Anonim

A menos que você esteja planejando desconectar completamente o computador de todas as redes existentes, precisará de algum tipo de solução antivírus. É um mundo grande e perigoso na web e um sistema desprotegido provavelmente não durará tanto tempo. Você precisa de um meio para se proteger da infinidade de worms e vírus desagradáveis ​​encontrados on-line.

Infelizmente, dependendo do programa que você está usando, o processo de proteção pode enviar a memória do sistema diretamente para o banheiro. Os programas antivírus são famosos por serem flagrantes monopolizadores de memória, ocupando tanto que podem honestamente acabar tornando os sistemas mais antigos completamente inutilizáveis. Pode acabar sendo o caso de você simplesmente abrir seu computador para um vírus ou dois - afinal, provavelmente funcionaria também.

Como você pode controlar seu antivírus? Como você pode reduzir a quantidade de memória usada para realmente realizar algum trabalho? Em resumo, como você pode ter o melhor dos dois mundos?

Desinstalar e encontrar uma opção leve

Aqui está o que eu recomendaria pessoalmente. Se você estiver usando qualquer coisa do Norton ou McAfee, desinstale. Essas duas soluções antivírus são conhecidas por serem algumas das suítes de antivírus com mais memória existentes, e nunca vi um computador que não sofra um pouco de lentidão simplesmente por instalá-las.

Felizmente, existem várias soluções leves (e gratuitas) online. O Panda é uma dessas soluções e o Microsoft Security Essentials é outra. Se você seguir esse caminho, provavelmente não terá mais problemas com o uso de memória. Desconsidere o restante deste guia, se for esse o caso.

Não use proteção em tempo real

Uma das razões pelas quais algumas soluções antivírus ocupam tanto espaço é o fato de estarem em busca ativa de ameaças. Eles estão analisando cada arquivo que você baixa (e cada arquivo que você acessa, em alguns casos) e se debruçam sobre ele para verificar se há assinaturas virais conhecidas.

Desativar isso pode causar um aumento acentuado no desempenho. Infelizmente, também pode abrir algumas ameaças se você não for cuidadoso. Use com seu próprio cuidado.

Reconfigurar o AV

A maioria dos aplicativos antivírus possui um conjunto bastante completo de opções de personalização. Dê uma olhada na página de configurações do seu antivírus e veja se há alguma maneira de reduzir a quantidade de poder de processamento que está consumindo nos principais momentos.

Algumas plataformas, na verdade, têm uma opção em que suavizam as coisas em uma determinada hora do dia ou se você estiver trabalhando em algo importante. Para algumas das suítes mais complexas, você também pode desativar funções e processos individuais se achar que não os usará. Mais uma vez, faça isso por sua conta e risco. Você pode acabar atrapalhando seu sistema, se não tomar cuidado, afinal.

Alterar a prioridade do processador

Por último, mas certamente não menos importante, se você estiver particularmente desesperado, poderá usar o gerenciador de tarefas (CTRL + ALT + DEL ou CTRL + Shift + ESC) para localizar o processo (ou processos) relacionados à sua plataforma antivírus e alterar a afinidade do processador muito baixo.' Isso garantirá que, quando o sistema começar a usar um grau particularmente alto de poder de processamento, a plataforma possa ter recursos negados.

Essa dificilmente é uma solução ideal, e geralmente não recomendo. Isso pode acabar causando alguns problemas com a funcionalidade, e algumas plataformas AV não permitem alterar suas propriedades no gerenciador de tarefas. Provavelmente, é um mecanismo de defesa contra um vírus que tenta desligar a plataforma, mas serve à finalidade secundária de anular esse método na maioria dos casos.

Honestamente? Basta adquirir um antivírus leve e encerrar o dia.

Como impedir que o seu antivírus devore a memória do sistema