Veja como você pode fazer isso. O Chrome armazena o histórico do navegador em um arquivo na unidade do seu computador. Se limitarmos a capacidade do Chrome de modificar esse arquivo, ele não poderá gravar nenhum endereço da web.
Para começar, entre no Chrome e limpe manualmente seu histórico pressionando Command-Y no OS X ou Control-H no Windows. Em seguida, clique em Limpar dados de navegação, certificando-se de que a caixa "Limpar histórico de navegação" esteja marcada e selecione "desde o início dos tempos" no menu suspenso.
Em seguida, clique no botão Limpar dados de navegação na parte inferior da janela para concluir o processo. Isso nos dá uma lista em branco para começar.
Agora temos que restringir o acesso ao arquivo de histórico do Chrome. Primeiro, saia do Chrome para evitar conflitos e encontre o arquivo de histórico do Chrome.
No macOS, o arquivo de histórico é armazenado no seguinte local:
~/Library/Application Support/Google/Chrome/Default
Em uma máquina Windows, é aqui que você deseja encontrar o arquivo de histórico do Chrome: C:UsersAppDataLocalGoogleChromeUser DataDefault
Observe que você pode precisar habilitar a opção “mostrar arquivos ocultos” do Windows Explorer para ver a pasta AppData.
Em qualquer um desses locais, você encontrará um arquivo chamado "Histórico" sem extensão de arquivo. Este é o arquivo que precisamos bloquear. No macOS, clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha Obter informações (ou realce o arquivo e pressione Comando + I ).
Em "Geral", marque a caixa Bloqueado . Isso impedirá que o Chrome modifique esse arquivo e, assim, impede que qualquer histórico de navegação futuro seja gravado.
No Windows, clique com o botão direito do mouse no arquivo Histórico e escolha Propriedades . Na janela Propriedades, marque a caixa Somente leitura e pressione Aplicar .
Depois de bloquear o arquivo Histórico, abra o Chrome e comece a navegar. Em seguida, vá para a sua lista de histórico e você verá que o Chrome informa "Nenhuma entrada do histórico encontrada". É isso! Se você deseja começar a gravar seu histórico de navegação novamente, basta repetir as etapas apropriadas para Mac ou Windows acima e desmarcar as caixas bloqueadas ou somente leitura.
Neste ponto, alguns de vocês estão indubitavelmente perguntando: "por que não usar apenas o modo de navegação anônima?" É verdade que o modo de navegação anônima impedirá que o Chrome grave o histórico de navegação, mas também bloqueia cookies e interfere em muitas extensões. Além disso, impedir o Chrome de gravar o histórico de navegação significa que você não precisa se lembrar de navegar no Modo Ignoto se nunca desejar que o Chrome grave seu histórico de navegação.
Se você deseja o benefício de extensões e cookies, como ter sites que lembrem as informações da sua conta, mas simplesmente não deseja que seu histórico de navegação seja registrado, o método descrito acima é um bom compromisso.
Obviamente, se você quiser reverter o que fez, permitindo que o Chrome retome a gravação do seu histórico de navegação, encontre o mesmo arquivo de histórico e desbloqueie-o no Mac ou altere-o para ler e escrever no Windows.
Se você gostou deste artigo, também poderá gostar deste artigo do TechJunkie: Mantenha-se focado na revisão da extensão do Chrome.
Você tem alguma sugestão sobre como melhorar sua privacidade usando o Chrome? Em caso afirmativo, deixe-nos um comentário abaixo!