O Spotlight, o utilitário de pesquisa interno do Mac, é ótimo. Ele pode encontrar documentos, pastas ou aplicativos pelo nome do arquivo, e você pode usá-lo para procurar também por palavras que apareçam nos seus arquivos. Se o Spotlight parar de funcionar, por exemplo, se suas pesquisas não estiverem apresentando os resultados esperados, existe uma maneira de reconstruir o índice do Spotlight para recuperá-lo e voltar a funcionar. O que é incrível, porque eu pessoalmente não poderia viver sem ele! Não tenho certeza se alguma vez encontraria algo no meu Mac novamente.
Visão geral do Spotlight
Então, como o Spotlight funciona, afinal? Existem algumas maneiras diferentes de acessar uma pesquisa Spotlight no seu Mac. Primeiro, você pode clicar no ícone da lupa, que fica no canto superior direito da tela do seu Mac, por padrão.
Outro método, e o que eu prefiro usar, é o atalho do teclado do Spotlight, que é a barra de espaço de comando por padrão. Independentemente de você clicar na lupa ou pressionar esse atalho, você verá uma barra de entrada de texto no meio da tela. Aqui, você pode digitar sua palavra ou frase de pesquisa.
Assim que você começar a digitar, a caixa de texto será expandida para mostrar os resultados quase em tempo real. O tempo que leva para os resultados aparecerem varia dependendo do número de arquivos que você possui no seu Mac, da velocidade do disco rígido ou do SSD do Mac e do tipo de sistema de arquivos em que sua unidade está formatada (o Apple File System, apresentado ao público no macOS High Sierra, permite resultados de pesquisa quase instantâneos).
Na captura de tela de exemplo acima, procurei o aplicativo Terminal, mas como mencionei, você pode procurar praticamente qualquer coisa no seu Mac. O Spotlight também fará outras coisas legais, como cálculos rápidos.
Por que esses números? Eu não faço ideia.
Fixando o Spotlight
O Spotlight é realmente útil para várias coisas, então … você sabe … é meio chato quando ele para de funcionar. O que você deve fazer se for esse o caso? Bem, para reindexar seu próprio banco de dados do Spotlight, comece clicando no menu Apple no canto superior esquerdo da tela e escolhendo “Preferências do Sistema”.
Quando essa janela abrir, clique em "Spotlight" (sem surpresa).
Em seguida, você terá que encontrar o disco de inicialização do seu Mac, que provavelmente é chamado de "Macintosh HD". Uma maneira fácil de fazer isso é clicar no menu suspenso na parte superior da janela a seguir…
… E depois escolha seu disco nesse menu suspenso.
Quando terminar de selecionar a parte do disco, clique no botão "Escolher". Seu Mac emitirá um aviso assustador para você concordar.
Você clicará em "OK", mas não se preocupe - vamos reativar o Spotlight quando terminarmos isso! Depois de confirmar que você sabe o que está fazendo, sua unidade será exibida na guia "Privacidade" do Spotlight.
