Se você planeja atualizar seu disco rígido ou SSD e se livrar do (s) antigo (s), há algumas etapas a serem seguidas antes de jogá-lo no lixo ou entregá-lo a um amigo.
Você pode ter passado por seu disco rígido e SSD, excluindo manualmente todos os seus arquivos e informações pessoais que eram importantes para você, mas isso não é suficiente. Mesmo depois de removê-los da Lixeira, ainda existem muitas ferramentas disponíveis para restaurar esses arquivos excluídos. Claro, as chances são pequenas de que alguém se metesse em todo esse problema apenas para recuperar alguns de seus arquivos pessoais, mas é melhor prevenir do que remediar.
O recurso "Redefinir" do Windows
Uma boa maneira de remover dados do disco rígido é o recurso Redefinir no Windows 8.1 e no Windows 10. Esse botão "redefinir" basicamente leva você de volta às configurações de fábrica, reinstalando o sistema operacional a partir do zero e, portanto, removendo todos os seus dados. o processo.
Infelizmente, se você não estiver executando o Windows 8.1 ou o Windows 10, ficará sem sorte no que diz respeito aos recursos de redefinição nativos. Sua maneira mais segura de limpar completamente uma unidade - mesmo no Windows 10 e 8.1 - é usar um utilitário de software projetado para tarefas, especificamente softwares que usam o método de destruição de dados do DoD 5220.22-M. Esse método é interessante porque, na verdade, não há como alguém recuperar os dados.
Basicamente, conforme descrito no arquivo PDF vinculado acima, o método de destruição do DoD 5220.22-M sobrescreve seus dados fazendo três passagens com caracteres e números. Na primeira passagem, ele escreverá um 0 e verificará a gravação. Na segunda passagem, ele escreverá 1 e depois verificará a gravação. Na terceira e última passagem, ele escreverá um caractere aleatório e verificará a gravação.
Esse método de limpeza de dados garante que os dados na unidade não possam ser recuperados por nenhuma ferramenta de recuperação de arquivos.
Use o software para obter os melhores resultados
Novamente, sua melhor aposta é usar um software que utilize o método de destruição do DoD 5220.22-M. Você gastará cerca de US $ 14 (US $ 15 com impostos), mas o Blancco Drive Eraser é definitivamente a opção. Ele oferece alguns recursos diferentes, mas o mais importante é usar o método mencionado para apagar unidades. Além de limpar os discos rígidos, também oferece suporte para SSDs.
É um processo bastante simples - carregue-o em um USB, conecte-o ao computador com a unidade que você deseja apagar, inicialize-o e siga as etapas. Eles também oferecem uma ferramenta de apagador para iOS e Android, embora fazer uma redefinição de fábrica seja geralmente mais do que suficiente em dispositivos móveis.
Que tal formatação?
Formatar o disco rígido ou o SSD nem sempre apaga tudo o que você imagina. Claro, ele excluirá a partição ou o sistema de arquivos, enviando seus dados para um espaço invisível, mas na verdade não os removeu do dispositivo de armazenamento. Muitos programas de recuperação de arquivos ou alguém com as ferramentas corretas pode recuperar facilmente os dados após uma partição excluída. Novamente, o uso de software com o método de destruição do DoD 5220.22-M é a melhor opção para limpar permanentemente uma unidade.
E os ímãs?
Todos nós ouvimos repetidamente que ímãs podem limpar seu disco rígido. A verdade é que eles podem, mas para que isso aconteça, você precisaria de um imã muito poderoso.
Basta dizer que você não poderá apagar o disco rígido com um ímã da geladeira da cozinha. E, mesmo se você tivesse um ímã poderoso o suficiente, isso afetaria apenas discos rígidos mecânicos, discos que usam especificamente o magnetismo para armazenar dados. Os SSDs, por outro lado, usam eletricidade, para que você não limpe os dados com um ímã.
Mesmo com o uso de um ímã poderoso em um disco rígido mecânico, ainda não há garantia de que todos os seus dados foram apagados. É altamente possível que ele esteja corrompido ou removido apenas de alguns pratos no disco rígido, não necessariamente de todos. Dito isto, usar um utilitário de software projetado especificamente para apagar uma unidade (que atenda às especificações corretas) é sem dúvida a sua melhor opção.
Encerramento
Seguindo as etapas acima, esperamos ajudá-lo a remover com êxito todas essas informações pessoais do seu dispositivo de armazenamento. Agora, você deve estar totalmente seguro para reciclar, arremessar ou passar qualquer disco rígido ou SSD após seguir as instruções acima.