Anonim

Foi a virada do século. Um ano em que Harry Potter estreou no cinema, o Nokia 3310 era o celular número 1 em vendas no mundo, e "Opa!" Britney fez de novo . O ano de 2000 viu algumas elevações, histeria pós-Y2K, uma das quais era o PlayStation 2 da Sony.

A segunda tentativa da Sony nas guerras de consoles domésticos foi um sucesso imediato, ficando mais alto entre seus concorrentes; Dreamcast da Sega, Xbox da Microsoft e GameCube da Nintendo. Com um design que incluía um DVD player, compatibilidade com versões anteriores e uma biblioteca estelar de jogos exclusivos, em 2011, ele venderia mais de 150 milhões de unidades em todo o mundo. Atualmente, ele ainda mantém o recorde como o console de jogos mais vendido de todos os tempos.

Mas, como todas as coisas boas fazem, o Sony PlayStation 2 acabaria por ver o seu fim quando surgisse uma nova era de gráficos e inovação. A Sony precisaria avançar nas guerras dos consoles, dando um passo adiante com a 3ª e a 4ª versão da programação da PlayStation. No entanto, mesmo estando no precipício do 5º console doméstico da Sony, não posso deixar de sentir a vontade de voltar. Voltar ao tempo em que eu colocaria minhas mãos no "Final Fantasy" e no mash-up da Disney, "Kingdom Hearts". Voltado ao nascimento de "Shadow of the Colossus" e à terceira parte da franquia épica da Rockstar Game, "Grand Theft Auto: San Andreas".

Bem, meu amigo, permita-me alegrar seu dia com ótimas notícias muito necessárias. Estou aqui para lhe dizer que, graças à magia dos emuladores, você pode experimentar todos os seus favoritos dos consoles de jogos anteriores. Que, obviamente, inclui o Sony PlayStation 2.

Vamos conversar emuladores

Links Rápidos

  • Vamos conversar emuladores
    • Escolhendo um emulador
    • Baixe, instale e configure um emulador
      • MÍNIMO
      • RECOMENDADO
  • Vamos conversar ROMs
    • Reproduzindo ROMs
    • Tendo problemas?

A principal tarefa de um emulador é, emular bem, os consoles de jogos, permitindo que os usuários de PC (e agora também o Android) desfrutem dos jogos de seus consoles favoritos. Isso significa que aqueles que não são colecionadores obstinados não precisarão do console real para mergulhar na grande biblioteca que o PlayStation 2 originalmente oferecia.

Usando um software embutido, um emulador lê e projeta a imagem do disco de um jogo no seu computador e a usa como armazenamento e exibição. A quantidade de dados armazenados em seu sistema a partir do emulador e ROMs (mais sobre isso posteriormente) é prejudicada apenas pela quantidade de armazenamento no disco rígido do seu PC. Existem até controladores de réplica que você pode comprar para usar com o seu PC, para que pareça ainda mais com a coisa real!

Escolhendo um emulador

Não é difícil encontrar um emulador. Existem muitos disponíveis online para download. No entanto, boa parte deles tende a ser genuinamente inferior em termos de fabricação e design. Você precisará aprender a diferenciar entre um que vale a pena baixar e aqueles que são facilmente ignorados.

Felizmente para você, você provavelmente está entrando na festa do emulador um pouco tarde. Todo o trabalho pesado foi feito para você por outros entusiastas de jogos que já fizeram um teste. A popularidade de alguns tende a falar por si quando se trata de qualidade e confiança. PCSX2, Damon PS2 e Gold PS2 estão entre as opções mais importantes para o seu PC e dispositivo Android. Para estabilidade e funcionalidade de configurações gráficas, você seria pressionado a encontrar melhor.

Baixe, instale e configure um emulador

Sendo um dos emuladores PS2 mais antigos e mais estáveis, vou orientá-lo no processo de instalação da minha escolha pessoal, que é o PCSX2. O PCSX2 é um emulador gratuito do PlayStation 2 que permite personalizar resoluções, até 4096 × 4096, filtragem de textura e anti-aliasing para fazer com que os jogos mais antigos do PS2 pareçam ainda melhores do que os atuais remakes em HD. Sem mencionar que ele também vem com um gravador de vídeo HD embutido para ajudá-lo a criar novas memórias que podem ser capturadas em vídeo.

Para garantir que o PCSX2 funcione sem problemas no seu PC, eis os requisitos mínimos e recomendados do sistema:

MÍNIMO

  • Sistema operacional Windows ou Linux
  • A CPU precisa suportar SSE2 (Pentium 4+, Athlon64 +)
  • A GPU precisa suportar o Pixel Shader Model 2.0, não a série Nvidia FX
  • Pelo menos 512 MB de RAM (os usuários do Vista precisarão de 2 GB)

RECOMENDADO

  • Windows Vista / 7 (32 bits ou 64 bits) com o mais recente DirectX
  • CPU: Intel Core 2 Duo a 3, 2 GHz ou superior OU i3 / 5/7 a 2, 8 GHz ou superior OU AMD Phenom II a 3, 2 GHz ou superior
  • GPU: 8800GT ou melhor
  • RAM: 1 GB no Linux / Windows XP, 2 GB ou mais no Vista / 7

A execução do emulador com requisitos mínimos do sistema provavelmente resultará em um atraso extremo no jogo para mais jogos intensos de CPU e GPU.

Começar:

  1. Faça o download da versão do PCSX2 projetada para o seu sistema operacional. Você deve sempre procurar a versão mais recente "estável" para download, pois é menos provável que cause problemas.
  2. Se você atualmente possui o console físico do PlayStation 2, precisará recuperar o arquivo do BIOS. Um BIOS PS2 é diferente do BIOS do seu computador visto na inicialização. O PCSX2 não inclui um arquivo BIOS, pois este é um direito autoral da Sony e seria contra a lei. Para extrair o arquivo BIOS do seu PlayStation 2, acesse aqui e baixe a versão preferida do BIOS Dumper. Você também encontrará um link para o tópico do fórum que o ajudará a despejar o BIOS.
    • O emulador PCSX2, assim como qualquer outro emulador PS2, não pode ser executado sem um BIOS PS2. Se necessário, você pode recorrer à pirataria, pois há vários sites diferentes que oferecem um arquivo BIOS do PS2. O AppNee compilou uma lista completa de BIOS compatíveis com a maioria dos emuladores de PS2 atualmente disponíveis. Eles também cobrem todos os modelos e regiões do PlayStation 2. Esta é provavelmente a opção muito mais fácil e menos invasiva.
  3. Instale o PCSX2 através do arquivo .exe que você recebeu do download.
  4. A primeira tela a aparecer será a tela "Escolher componentes". Clique em Avançar .

  5. Isso é seguido pela caixa Visual C ++. Marque a caixa "Eu concordo com a licença e condições" e clique em Instalar .

    PCSX2 está agora instalado.
  6. Procure a pasta PCSX2 no menu Iniciar (ou na área de trabalho, se você a colocar lá) e clique duas vezes no executável.
  7. A primeira página de configuração será aberta e fornecerá um texto de boas-vindas. Haverá um menu suspenso para seleção de idioma e links para o guia de configuração online e o PDF Leia-me. Você pode ignorar tudo isso, se quiser, e clicar em Avançar .
  8. A próxima página exibirá vários menus suspensos, cada um representando um plug-in PCSX2. Sugiro usar os padrões e clicar no botão Avançar novamente.

  9. Aqui é onde você precisará das informações da sua BIOS. Localize o arquivo BIOS no diretório que você especificou após copiá-lo anteriormente na Etapa 2. Quando encontrado (ou colado), pressione o botão Atualizar lista e escolha a ROM do BIOS na janela. Quando estiver pronto para seguir em frente, clique em Concluir para concluir o processo.

O emulador agora está instalado, mas para aproveitá-lo, você precisa primeiro configurar os controles. Você pode (e deve) usar um gamepad se você possui um. Isso inclui um controlador PS3, PS4 ou mesmo um Xbox 360. Eu não recomendo escolher o seu teclado. A frustração nunca acaba e, para ser sincero, não parece certo.

Inicie o PCSX2:

  1. Clique na guia "Config" e, no menu suspenso, selecione "Controladores (PAD)" e "Configurações de plug-in …".

  2. Haverá três guias: "Geral", "Bloco 1" e "Bloco 2". Os pads 1 e 2 representam os jogadores; portanto, você deve pular para "Pad 1" para configurar seus controles.
  3. Todos os botões que você precisa configurar estão localizados à direita. Clique em um botão e pressione o botão correspondente (no gamepad) ou a tecla (teclado) na qual você deseja configurá-lo. Todos os botões configurados aparecerão no painel "Device / PC Control / PS2 Control".

  4. Depois de concluir a configuração de suas combinações de teclas, você pode optar por configurar a segunda, se desejar. Caso contrário, clique em OK .

Vamos conversar ROMs

Agora que o emulador foi resolvido, podemos entrar na parte divertida. Para aqueles que se apegaram aos discos originais do jogo PS2, ficarão felizes em saber que o emulador os reproduzirá como se fosse um PlayStation 2. real. Basta colocar um DVD do PS2 na unidade de disco, vá para na guia "Sistema" dentro do emulador PCSX2, selecione "CDVD de inicialização (completo)" e vá para os jogos.

No entanto, se você é como eu e não tem mais nenhum dos originais (ou deseja jogar alguns jogos que não possui atualmente), precisará baixar algumas ROMs. ROMs, ou memória somente leitura, podem ser adquiridas em vários sites para amantes do PS2, como UberUpload, CoolROM e ROMHustler. Cada uma delas possui uma boa variedade de ROMs para escolher, a fim de coçar a coceira da nostalgia. Os arquivos que você recebe representam cópias dos jogos originais do Sony PlayStation 2 antigos. As ROMs são apenas versões compactadas delas que são mais facilmente distribuídas do que os discos originais.

A decisão de como você usa essas ROMs é com você. Eles normalmente vêm em um tipo de arquivo .iso ou .rar. O Windows 10 permite carregar arquivos .iso diretamente, sem a necessidade de um programa de terceiros ou de um CD / DVD gravado. Para todas as outras versões, convém procurar um programa de terceiros como o Daemon ou o MagicISO para reproduzir ROMs no seu PC ou o ImgBurn para gravar arquivos .iso em um CD. Para arquivos .rar, você pode tentar usá-lo diretamente no emulador para ver se funciona. Caso contrário, será necessário extrair o arquivo .rar com um programa de abertura de arquivos (WinZip, 7Zip), abrir o emulador e abrir o arquivo extraído.

Reproduzindo ROMs

Usando um arquivo de jogo .iso baixado, podemos seguir em frente e entrar no jogo. O que você vai querer fazer é:

  1. Dentro do emulador PCSX2, abra o menu da guia "CDVD". Selecione “Iso Selector” e, se o .iso tiver sido pré-carregado, o jogo deverá estar lá para clicar, caso contrário, escolha Procurar… e procure o arquivo .iso do jogo.

    • É altamente recomendável que todos os seus arquivos .iso sejam salvos em uma única pasta para facilitar o acesso.
  2. Depois que o arquivo .iso tiver sido carregado, clique na guia "Sistema" e escolha Boot / Reboot CDVD.
  3. Seu jogo será iniciado e será jogável.

Tendo problemas?

Configurar tudo isso pode ser uma dor e não é incomum encontrar alguns problemas. Seu jogo está muito lento? Pode ser que seu PC seja incompatível, portanto, verifique as recomendações do sistema em relação à versão atual do seu PC.

Outro problema pode ser que o jogo que você deseja jogar ainda não seja compatível com o PCSX2. Há uma lista de jogos compatíveis que você pode ver para ver se o seu jogo está de fato nele. Se você não encontrar seu jogo na lista, significa que ele ainda não foi testado. Você vai querer entrar nos fóruns do PCSX2 e informá-los. Também é um bom local para pedir ajuda se você estiver tendo outros problemas com a execução do emulador.

O arquivo do jogo em si pode ser incompatível, pois o PCSX2 suporta apenas arquivos .iso, .bin, .img, .mdf e .nrg. Também é possível que o arquivo do jogo esteja danificado ou corrompido de alguma forma. Para descobrir, é melhor baixar um novo arquivo de um site alternativo e tentar.

Se você receber o “CDVD plugin falhou ao abrir. Seu computador pode ter recursos insuficientes ou erro de hardware / drivers incompatíveis, significa que o PCSX2 foi ferrado durante um fechamento forçado. Para corrigir esse problema, você precisará forçá-lo a fechar novamente e selecionar um plug-in gráfico diferente.

Para forçar o fechamento:

  1. Vá para o Gerenciador de tarefas clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionando-a na janela ou pressionando CTRL + ALT + DEL simultaneamente e escolhendo o Gerenciador de tarefas entre as opções na tela.
  2. A partir daqui, localize o PCSX2 em execução na guia "Processos", realce-o e clique no botão Finalizar tarefa . Clique em Sim quando o pop-up aparecer.
  3. Feche o Gerenciador de tarefas e inicie o PCSX2 novamente.
  4. Abra a guia "Config" e clique em Configurar … Isso abrirá a janela "Configuração".
  5. Escolha um novo plug-in de gráficos no menu suspenso "Gráficos" e clique em OK .
  6. Tente executar seu arquivo novamente. Agora ele deve aparecer normalmente sem a janela pop-up de erro irritante.
Como jogar jogos sony playstation 2 no seu pc