Anonim

As unidades USB são baratas, confiáveis, portáteis e rápidas. Eles são a maneira ideal de proteger, armazenar, compartilhar ou fazer backup de arquivos. Eles são uma ótima plataforma para pessoas que trabalham em vários computadores no decorrer de um dia; uma unidade possui todos os seus arquivos e programas de trabalho e o usuário pode apenas conectar e reproduzir o dia inteiro. Não é surpresa que essas unidades sejam tão populares entre os usuários em todos os níveis. No entanto, a própria portabilidade e removibilidade das unidades suscitam uma preocupação legítima de segurança - alguém pode retirar a unidade USB de uma máquina e sair com o trabalho da sua vida (ou pior, com suas senhas e registros financeiros) no bolso. Como você pode proteger uma unidade USB com proteção por senha?

Veja também nosso artigo Os 10 melhores adaptadores sem fio USB

Felizmente, o Windows 10 tornou isso muito fácil., Mostrarei como proteger com senha uma unidade USB usando o Windows. Também mostrarei alguns outros métodos para proteger unidades USB. Existem basicamente três maneiras de proteger dados em uma unidade USB; todos os três métodos contam com vários protocolos de criptografia para proteger os dados. Você pode criptografar a unidade inteira, comprar uma unidade flash segura ou criptografar arquivos individuais.

Proteger com senha toda a unidade USB

Proteger a unidade usando o BitLocker

A maneira mais direta de proteger a unidade é proteger com senha todo o dispositivo. Dessa forma, tudo na unidade está protegido e, mesmo se você adicionar novo conteúdo à unidade posteriormente, ele também estará protegido. Existem ferramentas de criptografia de terceiros no mercado que atendem a necessidades especiais, mas para 99% dos usuários do Windows 10, a ferramenta de criptografia integrada é perfeitamente adequada. A ferramenta do Windows 10 é chamada BitLocker e funciona em todos os tipos de unidades, não apenas em unidades USB removíveis.

A proteção de uma unidade leva apenas alguns segundos com o BitLocker.

  1. Insira a unidade USB no seu computador.
  2. Navegue para Este PC no Windows Explorer e clique com o botão direito do mouse na unidade USB.
  3. Selecione Ativar o BitLocker.
  4. Selecione 'Usar uma senha para desbloquear a unidade' e digite uma senha duas vezes.
  5. Selecione Avançar.
  6. Selecione onde ou como deseja receber sua chave de recuperação na próxima janela e selecione Avançar.
  7. Selecione 'Criptografar a unidade inteira' e depois Avançar.
  8. Selecione 'Modo compatível' na escolha de qual tela do modo de criptografia e pressione Avançar.
  9. Selecione Iniciar criptografia.

O ícone do Explorer para a unidade USB agora será alterado para incluir um cadeado. Quando você quiser acessar a unidade, clique duas vezes nela e você será solicitado a fornecer uma senha. Lembre-se de usar uma senha que você possa lembrar ou anote-a em algum lugar seguro, porque sem sua chave de recuperação, essa senha ou uma pilha de supercomputadores, você não poderá descriptografar a unidade.

Proteja a unidade usando o VeraCrypt

Se você deseja proteger sua unidade, mas não confia na Microsoft, pode usar o VeraCrypt, um pacote de software semelhante da empresa de software Idrix. É de código aberto e disponível gratuitamente; você pode fazer doações para apoiar o projeto se você usar o VeraCrypt. O VeraCrypt realmente possui mais recursos que o BitLocker, mas ainda é bastante fácil de usar para proteger uma unidade USB. Em setembro de 2018, o VeraCrypt está na versão 1.23.

Proteger uma unidade é um processo tedioso usando o VeraCrypt, mas não é complexo.

  1. Inicie o aplicativo VeraCrypt digitando "veracrypt" na caixa de pesquisa, selecionando o aplicativo e pressionando Enter.

  2. Clique em "Criar volume", selecione "Criptografar uma partição / unidade que não seja do sistema" e clique em "Avançar".

  3. Selecione "Volume VeraCrypt padrão" e clique em "Avançar".

  4. Clique em “Selecionar dispositivo” e selecione sua unidade USB na lista de dispositivos que aparece, clique em “OK” e depois em “Avançar”.

  5. MUITO IMPORTANTE: Selecione “Criptografar partição no local”. Se você selecionar a outra opção e houver dados em sua unidade, os dados serão substituídos e perdidos. Clique em "Next". Se você estiver protegendo uma unidade vazia, selecione "Criar volume criptografado e formate-o" e clique em "Avançar".

  6. Selecione o método de criptografia e o algoritmo de hash que você deseja usar. Isso é técnico; você pode escolher qualquer uma dessas opções e tudo ficará bem, a menos que a NSA busque seus dados. Clique em "Next".

  7. Confirme o tamanho do volume e clique em "Avançar".

  8. Digite e confirme sua senha e clique em "Avançar".
  9. Decida se você terá arquivos grandes nessa partição ou não, e selecione apropriadamente. Clique em "Next".

  10. Isso é um pouco divertido. Mova o mouse aleatoriamente pela janela enquanto o VeraCrypt randomiza a criptografia. Os movimentos do mouse aparentemente adicionam aleatoriedade às teclas que o programa seleciona. Mova-os até a barra ficar verde e clique em "Formatar".

  11. Confirme o comando format e aguarde. Esse processo leva alguns minutos a uma hora ou mais, dependendo do tamanho da sua unidade, dos dados já existentes e da velocidade do seu computador.
  12. Monte a unidade formatada no VeraCrypt (digitando a senha correta) e sua unidade agora será criptografada e funcional.

Compre uma unidade USB segura

Se você não usa o Windows 10, ou prefere comprar uma unidade USB com segurança baseada em hardware, há opções disponíveis. O mercado oferece uma variedade de opções seguras para drives USB criptografados. Alguns terão chaves físicas na caixa para proteção, enquanto outros precisarão de uma chave de software para desbloquear. A vantagem de uma unidade USB segura é que eles podem incluir criptografia de nível militar. A desvantagem é que eles são volumosos e caros. Onde você normalmente paga US $ 10 por uma unidade USB normal de 32 GB, pode pagar mais de US $ 130 pela mesma unidade segura de capacidade.

A menos que você precise de criptografia de nível militar ou uma solução de hardware específica, eu ficaria longe dessas unidades USB seguras. É difícil justificar o custo quando você pode comprar uma unidade padrão por alguns dólares e usar o VeraCrypt ou BitLocker para fornecer segurança aos dados. O VeraCrypt substituiu o TrueCrypt, um programa de criptografia de código aberto muito eficaz e fácil de usar. Sugiro usar o VeraCrypt se você não tiver a versão Pro ou Enterprise do Windows para criptografar toda a unidade USB.

Proteger com senha os arquivos em uma unidade USB

Se a unidade em si não precisar ser protegida, mas um arquivo ou diretório específico for necessário, você poderá usar a proteção por senha integrada do Windows para proteger os arquivos ou usar uma ferramenta de compactação de arquivos para protegê-la com senha. Por exemplo, você pode proteger com senha a maioria dos documentos do Microsoft Office individualmente. Abra o documento, selecione Arquivo, Informações e Proteger documento nas opções do menu. Selecione a opção Criptografar com senha. Adicione a senha e salve-a. A partir desse momento, toda vez que você tentar abrir o documento, será solicitada a senha.

Se você não tiver a opção de usar criptografia integrada, poderá usar o WinZip ou o WinRAR para compactar o arquivo e protegê-lo com senha. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Adicionar à pasta Arquivo ou Enviar para compactado. Selecione a opção para Definir senha ou proteção por senha, digite e confirme a senha e comprima o arquivo. Sempre que quiser acessar o arquivo, você será solicitado a digitar a senha antes de descompactá-la.

Essas são três maneiras simples, mas muito eficazes, de proteger com senha uma unidade USB no Windows. Tem outras sugestões? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!

Precisa de mais recursos de criptografia? Estamos protegendo você!

Aqui está o guia a ser usado se você precisar criptografar uma unidade em um sistema Windows ou Mac.

Temos uma prévia técnica de uma unidade flash criptografada em hardware.

Aqui está o nosso guia para criptografar seus backups do iOS.

Obviamente, mostraremos como criptografar seu email.

Temos uma explicação / explicação completa sobre o que é a criptografia e como ela pode ajudá-lo.

Como proteger com senha uma unidade USB no Windows