Anonim

Excluir coisas que não precisamos mais no Windows é um hábito rápido de entrar. Mas, às vezes, há um arquivo que você esqueceu que precisava, mas que esvaziou acidentalmente a lixeira inteira. Não há como recuperá-lo agora. Ou existe? Siga o nosso guia abaixo e seguiremos algumas etapas para tentar recuperar esse arquivo importante.

A nuvem

O melhor lugar para começar é com serviços em nuvem. Se você já possui o Google Drive, Dropbox ou outro serviço em nuvem no seu computador, vale a pena conferir. Muitos desses serviços fazem backups automáticos de determinadas pastas e arquivos. Portanto, as chances são de que possa haver uma duplicação desse arquivo ausente se você executar qualquer serviço em nuvem no seu PC.

De fato, o Dropbox e o Google Drive têm pastas "Lixeira" ou "Mostrar arquivos excluídos", nas quais você ainda pode recuperar arquivos antigos que foram excluídos antes de serem excluídos permanentemente.

E quanto aos pontos de restauração?

No Windows 10, existe algo chamado Pontos de Restauração, caso um aplicativo ou driver atrapalhe o seu PC. Infelizmente, os pontos de restauração não afetam os arquivos pessoais, apenas o sistema Windows subjacente. Em outras palavras, você não pode depender dos Pontos de restauração para tentar recuperar seus arquivos, pois não é um método de backup verdadeiro. Se você estiver no Mac e tiver o Time Machine configurado, poderá voltar rápida e facilmente alguns dias antes de excluir o arquivo.

Ferramentas de recuperação de arquivos

A última coisa que você pode fazer é tentar usar uma ferramenta de recuperação de arquivos. Recuva é provavelmente sua melhor sorte aqui, e é grátis (link para download aqui). Portanto, se você possui um disco rígido tradicional, quando esvazia a lixeira, esses arquivos não desaparecem até serem substituídos por novos dados no disco rígido. Dito isto, se você não tiver usado muito o seu PC desde a exclusão do arquivo, o Recuva poderá fazer alguma recuperação. Mas, se você usa um SSD - está completamente sem sorte. A maioria dos dispositivos de armazenamento flash exclui dados imediatamente, mediante solicitação.

Você pode fazer o download e instalá-lo no seu PC, mas, mais uma vez, corre o risco de sobrescrever essa data. Com isso em mente, é melhor carregar o software em um pendrive com a versão portátil do Recuva (link para download aqui). Depois de configurá-lo (em qualquer método que você escolher), você só deseja verificar todas as suas unidades e, em seguida, pressione o botão “Recuperar” e espere que não seja tarde demais para restaurar esses arquivos. Se você precisar de algo para outras plataformas, tente uma ferramenta semelhante chamada TestDisk (link para download aqui).

Serviços de Recuperação de Dados

Se o último método não funcionou, parece que suas chances são pequenas. Não há muito mais que você possa fazer agora. Mas, se você tiver dinheiro de sobra, poderá enviar seu disco rígido ou SSD para a DriveSavers, uma empresa especializada em recuperar dados perdidos ou danificados. Estes são profissionais, mas é sempre um risco, pois você nunca sabe se é capaz de recuperar dados do disco rígido. Às vezes, é uma chance pequena, e outras vezes, é bem-sucedida. Você pode fazer a bola rolar aqui.

Encerramento

Infelizmente, recuperar um arquivo perdido é uma tarefa difícil. É por isso que sempre recomendamos backups aqui na PCMech - você nunca sabe o que pode dar errado com seu PC, seja um vírus, arquivos excluídos acidentalmente ou até falhas aleatórias. Em qualquer uma dessas situações, um backup pode ajudar muito.

Você pode não ter sorte com sua situação atual de recuperação de arquivos, mas pode garantir que isso não aconteça novamente fazendo esses backups frequentes.

Como recuperar arquivos excluídos no Windows 10