telefone.

Se você pode ou não recuperar suas fotos, no entanto, você deve tratar as fotos perdidas ou quase perdidas como um lembrete para configurar alguma proteção. Comece usando o Google Fotos para seu backup de fotos; é feito na nuvem, é gratuito para a maioria dos usuários que aceitam envios de "alta qualidade" (fotos de 16 MP, vídeo em 1080p) e é contínuo, sempre fazendo backup do seu conteúdo do seu telefone ou tablet em segundo plano. É um primeiro passo fácil que é basicamente um acéfalo quando você procura garantir que não perca seu conteúdo. Se você não quiser usar o Google Fotos, o próximo melhor passo é configurar o Dumpster no seu dispositivo para garantir que os arquivos excluídos acidentalmente possam ser salvos em uma lixeira para o Android. Felizmente, um dos métodos acima pode ser usado para salvar suas imagens valiosas, recuperando-as da exclusão e restaurando fotos de suas férias, seus animais de estimação ou qualquer outra coisa que você excluiu acidentalmente. Se você não conseguir encontrar os arquivos - se já tiver passado muito tempo ou se os aplicativos falharem na varredura do telefone -, pelo menos, poderá aproveitar esta oportunidade para configurar medidas de segurança, para nunca mais perder arquivos do seu dispositivo que não foram feitos para exclusão.

Como recuperar fotos excluídas no android