Anonim

Nos últimos cinco anos, a Apple passou de usar discos rígidos baseados em disco para SSDs (unidades de estado sólido) em quase todos os modelos de computadores que vendem. Desde o MacBook Air e o MacBook de 12 ″ até a mais nova geração de MacBook Pros, até a linha de computadores desktop iMac e Mac Pro, a Apple decidiu que a melhor opção para armazenamento são os SSDs.

Os SSDs baseados em Flash oferecem desempenho melhor, mais rápido e vida útil longa do que os discos rígidos baseados em disco, bem como inicializações de computadores quase instantâneas, tempos mínimos de inicialização de aplicativos e um perfil mais fino. Os SSDs são claramente o futuro do armazenamento computacional e não surpreende que a Apple tenha descontinuado os drives tradicionais ou híbridos para seus computadores.

Mas há uma compensação pelos benefícios dos SSDs: GB por GB, eles são mais caros que os HDDs. Geralmente, você pode esperar pagar o dobro pela mesma quantidade de armazenamento, embora o custo do SSD caia todos os anos.

Em vez de aumentar os preços, fabricantes como a Apple têm uma capacidade de armazenamento simples. Onde os dispositivos mais antigos podem ter 500 GB ou até um terabyte de armazenamento, o seu novo MacBook Pro pode ter apenas 256 GB.

A maneira mais fácil de solucionar esse problema é comprar alguns discos rígidos externos para manter o seu dispositivo (talvez um Time Capsule de 2 TB da Apple). mas, às vezes, você não tem os meios ou a capacidade de sair e comprar um deles.

Se você absolutamente precisar manter seus documentos, vídeos e outros arquivos no seu dispositivo - ou, ainda mais provavelmente, precisar compartilhá-los com outra pessoa on-line - a maneira mais fácil de fazer isso é compactar seus arquivos no macOS.

Compactar ou compactar um arquivo facilita a economia de espaço no disco rígido e também o compartilhamento desses documentos e pastas com alguém por meio de um serviço de compartilhamento de arquivos, como o Dropbox ou o Google Drive.

Compactar seus arquivos pode compactá-los para um tamanho muito menor, economizando até 80% do espaço de armazenamento e mantendo a qualidade original das informações depois que o arquivo for descompactado.

Ainda melhor, você pode definir controles de privacidade para seus arquivos zip, o que permite controlar quem pode ver as informações e quem não pode, sem ter que se preocupar em enviar o arquivo pela Internet. Obviamente, isso pode ser bastante confuso se você nunca compactou um arquivo antes, então vamos dar uma olhada em como é feito.

O que significa fechar e descompactar?

Links Rápidos

  • O que significa fechar e descompactar?
  • Tenha cuidado ao abrir arquivos zip
  • Como compactar arquivos e pastas
  • Como descompactar arquivos e pastas
  • Como criar um arquivo zip protegido por senha
    • terminal
  • Visualizar arquivos no terminal
  • Aplicativos zip alternativos
    • WinZip
    • Keka
  • Software alternativo de zipagem

“Compactar” um arquivo significa simplesmente usar um utilitário no seu Mac para compactar um arquivo ou pasta em um tamanho muito menor, sem perder qualidade no arquivo ou na pasta. O próprio “zip” se refere ao tipo de arquivo compactado, .zip, suportado pelo macOS e pelo Windows, além de outros sistemas operacionais, como o Android.

Embora os sistemas operacionais modernos possam exibir o conteúdo de uma pasta compactada sem precisar descompactar ou descompactar os arquivos internos, normalmente é necessário descompactá-lo antes de poder usar qualquer um dos arquivos compactados.

Então, quando você deve e não deve compactar um arquivo? Normalmente, se você estiver tentando enviar um arquivo para alguém pela Internet, por e-mail ou outros meios, e o arquivo for muito grande para ser carregado no servidor, convém verificar se o arquivo foi compactado. Isso permitirá que o serviço que você está usando envie facilmente o arquivo pela Web, sem precisar se preocupar com o fato de o destinatário não conseguir acessar o arquivo.

Dito isso, graças aos serviços baseados na nuvem que têm limites de tamanho de arquivo muito mais altos do que aqueles disponíveis pelos provedores de e-mail nos anos 2000, é mais fácil do que nunca enviar e enviar seu trabalho sem precisar compactá-lo.

Obviamente, ainda há benefícios em compactar arquivos, como uso reduzido de dados se a sua internet é limitada e upload mais rápido se você tiver uma conexão de internet ruim.

Tenha cuidado ao abrir arquivos zip

Não podemos explicar os arquivos zip sem também oferecer uma palavra de aviso sobre a segurança do uso e download de arquivos zip no seu computador.

Embora não exista nada inerentemente perigoso sobre os arquivos zip por conta própria, eles geralmente podem ser usados ​​para práticas maliciosas, carregadas com conteúdo perigoso por alguém que pretenda causar danos ao seu computador.

Na maioria das vezes, o recebimento de um arquivo zip de alguém que você conhece ou que contém arquivos que você sabe que seria muito grande para enviar pelos canais de e-mail normais é completamente normal. O mesmo se aplica ao download de arquivos da maioria dos sites; os instaladores, por exemplo, costumam usar arquivos zip se houver muito para conter em uma pasta para download, a fim de economizar tempo e largura de banda do download. Da mesma forma, sites como o Google Fotos compactam automaticamente seus arquivos em uma pasta zip para economizar tempo ao baixar mais de uma única foto.

No entanto, se você fizer o download de algo que não deve ser um arquivo zip ou de uma fonte que você não conhece, tenha cuidado. Uma aposta segura é abrir o arquivo zip sem extrair o conteúdo, para visualizar o conteúdo do arquivo (para obter informações sobre como fazê-lo, veja abaixo).

Um dos piores tipos de ataques a arquivos zip é chamado de bomba compactada (foto), que pode ocultar milhares de terabytes de informações dentro de um arquivo minúsculo.

Uma bomba zip fará com que seu computador travar e seu disco rígido deixe de responder. Se você reconhecer as informações e o conteúdo na fonte, poderá extrair o arquivo compactado. Você também pode executar o arquivo através do seu software antivírus.

Como compactar arquivos e pastas

Embora os computadores executando versões mais antigas do Windows precisassem de uma ferramenta de terceiros para compactar e descompactar arquivos, os computadores executando o MacOS tiveram a opção de compactar e descompactar arquivos por anos incorporados diretamente no sistema operacional, facilitando o zip e descompacte os arquivos conforme necessário.

A ferramenta, Archive Utility, existe desde o MacOS X 10.3, tornando-a amplamente disponível em todos os Mac vendidos na última década. Portanto, independentemente da versão do MacOS em execução, é fácil obter acesso e usar essa ferramenta.

Primeiro, encontre o arquivo ou a pasta que deseja compactar. Arquivos individuais e pastas cheias de arquivos podem ser compactados, mas se você estiver enviando uma grande quantidade de arquivos individuais, convém colocá-los em uma única pasta para compactá-los. Não importa se você está compactando um único arquivo ou uma pasta, o sistema de compactação com o Archive Utility funciona da mesma maneira.

Para abrir o menu de compactação, clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta dentro do Finder ou na área de trabalho. Nesse menu, selecione "Compactar ''" para compactar seu arquivo. Dependendo do tamanho do seu arquivo ou pasta, pode levar algum tempo para concluir a etapa de compactação. Para arquivos pequenos, a compactação ocorrerá quase imediatamente e você verá um novo arquivo no mesmo diretório que o arquivo descompactado. O novo arquivo terá uma extensão ".zip".

Para ter certeza de que funcionou - e para ter uma noção de quão poderoso pode ser o zíper - selecione os arquivos antigos e novos e pressione "Cmd + I." Como alternativa, clique com o botão direito do mouse em cada arquivo e pressione "Obter informações". Se aparecerem, compare o número em "Tamanho". O arquivo .zip compactado deve ser consideravelmente menor que o tamanho do arquivo original.

Como descompactar arquivos e pastas

Descompactar seu arquivo ou pasta, ou descompactar um arquivo ou pasta enviado a você pela Web, é tão fácil quanto compactar o documento. Localize o arquivo .zip no Finder; normalmente estará na sua pasta Downloads ou onde quer que você salve os arquivos ao fazer o download da Web. Se você criou o arquivo zip pessoalmente, encontrará onde quer que o arquivo original esteja localizado.

Para descompactar o arquivo, basta clicar duas vezes. Um novo arquivo descompactado aparecerá na mesma pasta ou diretório que o arquivo compactado. Se o clique duplo não funcionar, clique com o botão direito do mouse no arquivo ou na pasta compactada e role até “Abrir com”. Se o Utilitário de arquivamento aparecer, clique nela e o arquivo será descompactado. Caso contrário, clique em “Outros….” Na barra de pesquisa, digite “Archive Utility”. Quando aparecer, clique nele e clique em “Abrir”.

Como criar um arquivo zip protegido por senha

Embora a compactação e descompactação de arquivos no MacOS seja incrivelmente fácil, criar um arquivo zip protegido por senha no seu Mac exige um pouco mais de paciência e esforço do que simplesmente clicar com o botão direito do mouse em um arquivo.

Embora o MacOS possa criar um arquivo compactado protegido por senha sem a ajuda de um programa ou aplicativo adicional, você precisará usar o Terminal no seu Mac para inserir comandos manualmente no seu computador.

Se você nunca usou o Terminal antes, pode parecer aterrorizante ou até impossível de fazer corretamente. Porém, tenha certeza - inserir comandos no seu computador é uma tarefa bastante simples, desde que você siga as instruções abaixo.

Como alternativa, você pode usar software de terceiros, como o WinZip (que, apesar do nome, possui uma versão para Mac) ou o Keka, uma alternativa de código aberto ao WinZip, para colocar uma senha nos arquivos compactados sem precisar usar o comando linha.

terminal

Primeiro, é importante observar que nosso guia usará a área de trabalho como nosso diretório dentro do Terminal. Se você não usa o Terminal, mova o arquivo ou a pasta que deseja compactar para a área de trabalho; caso contrário, siga e defina o diretório para o local do seu próprio arquivo.

Comece navegando para o aplicativo Terminal localizando o utilitário no Finder em "Utilitários" ou pressionando "Cmd + Barra de espaço" para ativar a pesquisa Spotlight no seu Mac e digitando "Terminal".

Depois de abrir o Terminal, você precisa definir seu diretório para informar ao seu Mac onde você estará trabalhando com os arquivos. Como mencionado acima, usaremos a “Área de trabalho” do nosso computador como nosso diretório para este tutorial, portanto, precisamos digitar o seguinte comentário (sem aspas) para mudar para o diretório “Área de trabalho”:

$ cd Desktop/

Quando você pressiona enter, você muda para o diretório Desktop.

Depois de inserir seu diretório e garantir que o arquivo ou a pasta que você deseja zipar e proteger com senha esteja no local apropriado, digite o seguinte comando sem aspas e sem colchetes.

Preencha os colchetes com suas próprias informações: " zip -e ".

Portanto, por exemplo, se você estiver tentando compactar um arquivo com o nome “example.txt”, seu comando exibirá: “ zip -e example.zip example.txt “. Certifique-se de inserir a extensão do arquivo correspondente; aqui, a extensão do arquivo é .txt.

Se você estiver tentando compactar uma pasta, certifique-se de que, em vez de incluir a extensão do arquivo no final do seu comando, inclua “ / * ” para sinalizar ao seu Mac que é uma pasta que você estará compactando.

Se o arquivo que você está compactando tiver espaços no nome do arquivo, elimine-os antecipadamente renomeando-o, coloque o nome do arquivo entre aspas ou inclua um " / " após cada palavra, mantendo o espaço após a barra.

Por fim, verifique se o arquivo zip que você está criando corresponde ao nome do seu arquivo ou pasta original (por exemplo, “exemplo” e “exemplo”), ou então o seu Mac não conseguirá criar o arquivo zip.

Depois de pressionar enter neste comando, você será solicitado a digitar uma senha no Terminal. Você notará que, embora o Terminal tenha um cursor, parece que nada está sendo inserido no campo do seu computador e o terminal não está se movendo.

Isso é totalmente normal e esperado e é tratado como um recurso de privacidade do Terminal. Embora pareça que nada está sendo inserido, o Terminal está rastreando as teclas que você digita.

Como você não pode verificar sua senha para verificar a falta de erros de digitação, tenha o maior cuidado possível ao digitar; um erro de digitação pode tornar seu arquivo zip inacessível. Pressione Enter e digite sua senha novamente para verificar. Se você seguiu cuidadosamente as etapas acima, seu arquivo zip protegido por senha será criado.

Agora, ao tentar abrir seu arquivo compactado, você será solicitado a digitar uma senha. Você pode testar isso tentando descompactar o arquivo que você acabou de criar; você será solicitado com um campo de entrada para sua senha.

Este novo arquivo zip pode ser enviado a qualquer pessoa, independentemente do sistema operacional. Desde que o dispositivo suporte zipar e descompactar arquivos, eles poderão digitar a senha que você compartilha com eles e acessar o conteúdo.

Por fim, vale ressaltar que você sempre pode usar o Terminal para compactar seus arquivos e pastas sem criptografia; basta remover o “-e” do comando, que instruirá o computador a criar um arquivo compactado do arquivo ou pasta original que você designar.

Visualizar arquivos no terminal

Agora que você sabe como usar o Terminal, pode verificar o conteúdo de um arquivo zip sem abri-lo. Como acima, use o Terminal para navegar para a pasta onde está o seu arquivo zip. Em seguida, digite "zipinfo" e pressione enter. A caixa de diálogo resultante mostrará os arquivos dentro do arquivo zip, quando eles foram criados, seus nomes de arquivos originais e seu tamanho original. Essas informações podem ser úteis para determinar se é seguro abrir ou não um arquivo zip.

Aplicativos zip alternativos

WinZip

O WinZip é um dos utilitários mais populares do mundo para compactar e descompactar arquivos. Versões estão disponíveis para a maioria dos sistemas operacionais. Embora tecnicamente considerado shareware, o WinZip contém uma avaliação gratuita para quem usa o programa não comercialmente, o que significa que os consumidores comuns podem usar o aplicativo sem pagar por ele, desde que atendam ao aviso que aparece ao abrir o aplicativo.

O WinZip é um programa sólido para usar com o seu MacBook ou iMac, especialmente se você estiver constantemente compactando e descompactando arquivos e quer algo com um pouco mais de energia. O WinZip pode oferecer isso, mas talvez ainda melhor quando comparado a outros aplicativos, também oferece uma maneira mais fácil de compactar automaticamente arquivos com senhas sem precisar usar o Terminal, facilitando a necessidade de inserir longas linhas de informações.

Se você ainda não possui o WinZip, faça o download aqui. Depois de instalá-lo e configurá-lo no seu Mac - o processo de instalação é simples - verifique se ele está aberto no seu dispositivo. Arraste seus arquivos ou pastas para a tela principal do gerente de projetos do WinZip. No painel Ações, no lado direito da lista, selecione "Criptografar" na lista de opções disponíveis no seu dispositivo.

Clique no botão "+" ou "Adicionar" na parte superior do programa e selecione "Abrir no Finder". Selecione as opções na exibição do Finder e digite a senha de criptografia que deseja usar para o seu arquivo compactado. Clique em “OK” e feche a visualização do Finder, depois clique em “Salvar como” no painel Ação para selecionar um local no seu computador para o seu arquivo compactado. O arquivo zip criado será protegido por senha, e você estará pronto quando o arquivo for salvo.

Keka

O maior problema com o WinZip é que, eventualmente, seu teste gratuito acabará. Então, você terá que pagar mais de US $ 30 apenas por um aplicativo cuja funcionalidade o seu computador possa suportar por conta própria. É aí que as alternativas de código aberto e freeware entram.

Hoje não existe uma opção melhor no mercado do que a Keka. Embora o macOS e o Windows 10 agora possuam alternativas integradas que permitem ignorar o uso de um compressor e extrator de arquivos de terceiros no seu dispositivo, a capacidade de definir facilmente uma senha nos arquivos e pastas zip é o que torna o Keka um ótimo utilitário .

Keka é um utilitário incrivelmente leve no Mac que faz o WinZip parecer antigo e desajeitado em comparação. Depois de instalar o aplicativo baixando o instalador do site deles, basta selecionar .zip no menu superior do aplicativo, marque a opção “Criptografar arquivos”, digite e digite novamente sua senha para verificação nas caixas incluídas.

Se desejar, você também pode criar um arquivo .7z, que possui ferramentas e opções de criptografia mais poderosas, enquanto permite que a maioria dos dispositivos abra facilmente os tipos de arquivos criptografados.

Independentemente da versão dos arquivos compactados que você escolher, depois de inserir sua senha nas caixas inicial e de repetição, você poderá arrastá-los para a caixa de compactação e poderá salvar seu arquivo compactado final. É tão fácil.

Como em qualquer outro compressor baseado em criptografia, você será solicitado a inserir um campo de entrada para inserir suas informações depois de clicar duas vezes no arquivo compactado.

Software alternativo de zipagem

Obviamente, o WinZip e o Keka não são as únicas plataformas disponíveis para uma interface para proteger com senha um arquivo ou pasta compactada. Além desses dois aplicativos de software e das ferramentas oferecidas pelo MacOS usando o Terminal, existem muitas outras ferramentas de terceiros on-line para ajudá-lo a selar suas informações particulares para terceiros.

É importante observar que a criptografia de um arquivo .zip ou .7z não o torna impermeável a rachaduras e lembre-se de que o email não é a plataforma mais segura para enviar e receber informações.

Dito isto, se você deseja pelo menos dar algum tipo de medida de segurança às suas informações privadas ou semi-privadas na Web, a criação de um arquivo compactado protegido por senha é uma maneira fácil de fazer isso - e você economizará algum espaço no seu disco rígido.

Se você gostou deste artigo, poderá encontrar outros artigos de instruções do TechJunkie úteis, incluindo Como

  • Proteger com senha um arquivo zip no MacOS
  • iPhone X: Como baixar e abrir arquivos zip.
  • 25 Atalhos de teclado / teclas de atalho no MacOS

Se você tiver alguma sugestão para compactar ou descompactar arquivos ou tiver alguma sugestão alternativa, deixe um comentário abaixo!

Como proteger com senha um arquivo zip no macos