Cassetes de áudio são notícias antigas, mas e se você tivesse algo gravado nessa cassete de áudio antiga que você considera muito querida? Talvez a fita tenha sido entregue como presente ou nunca tenha sido lançada em formato digital.
De qualquer forma, o conteúdo é valioso para você e você deseja mantê-lo e ouvi-lo sempre que lhe apetecer.
Felizmente para você, existe uma solução que permite transferir o áudio da sua fita para o seu computador.
Transferir uma fita cassete de áudio para o seu computador
Os passos seguintes mostram como obter o áudio da sua cassete para o seu computador.
1. Prepare o equipamento
A melhor maneira de transferir áudio de uma fita para um computador é gravar e salvá-lo no seu computador. Para gravar o áudio da sua fita cassete, primeiro você precisa conectar o seu toca-fitas à porta do microfone do computador.
Ao conectar seu toca-fitas ao computador, você elimina sons externos e ruídos de fundo, garantindo assim uma gravação de alta qualidade com áudio limpo.
Dependendo do seu toca-fitas, você precisará de alguns destes equipamentos:
- Cabo padrão de 5 mm (RCA estéreo) - os fones de ouvido de 3, 5 mm são comuns na maioria dos decks de cassetes.
- Cabo RCA para 3, 5 mm - Se o seu toca-fitas * tiver * portas vermelho e branco desbalanceadas, será necessário obter o cabo RCA para 3, 5 mm.
- Adaptador - Alguns decks avançados podem exigir o uso de adaptadores adequados à saída do deck de cassetes e à entrada normal de 3, 5 mm do computador.
Depois disso, é hora de gravar o áudio. No Audacity, clique em Editar e selecione Preferências.
Se você não encontrar essa opção, selecione E / S de áudio no menu à esquerda. A partir daí, você poderá selecionar a fonte de entrada (no seu caso, cassete de áudio) da qual deseja gravar.
Há um menu suspenso chamado Dispositivo, localizado exatamente sob a opção Gravação.
Depois de encontrar o seu dispositivo, é hora de ajustar o volume. Clique na seta apontando para baixo, que pode ser encontrada nos medidores de gravação VU vermelhos. A partir daí, você poderá definir seu volume.
Depois disso, clique em Iniciar monitoramento ou Monitorar entrada. Para começar a gravar, clique no botão Gravar. O importante aqui é inspecionar o volume e ajustá-lo, se necessário. Você pode fazer isso observando as barras vermelhas para verificar se o som está indo longe demais para a direita. Você encontrará um controle deslizante na barra de ferramentas do Mixer que pode deslizar para a esquerda ou direita para ajustar o volume.
Clique no botão Parar quando terminar de gravar. Para salvar seu som, clique em Arquivo e escolha Salvar projeto como.
Depois de selecionar a pasta em que deseja salvar o som, ele será salvo como um projeto do Audacity, para que você possa editá-lo mais tarde.
Para obter a versão final e converter o som em formato MP3, clique em Arquivo e selecione Exportar como. Você pode escolher diferentes formatos, como WAV, MP2, AIFF, OGG, FLAC e MP3.
Livre-se das suas velhas cassetes de áudio
As etapas descritas permitirão digitalizar as cassetes de áudio antigas que estão acumulando poeira na sua prateleira.
Se você não quiser se preocupar em procurar cabos e instalar o software, tente o método mais caro, que inclui o uso de um toca-fitas USB. O player, que você pode comprar on-line, chegará com seu próprio software e você só precisará conectar o dispositivo ao computador.
Tudo o resto é bem direto; portanto, se você não se importa em gastar algum dinheiro, isso deve funcionar para você.