Anonim

Você já foi abrir um programa e ocorreu um erro dizendo que o programa não pode ser executado devido a um arquivo corrompido? É uma situação frustrante, especialmente quando você precisa usar esse programa para trabalho ou projeto. Geralmente, é bastante difícil recuperar o arquivo corrompido e em seu local apropriado, embora haja algumas maneiras de recuperá-lo em poucos passos.

Siga o exemplo abaixo e mostraremos por que os arquivos são corrompidos, como recuperar um arquivo corrompido e como impedir que eles sejam corrompidos no futuro.

Por que os arquivos são corrompidos?

Links Rápidos

  • Por que os arquivos são corrompidos?
  • Recuperando seus arquivos corrompidos
      • Verificador de arquivo do sistema Windows 10
      • Videogames
      • Documentos
      • Outros arquivos
  • Recuperando arquivos no Linux
  • Encerramento

Os arquivos podem ser corrompidos por vários motivos. Um dos motivos mais comuns é devido a malware ou vírus no seu computador. O software malicioso pode se encontrar no seu computador, infectando e arruinando arquivos importantes para a execução de um programa (ou mesmo do seu sistema). Mesmo após remover o malware do sistema, ele na maioria das vezes não corrompe um arquivo e o retorna ao seu estado normal. Ele se livra do problema - a infecção - mas não necessariamente restaura o arquivo corrompido do qual a infecção perdeu ou se livrou.

Arquivos corrompidos podem ocorrer quando ocorre um erro durante o processo de gravação de um arquivo no disco rígido. Por exemplo, se você estiver salvando, digamos, um modelo 3D em que estiver trabalhando no disco, mas o programa apresentar um erro ou apresentar uma falha durante esse processo, esse arquivo do modelo 3D poderá ficar corrompido e incapaz abrir.

Às vezes, o programa dispara uma mensagem de erro e permite que você tente novamente o salvamento, mas outras vezes você nunca perceberá até tentar abrir esse arquivo novamente, e isso gera um erro dizendo que está corrompido.

Se você possui um disco rígido mecânico, os arquivos corrompidos podem aparecer aleatoriamente devido à falha do hardware (ou seja, um setor defeituoso ou setores defeituosos). Se não for substituído em breve, mais arquivos começarão a ficar corrompidos e você poderá acabar perdendo muitos dados. É por isso que é sempre bom ter uma sólida estratégia de backup em vigor.

Finalmente, os arquivos podem ser corrompidos pelo seu sistema não ser desligado corretamente. Por exemplo, se houver uma interrupção e o computador for desligado inesperadamente, qualquer alteração que esteja sendo feita nos arquivos poderá causar a corrupção desses arquivos. Normalmente, quando você desliga o PC, ele fecha e salva tudo com segurança para que isso não aconteça. Desligamentos abruptos impedem que esse recurso de segurança seja concluído.

Recuperando seus arquivos corrompidos

Infelizmente, não há muitas opções disponíveis para a correção de arquivos corrompidos que você criou (por exemplo, documentos do Word, modelos 3D etc.). No entanto, a substituição de arquivos específicos do sistema e do programa é bastante fácil de corrigir.

Uma coisa que você pode fazer é tão simples quanto baixar esses arquivos específicos da Internet e colocá-los novamente em seu local apropriado. Geralmente, você pode pegar o nome do arquivo do erro que aparece quando tenta abrir o programa ou a seção afetada do sistema e, geralmente, também mostra o caminho do arquivo. Isso torna bastante fácil capturar o arquivo da Internet e colocá-lo em seu devido lugar.

Verificador de arquivo do sistema Windows 10

Se você está tendo problemas com os arquivos do sistema especificamente, o Windows facilita a verificação da integridade desses arquivos. Para verificar qualquer problema (e corrigir problemas automaticamente), precisamos executar a ferramenta Verificador de arquivos do sistema por meio do prompt de comando.

Abra o prompt de comando. Você pode acessá-lo facilmente clicando no menu Iniciar e simplesmente pesquisando "cmd". Essa operação também funcionará no Windows PowerShell.

Quando um dos programas estiver aberto, digite o comando DISM.exe / Online / Cleanup-image / Restorehealth . Observe os espaços antes das barras; certifique-se de manter os que estão no comando, caso contrário não funcionará corretamente. Depois de pressionar “Enter”, a operação pode demorar um pouco. Se o comando não funcionar, pode ser necessário abrir o Prompt de Comando como administrador.

Quando você executa esse comando, o DISM (que é o programa Verificador de Arquivos do Sistema no Windows, chamado Deployment Image Service and Management. Ele basicamente percorre todos os arquivos do sistema e verifica a integridade de todos eles, ou, em outras palavras, que eles está funcionando corretamente) será executado no Windows Update para recuperar novos arquivos que substituirão os arquivos corrompidos do sistema, e é por isso que esse processo pode levar algum tempo.

Esse comando funciona para a maioria dos arquivos do sistema, mas não para os arquivos do sistema protegidos. Para executar uma verificação em arquivos de sistema protegidos, digite o comando sfc / scannow . Isso substituirá os arquivos do sistema protegido corrompidos por uma cópia em cache localizada em outro local do seu PC.

Uma vez que os comandos executam suas operações, você deve estar pronto. Você deve receber uma mensagem informando que o reparo foi bem-sucedido ou que o Windows não conseguiu encontrar nenhuma violação de integridade (o que é uma coisa boa!).

Videogames

Os videogames geralmente podem ser corrigidos mais facilmente do que outros programas. A maioria dos jogos agora é entregue através de plataformas digitais, como o Steam. Eles facilitam a correção de instalações corrompidas. Você simplesmente seleciona o jogo com o qual está tendo problemas e pressiona um pequeno botão sob as configurações de propriedade do Steam dos jogos chamadas Verify Integrity of Game Cache . Ele captura e substitui os arquivos com os quais você está tendo problemas. Mesmo assim, muitos jogos que não fogem de uma plataforma digital geralmente têm um botão interno "Reparar arquivos" que pode ser facilmente usado sem a necessidade de reinstalar o jogo inteiro.

Documentos

Às vezes, você pode salvar documentos corrompidos, especialmente no Microsoft Word, que usa um recurso chamado Abrir e reparar . Freqüentemente, o Microsoft Word faz isso automaticamente quando você abre um documento, mas se achar que precisa fazê-lo manualmente, é bastante fácil. No Microsoft Word, na guia Arquivo, clique em Abrir . Navegue até o arquivo que deseja abrir, selecione-o, clique na seta no botão Abrir e selecione Abrir e reparar . Isso deve reparar e abrir todos os arquivos de documentos corrompidos que você possui. Muitos outros programas do Office, como o Excel, por exemplo, oferecem ferramentas internas semelhantes para ajudar com problemas de corrupção de arquivos.

Outros arquivos

Como mencionamos anteriormente, não há muito o que fazer pelos arquivos que você criou, a menos que o programa usado para criar um arquivo tenha sua própria função interna de Abrir e Reparar. Por exemplo, com um programa de modelagem 3D como o Autodesk 3DS Max, não há muitas funções específicas de "reparo" integradas, mas o programa cria backups de suas cenas automaticamente em uma pasta separada.

Portanto, observe todas as funções específicas que seus programas possam ter para reparar arquivos ou até mesmo arquivos de backup, pois você poderá salvá-los / recuperá-los. Apenas lembre-se de que recuperar arquivos corrompidos criados pelo usuário é difícil e geralmente não é possível. É por isso que recomendamos a implementação de uma boa estratégia de backup, pois isso pode poupar muita dor de cabeça se ocorrer alguma perda de arquivo.

Recuperando arquivos no Linux

No Ubuntu Linux, existem vários programas que podem ajudá-lo a corrigir arquivos corrompidos. Um desses programas que você pode obter no Ubuntu é o TeskDisk. É gratuito e de código aberto, usado principalmente para recuperar tabelas de partições que podem ter sido excluídas acidentalmente ou mesmo partições comprometidas devido a um vírus ou erro humano.

O que os usuários comuns podem usar com mais frequência é o Photorec, outra ferramenta de código aberto. É excelente na recuperação de imagens, mas também se dá incrivelmente bem na recuperação de documentos, arquivos perdidos, arquivos de discos rígidos e CDs. Funciona tão bem porque ignora o sistema de arquivos e vai direto para os "dados subjacentes", para que você ainda possa recuperar arquivos, mesmo que a integridade do seu sistema de mídia tenha sido severamente comprometida. Você pode encontrar instruções detalhadas para usar o PhotoRec aqui.

Encerramento

E é só isso! A perda de arquivos pode ser devastadora, especialmente se você estiver lidando com arquivos criados pelo usuário, pois eles são muito mais difíceis de corrigir se corrompidos. Felizmente, ainda há algo que você pode fazer e, se você tiver problemas com os arquivos do sistema, eles são pelo menos facilmente corrigíveis, se você seguir as etapas descritas acima. E para reiterar, é sempre bom ter um plano de backup em vigor, pois você nunca sabe quando um vírus ou erro humano pode comprometer alguns dos seus arquivos mais importantes. Ter um plano de backup em vigor significa que você sempre pode recuperar versões limpas de seus arquivos depois de se livrar do problema que o causou em primeiro lugar (ou seja, malware).

Você tem alguma dica que você usou para corrigir arquivos corrompidos? Certifique-se de deixar um comentário na seção de comentários abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você. E se precisar de ajuda extra, visite os Fóruns da PCMech para obter assistência técnica.

Como recuperar arquivos corrompidos no Windows 10 e Linux