Anonim

Uma das grandes vantagens do Android em relação a outros sistemas operacionais móveis é uma quantidade reduzida de controle sobre os aplicativos que podem ser carregados e oferecidos na Play Store. Embora o Google aprove e publique aplicativos manualmente em suas lojas, os aplicativos Android não se enquadram no mesmo nível de escrutínio e restrição que seus colegas do iOS. Ocasionalmente, isso pode fazer com que aplicativos perigosos sejam permitidos na loja, mas na maioria das vezes significa que alguns aplicativos estão destinados a permanecer apenas no Android devido às diretrizes da Apple para certos tipos de aplicativos. Um gênero de aplicativos que você nunca verá no iOS: emuladores. Se você não estiver familiarizado, um emulador permite que um pedaço de hardware ou software se comporte como um sistema totalmente diferente. Embora existam todos os tipos de emuladores para a execução de aplicativos ou sistemas operacionais mais antigos, os emuladores realmente alcançaram popularidade na comunidade de jogos. Os emuladores de console permitem carregar e jogar videogames digitais despejando o software de um cartucho no seu computador ou telefone Android.

Veja também o nosso artigo Os melhores jogos para o Chromebook

Existem dezenas de emuladores disponíveis para download ou compra na Play Store, para sistemas como NES e SNES, Game Boy Advance e muito mais. Um dos melhores emuladores disponíveis na plataforma é o DraStic da Exophase, um emulador de Nintendo DS disponível para download por US $ 4, 99. Por essa taxa de entrada de cinco dólares, você terá acesso a um dos emuladores mais completos do mercado. Cinco dólares não são baratos em comparação com a maioria dos aplicativos gratuitos suportados por anúncios, então vamos dar uma olhada no que você está recebendo pelo seu dinheiro e no desempenho do DraStic no Android.

Configurando o DraStic

O DraStic é um dos meus emuladores favoritos disponíveis na Play Store. Ele possui uma interface limpa e bonita e várias configurações para personalizar a forma como você toca. Estou jogando no limite do Galaxy S7, ao lado de um controlador Bluetooth que me permitirá evitar o uso de controles na tela, embora falaremos um pouco sobre eles mais tarde para pessoas que não têm acesso a um controlador para o seu dispositivo. Primeiro, porém, vejamos algumas das opções visuais que você pode alterar para fazer com que seu sistema tenha uma ótima aparência enquanto estiver jogando.

Vamos começar nas configurações de vídeo. Você vai querer ajustá-las considerando a potência do seu telefone ou tablet, mas se tiver um dispositivo principal recente, provavelmente poderá aumentar algumas das configurações básicas sem arriscar um desempenho ruim. Como na maioria dos aplicativos, se você não sabe o que algo faz, é melhor deixá-lo em paz. Se você mudar alguma coisa e seu dispositivo ou o aplicativo em si começar a surtar, é melhor deixar o dispositivo como está.

Alguns emuladores têm várias opções personalizadas, como renderização em buffer e limites específicos de taxa de quadros, mas o DraStic realmente mantém suas configurações de vídeo bastante limpas, simples e diretas. Tudo o que recomendo alterar aqui é a velocidade de avanço rápido e seu filtro personalizado. Para sua velocidade de avanço rápido, recomendo deixar isso em 200% ou o dobro da velocidade padrão de um jogo no DS. Por que eu recomendo manter isso em 200%? Jogar um jogo em velocidades acima de 200% tende a se tornar incontrolável e difícil de jogar. O avanço rápido está desativado no jogo por padrão, e você o ativa e desativa conforme necessário. Isso é realmente útil para cenas lentas ou para a execução rápida de jogos que você já jogou. Quanto às configurações de filtro, recomendo que você tente usar a configuração padrão, linear, primeiro. Funcionou melhor para mim e ajudou os jogos a manterem a aparência de pixel do DS de baixa resolução enquanto ainda eram exibidos em uma tela de 1440p.

Mergulhando nas configurações gerais agora, é aqui que você pode alterar o layout de tela padrão do emulador. Se você não gostar de uma de suas ofertas, não se preocupe muito: cada uma pode ser personalizada tanto por jogo quanto por configurações globais quando você estiver jogando. Mais sobre isso daqui a pouco. As configurações gerais também contêm opções para mostrar as configurações do FPS (úteis para algumas pessoas, mas não para a maioria das pessoas), para definir o emulador para o modo paisagem ou retrato (eu recomendo paisagem), a capacidade de salvar automaticamente os estados do jogo e a opção de desativar as costas. enquanto estiver no jogo. De volta à tela principal de configurações, você também encontrará a opção de fazer o upload de seus jogos salvos no Google Drive, caso algo aconteça no seu dispositivo. Isso é algo que eu não vi em nenhum outro emulador e é um recurso fantástico. Você também observará que, na tela de inicialização, depois de abrir o aplicativo, o DraStic suporta vários usuários; portanto, se você estiver jogando em um tablet, cada usuário poderá encontrar seu próprio ponto ideal para as configurações.

Controles na tela

A maioria dos usuários provavelmente estará jogando com os controles na tela e quão bem essas funções realmente dependem da sua escolha de jogo. Para os meus testes, estou usando uma cópia do Pokemon HeartGold que tirei do meu próprio cartucho pessoal (veja minha nota sobre questões de legalidade na parte inferior deste artigo) e, como este jogo não requer muito uso da tela sensível ao toque do DS, é realmente fácil jogar com controles virtuais. No entanto, alguns jogos, devido ao seu estilo de jogo, serão difíceis ou impossíveis de jogar. O World Ends With You é um dos melhores RPGs feitos pela Square Enix, mas como o combate do jogo exige que os controles físicos e da tela sensível ao toque sejam usados ​​ao mesmo tempo, você não jogará em um emulador (felizmente, uma versão criada para smartphones e tablets está disponível para compra na Play Store. Você deve comprá-la). Em menor grau, o mesmo acontece com os jogos Zelda disponíveis no DS. Tanto a Phantom Hourglass quanto as Spirit Tracks exigem que o Link seja controlado com uma caneta, e, a menos que seu dispositivo suporte o controle de caneta (como a série Note da Samsung), você provavelmente não vai querer se preocupar com isso.

Mas para algo como Pokemon, onde a tela inferior é usada principalmente como uma exibição para o seu menu e seus comandos de batalha, a emulação e os controles na tela funcionam bem. Eles são fáceis de controlar, e ativar o feedback háptico nas configurações faz com que os botões pareçam um pouco mais reais do que são. A opacidade é definida como 45% por padrão, mas também está disponível para alteração nas configurações, se você achar que é muito visível ou não é visível o suficiente. No geral, os botões virtuais funcionam bem o suficiente para a maioria dos usuários, e você também pode personalizá-los, embora abordemos isso um pouco.

Controles físicos

Tão bom quanto os botões virtuais podem ser, nada supera a sensação dos botões táteis enquanto você joga. Se você é proprietário de um gamepad com Bluetooth Android, ficará satisfeito em saber que quase certamente funciona com o DraStic sem nenhuma configuração de sua parte.

Se você estiver tendo algum problema, pode verificar seus mapeamentos de controle em "gamepad externo" nas configurações. Pressionar e segurar cada um deles mostrará para onde cada botão está mapeado; infelizmente, a maioria dos gamepads usa o layout do Xbox, que inverte B e A e X e Y. Isso pode ser um pouco confuso se você estiver jogando um jogo no qual você deve clicar em X para abrir um menu, porque o botão correspondente no seu gamepad provavelmente é Y. Apesar desse pequeno problema de controle, não tive grandes problemas ao usar meu gamepad enquanto jogava Pokemon para testar o DraStic. Você também pode mapear seus controles de forma personalizada, se preferir que os botões correspondentes correspondam, o que significa que a maioria dos usuários deve encontrar uma maneira satisfatória de usar o gamepad ao lado do DraStic. Se você decidir usar um gamepad e quiser desativar os controles virtuais, poderá fazê-lo através do menu do jogo com muita facilidade.

Jogando jogos

Obviamente, tudo isso é discutível se o emulador não for bom em jogos. Felizmente, o DraStic não é apenas bom - é um dos emuladores mais estáveis ​​e bem suportados do mercado. Não tive praticamente desaceleração enquanto jogava na seção de abertura do Pokemon HeartGold, e achei que os controles na tela e meu controlador físico funcionavam bem, embora, sem surpresa, eu preferisse o último. Quando você abre o aplicativo e seleciona "carregar jogos", o aplicativo verifica o armazenamento do seu dispositivo para encontrar os arquivos de jogos compatíveis. Reabrir um jogo recente é tão fácil quanto clicar em "continuar" no menu principal do emulador e, normalmente, o jogo continuará exatamente onde você o deixou anteriormente. Você também pode criar um atalho na tela inicial para carregar diretamente em qualquer jogo de sua escolha.

O sistema de menus do jogo é facilmente acessível a partir de um pequeno botão de menu na parte inferior da tela do DraStic e abre um recurso de exibição circular à maioria das opções às quais você precisa acessar enquanto estiver jogando. No centro direto do menu está a opção de avanço rápido; lembre-se, você pode definir sua velocidade personalizada dentro das configurações. No círculo externo, você encontrará a maioria dos seus controles. Giraremos como um relógio enquanto eu descrevo essas configurações. Na posição do meio-dia, você tem a capacidade de fechar seu “DS”. Acredite ou não, havia alguns jogos (ahem, Zelda) que exigiam que você fechasse seu DS para concluir uma tarefa no jogo, como um quebra-cabeça. Se você precisar dessa opção, está lá para você. À direita, temos a capacidade de desativar o controle da caneta na tela inferior. Isso é especialmente útil se você estiver tentando usar botões virtuais e não precisar da tela de toque.

Uma opção de salvar estado é a seguir, seguida de um atalho para alternar entre as telas superior e inferior - útil se você estiver reproduzindo em um modo em que uma tela é constantemente maior que a outra em vez de no modo 1: 1. Na posição das seis horas, há uma opção para ir mais longe nas configurações do menu; voltaremos a isso em um momento. Há uma opção para tornar a exibição superior a única exibição; portanto, se você não precisar da tela sensível ao toque em um momento específico, poderá desativá-la para exibir uma tela muito grande. Em seguida, você encontrará a capacidade de carregar os estados salvos e, finalmente, a opção de ativar e desativar os botões virtuais. Essa é uma opção muito melhor do que simplesmente diminuir a opacidade nas configurações para zero, porque permite manter a tecla de menu para abrir essas alternâncias - e é mais rápido.

Por fim, ao redor do círculo, você encontrará quatro botões adicionais de configuração rápida. Começando no canto superior esquerdo e trabalhando no sentido horário, você encontrará uma opção de mudo, uma opção para ativar e usar seu microfone (bom para jogos como Phantom Hourglass e Nintendogs, onde o uso do microfone é essencial no jogo) e atalhos virtuais para ambos selecionam e iniciam. Cada um desses quatro botões também é mapeado para controles físicos em um controlador.

Por fim, se você se aprofundar nas configurações, poderá personalizar a tela e os controles do gamepad virtual. Cada uma das cinco configurações pode ser personalizada e controlada ao seu gosto. A tela principal permite que você redimensione suas telas conforme desejar. Se você precisar alterar o layout do seu controlador, encontrará a opção no menu. Como mencionei anteriormente, cada uma dessas configurações pode ser alterada globalmente (para cada jogo) ou para jogos específicos. Você pode até mudar a imagem de fundo por trás das imagens do jogo, embora eu tenha deixado a minha como cinza padrão. Observe também: esses três botões principais podem ser definidos para qualquer ação de sua escolha, embora estejam desativados por padrão.

Tudo isso é um longo preâmbulo para poder personalizar e jogar seus jogos emulados da maneira que você deseja. A capacidade de alterar todas essas configurações é uma das melhores partes de jogos em sistemas emulados e, depois que toda essa configuração estiver concluída, você poderá relaxar e aproveitar seus jogos com a portabilidade adicional e os recursos personalizados fornecidos. por um aplicativo como o DraStic.

Conclusão

A emulação nunca substituirá a sensação de segurar um gamepad ou um console portátil em suas mãos, mas se você quiser carregar seus jogos antigos no bolso para poder jogá-los a qualquer momento, é uma ótima maneira de imitar a experiência. Embora existam alternativas gratuitas para emuladores de DS na Play Store, nenhum deles tem o suporte e a estabilidade que o DraStic oferece aos usuários. Se você está procurando uma maneira de jogar todos os seus jogos antigos do DS enquanto se desloca para o trabalho ou em uma longa viagem, este emulador vale absolutamente o custo de entrada. O DraStic não é apenas o melhor emulador de Nintendo DS disponível para Android. É um dos melhores emuladores em geral.

Uma nota sobre legalidade

Embora a emulação seja perfeitamente legal nos Estados Unidos, não pense que toda emulação é sem controvérsia. A emulação tem sido objeto de vários processos na América do Norte, incluindo processos envolvendo Sega, Sony e Nintendo. De acordo com todos os precedentes legais, a emulação é legal; o download de lixeiras ilegalmente distribuídas de jogos protegidos por direitos autorais on-line não é, pois o último se enquadra nas leis de pirataria e direitos autorais local e internacionalmente. É permitido o uso de cópias do BIOS das máquinas originais e as ROMs de jogos comprados por meios legais, de acordo com as leis de uso justo nos Estados Unidos. Neste artigo, usei ROMs de software que joguei nos cartuchos adquiridos na minha loja de jogos local; você pode pesquisar como fazer isso on-line, mas eu não estarei vinculando a esses guias aqui.

Como jogar nintendo ds no android com um emulador