Anonim

Apesar de todos os avanços que a tecnologia fez nas últimas duas décadas - incluindo mudar completamente a maneira como trabalhamos, brincamos e nos comunicamos com a revolução dos smartphones - há uma área importante em que, ao que parece, a tecnologia nos decepcionou. A impressão é uma daquelas coisas com as quais lidamos quando precisamos e evitamos quando não o fazemos. Muitos de nós temos as mesmas impressoras há anos e anos, contentes em simplesmente imprimir como sempre. Muitas vezes, nem pensamos em imprimir até termos de imprimir uma etiqueta de remessa ou um pedido de emprego. É um aborrecimento, e muitas vezes é complicado demais, com fios e cartuchos de tinta variados e pequenas telas de pixels em preto e branco.

Consulte também o nosso artigo Um Guia para os Melhores Próximos Telefones Android

Felizmente, com algum trabalho, você também não consegue mais pensar nas complexidades da impressão. Quero dizer, claro, todos nós temos que lidar com cartuchos de tinta muito caros e lembrar de comprar papel, mas você pode dar adeus a esses fios e simplesmente enviar documentos do seu telefone Android diretamente para a nuvem e voltar à impressora local. E até chegarmos a uma sociedade sem papel, onde tudo é enviado em formato PDF, é praticamente o melhor que você pode esperar.

Verifique se a impressora é compatível com a impressão em rede

Se você comprou uma impressora nos últimos sete ou oito anos, é bem provável que ela tenha algum tipo de impressão em rede, embora possa levar algum trabalho para configurar. Impressoras mais antigas ou econômicas podem suportar apenas impressão em rede por Ethernet. A maioria dos modelos mais recentes - inclusive os modelos econômicos - agora é entregue com algum tipo de impressão sem fio. Pode ser uma dor, mas se você tiver sua impressora desde o início dos anos 2000, talvez seja hora de atualizar para um modelo mais novo. A Amazon tem uma seleção realmente excelente de impressoras sem fio HP a partir de US $ 49, 99, mas se você puder se dar ao luxo de adquirir modelos mais caros, as impressoras da Brother são conhecidas por serem rápidas e eficientes, com excelentes recursos sem fio e facilidade de configuração.

Há boas notícias, no entanto, se a sua impressora atual não tiver impressão sem fio e você ainda desejar imprimir em um telefone Android. Tudo o que você precisa fazer é garantir que sua impressora atual esteja configurada com um computador para o qual o Google possa enviar seus documentos para imprimir. Não é tão fácil quanto simplesmente ter uma impressora mais nova, garantida pelo Google, mas é uma opção.

Se você não tiver certeza se a sua impressora atual possui recursos de rede, com ou sem fio, consulte o manual ou o site do fabricante da impressora.

Configurando sua impressora com o Google Cloud Print

Ok, você configurou sua impressora e garantiu que ela esteja pronta para ser usada na sua rede sem fio local. Essa é a etapa difícil deste processo: o restante deste guia é bem direto. Enquanto muitos fabricantes, como HP ou Canon, oferecem seu próprio aplicativo de impressão sem fio, a maioria das suas necessidades de impressão pode ser coberta pelo próprio aplicativo Cloud Print do Google, disponível gratuitamente na Play Store. O aplicativo em si não possui um ícone ou atalho e permanece bem e oculto dentro do seu telefone. De fato, há uma boa chance de ele já estar instalado no seu telefone sem você perceber. Alguns fabricantes, como a Samsung, também oferecem seu próprio aplicativo de impressão para a seleção de telefones; por uma questão de simplicidade, abordaremos apenas como usar o próprio aplicativo do Google para suas oportunidades de impressão.

A primeira coisa que você precisa fazer é configurar sua impressora com o Cloud Print. Para isso, você realmente vai querer ir para o seu desktop ou laptop, iniciar o Chrome e abrir suas configurações clicando no menu de três pontos no canto superior direito do seu navegador e selecionando Configurações no menu suspenso.

Quando as configurações estiverem abertas, clique em Mostrar configurações avançadas. Você encontrará muitas opções aqui, mas a que queremos agora é, apropriadamente, no Google Cloud Print. Clique em Gerenciar e, a partir daí, a impressora habilitada para rede deve aparecer sob o banner Novos dispositivos. Se você já configurou sua impressora no Google Cloud Print, ela deverá aparecer pronta para ser usada em Meus dispositivos, juntamente com uma opção para salvar documentos no Drive como um PDF para ser impresso posteriormente. Se você não vê a impressora aparecer nessas configurações, pode ser necessário adicioná-la manualmente como um dispositivo clássico. Como alternativa, verifique com o fabricante se a sua impressora foi projetada para funcionar com o Google Cloud Print, visitando este site.

Como mencionei acima, você pode usar um PC em conjunto com o Google Cloud Printing para configurar uma impressora antiga para imprimir sem fio. Você deseja selecionar a configuração do dispositivo clássico; a partir daí, desde que a impressora atual esteja conectada via USB ao computador, você poderá adicionar instantaneamente qualquer impressora, independentemente da idade, à sua Conta do Google.

Imprimir a partir do seu dispositivo Android

Com a impressora configurada e pronta para funcionar com os servidores do Google, você poderá imprimir documentos localmente e pela Internet. Abordaremos ambos aqui: primeiro, documentos locais. Pense em fotos pessoais ou etiquetas de remessa.

No seu dispositivo Android, você deseja abrir o arquivo que deseja imprimir, seja em Fotos, Documentos, Gmail, Caixa de entrada ou qualquer outro aplicativo de produtividade. Nesse arquivo, você encontrará a opção Imprimir. Em cada aplicativo individual, o local normalmente varia, mas é quase sempre em alguma forma de menu com três pontos. No Google Docs, por exemplo, você pode imprimir de duas maneiras diferentes: clique no menu de três pontos e selecione Imprimir ou selecione o documento, clique no menu de três pontos, selecione Compartilhar e exportar e selecione Imprimir. De qualquer maneira, você será levado ao menu de impressão.

Quando estiver nesta tela, você terá várias opções. Na parte superior da tela, você pode selecionar sua impressora ou seu aplicativo de impressão específico se estiver usando algo diferente do Google Cloud Print. Você também pode salvar o documento como PDF para impressão posterior, se não estiver perto de uma impressora no momento. Depois de selecionar sua impressora, você pode selecionar o botão Imprimir ao lado - ele se parece com uma impressora, portanto deve ser fácil encontrá-lo. Essas etapas são quase sempre idênticas, independentemente do aplicativo que você escolhe imprimir. Portanto, enquanto o exemplo aqui usa o Google Docs, você também pode imprimir a partir de suas Fotos ou de qualquer outro aplicativo de sua escolha, incluindo processadores de texto de terceiros e muito, muito mais.

A impressão de uma fonte on-line também segue etapas semelhantes: enquanto estiver no Chrome, abra o menu usando o menu de três pontos no canto superior direito, selecione Imprimir no menu suspenso e use os métodos para selecionar a fonte da impressora como descritos e descritos acima.

***

Só porque as impressoras geralmente são desnecessariamente complicadas não significa que a impressão do seu telefone ou tablet Android tenha que ser. Depois de fazer o trabalho duro na configuração da impressora sem fio, você descobrirá rapidamente que a impressão diretamente no telefone, sem a necessidade de computadores ou cabos ou suporte desatualizado ao driver, é exatamente como você ' Sempre desejei que a impressão fosse simples e fácil.

Como imprimir a partir de um dispositivo Android