Anonim

O menu Iniciar do Windows 10 apresenta uma nova seção Todos os aplicativos que, por padrão, lista todos os aplicativos instalados no PC do usuário. Embora tenha um nome semelhante à lista "Todos os programas" do Windows 7 e versões anteriores, a lista Todos os aplicativos do Windows 10 não funciona da mesma maneira, com o usuário incapaz de adicionar, remover ou reorganizar aplicativos diretamente diretamente no menu Iniciar. Felizmente, há uma solução alternativa que traz algumas dessas funcionalidades de volta ao usuário, embora inclua algumas advertências importantes. Dito isso, veja como adicionar, remover e organizar a lista Todos os aplicativos no Windows 10.

Uma observação sobre os aplicativos universais

A lista Todos os aplicativos do Windows 10 é o lar de aplicativos tradicionais "desktop" e de aplicativos "universais" da Windows Store. Infelizmente, as etapas descritas nesta dica se aplicam apenas a aplicativos de desktop e não funcionam com aplicativos universais. Você ainda pode remover um aplicativo universal da lista Todos os aplicativos do menu Iniciar, mas precisará desinstalá-lo completamente (clique com o botão direito do mouse na entrada do aplicativo no Menu Iniciar e selecione Desinstalar ).

Embora essa limitação seja restritiva, a notícia relativamente boa é que os usuários podem baixar novamente os aplicativos adquiridos da Windows Store a qualquer momento; portanto, o processo de recuperar um aplicativo universal se você se arrepender de desinstalá-lo posteriormente não deve ser um problema grave. Quando se trata de aplicativos de desktop, no entanto, as etapas abaixo demonstram como você pode, entre outras coisas, remover os ícones da lista Todos os aplicativos enquanto mantém os aplicativos instalados e totalmente funcionais.

Removendo aplicativos da lista Todos os aplicativos

Para remover um aplicativo da área de trabalho da lista Todos os aplicativos do menu Iniciar do Windows 10, vá para Iniciar> Todos os aplicativos e localize o aplicativo em questão. Clique com o botão direito do mouse no ícone e selecione Mais> Abrir local do arquivo .

Observe que você só pode clicar com o botão direito do mouse em um aplicativo e não em uma pasta na qual o aplicativo possa residir. Isso não significa que você não pode remover ou modificar pastas na lista Todos os aplicativos (mostraremos a você daqui a pouco), mas você precisará de um ícone de aplicativo específico para chegar à próxima etapa.

Depois de clicar em Abrir local do arquivo, uma nova janela do Explorador de Arquivos aparecerá, mostrando o atalho do aplicativo. Dependendo de o aplicativo estar disponível para todos os usuários ou limitado à sua própria conta de usuário, você verá um dos seguintes diretórios, respectivamente:

C: ProgramDataMicrosoftWindowsStart MenuPrograms

% appdata% MicrosoftWindowsStart MenuPrograms

As alterações feitas no conteúdo desses diretórios serão refletidas na lista Todos os aplicativos. Por exemplo, queremos remover o Microsoft Access 2016 da nossa lista Todos os aplicativos, mas não queremos necessariamente desinstalar o aplicativo. Usando as etapas acima, podemos localizar o atalho do Access 2016 na pasta “Programas” correspondente e excluí-lo. Quando abrimos a lista Todos os Aplicativos do Menu Iniciar novamente, a entrada do Access 2016 desapareceu.

Você pode remover outros aplicativos, incluindo pastas, do File Explorer para se livrar de aplicativos indesejados que, de outra forma, poderiam encher a sua lista de Todos os aplicativos. Observe, no entanto, que existem certos arquivos e entradas do sistema que você pode ver no File Explorer, mas não na lista Todos os aplicativos. É melhor deixar apenas as entradas que não aparecem na lista Todos os aplicativos, caso o Windows ou outros aplicativos confiem nelas.

Organizando aplicativos na lista Todos os aplicativos

Em vez de excluir aplicativos da lista Todos os aplicativos, alguns usuários podem preferir organizar seus aplicativos em pastas. Isso pode ser feito repetindo as etapas acima para encontrar o local do atalho do aplicativo. Em vez de excluir qualquer aplicativo, no entanto, você pode criar uma nova pasta (ou usar uma pasta existente) e simplesmente arrastar e soltar os aplicativos apropriados.

Por exemplo, todos os nossos aplicativos da Adobe Creative Cloud estão listados na pasta Programas de nível superior, mas podemos movê-los todos para uma pasta “Adobe” para limpar nossa lista Todos os aplicativos, mantendo o acesso fácil aos nossos aplicativos da Adobe.

As pastas na lista Todos os aplicativos não precisam se limitar a determinados desenvolvedores, é claro. Os usuários podem criar pastas personalizadas como "Jogos" ou "Trabalho" e preenchê-las com a lista de aplicativos desejada. Você também pode renomear aplicativos ou pastas no File Explorer e fazer com que as alterações sejam refletidas na sua lista Todos os aplicativos.

Quando terminar de organizar o Menu Iniciar no Windows 10, você poderá pesquisar e encontrar conteúdo e aplicativos mais rapidamente do que nunca. Para mais dicas e truques do Windows, fique atento ao TechJunkie.com. Se você deseja um bom lugar para começar, nosso guia para acelerar o Windows 10 permite sobrecarregar o computador e revitalizar o hardware mais antigo.

Como organizar e remover aplicativos da lista 'todos os aplicativos' do menu Iniciar do Windows 10