Embora o MacOS e o Windows sejam bastante semelhantes quando se trata de executar tarefas básicas como navegação na web, assistir Netflix e escrever documentos, existem algumas diferenças importantes na maneira como cada sistema operacional lê, grava e instala arquivos e aplicativos. Enquanto os dispositivos Windows usam arquivos .exe para "executar" uma ação, o Mac OS possui seus próprios tipos de arquivos especiais que permitem executar todo tipo de tarefa. Por exemplo, um arquivo .pkg pode ser instalado no seu MacBook ou iMac, enquanto um arquivo .dmg permite clonar unidades existentes para mover informações e outros conteúdos entre as máquinas.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Obviamente, se alguém lhe fornecer um arquivo .dmg e você trabalha principalmente no Windows, você pode se preocupar em como abrir essas imagens de unidade no seu computador. Embora o Mac OS permita que você navegue até a unidade no Finder para montar o arquivo como uma unidade removível, o Windows pode ter alguns problemas - especialmente porque o Windows não foi projetado para ler e usar arquivos .dmg em primeiro lugar.
Neste guia, veremos como usar arquivos .dmg no Windows, para que você possa, no mínimo, visualizar dentro da unidade para obter e possivelmente recuperar informações. Vamos mergulhar!
Abra um arquivo DMG no Windows
Embora não haja muito o que fazer com um arquivo .dmg no Windows, existem maneiras de abrir a plataforma no seu computador. Apesar das diferenças entre o núcleo do Mac OS e o Windows 10, os arquivos .dmg podem ser lidos com a ajuda de aplicativos de terceiros.
Para abrir um arquivo .dmg, optamos pelo 7-Zip, uma das maneiras favoritas de extrair arquivos no Windows. É uma ferramenta poderosa de código aberto, mas está longe de ser o único aplicativo no mercado hoje. Se o 7-Zip não funcionar, o DMG Extractor e o Apple Disk Image Forensics poderão ajudá-lo. Usando o 7-Zip, seguimos estas etapas:
- Baixe e instale o 7-Zip ou extrator alternativo, se você ainda não o tiver.
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo DMG no Windows Explorer e selecione Extrair.
- Extraia o arquivo em algum lugar seguro. Pode levar um tempo para o seu computador executar essa ação, pois o arquivo pode ser enorme. Você também precisará de espaço livre suficiente no disco rígido.
- Abra a pasta 7-Zip criada para navegar pelo conteúdo.
Embora isso não ajude você a fazer muito com o conteúdo real na unidade, você pode usar o 7-Zip para visualizar o conteúdo na própria imagem do disco. Se o 7-Zip tentar extrair seu arquivo, tente clicar com o botão direito do mouse e usar a opção Abrir arquivo.
Converta um arquivo DMG em um ISO
Se você absolutamente precisar acessar o conteúdo de um arquivo .dmg no seu computador com Windows, será necessário convertê-lo em um arquivo ISO. Isso permite montá-lo normalmente usando o programa ISO de sua escolha. Para fazer isso, você precisará de uma ferramenta de conversão como AnyToISO, WinArchiver ou PowerISO. A maioria dos conversores ISO não é gratuita ou oferece camadas paga e gratuita. Lembre-se de que pode ser necessário usar uma versão Lite do aplicativo ou atualizar para uma versão paga para inserir o conteúdo do arquivo.
Usando AnyToISO
- Baixe e instale o seu conversor de escolha.
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo DMG e selecione 'Converter em … iso'. O nome do arquivo dependerá do nome do seu arquivo DMG.
- Diga ao programa onde armazenar o ISO e selecione Iniciar.
- Permita que o programa converta o arquivo. Pode levar apenas 10 minutos ou mais, dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade do seu computador.
Usando o PowerISO
- Baixe e instale o PowerISO.
- Abra-o, selecione Ferramentas e Converter.
- Defina o arquivo DMG como a origem e defina um destino.
- Selecione OK para iniciar o processo.
Após a conclusão do processo, você deverá ter um arquivo ISO totalmente funcional que possa montar no Windows. Você deve poder ver o que o arquivo contém e verificar o tamanho e as propriedades do arquivo. No entanto, você não poderá fazer nada com o conteúdo, pois eles não funcionarão no Windows. Agora você tem um ISO, pode montá-lo em uma VM e tentar carregar uma máquina virtual MAC OS. Isso funcionará apenas se o DMG for um arquivo de imagem completo e não danificar ou perder nenhum componente. Você realmente descobrirá isso quando tentar instalá-lo. Existem maneiras melhores de carregar o Mac OS X em uma VM, mas essa funcionará se o arquivo DMG estiver completo.
Você não encontrará arquivos DMG no Windows com frequência, a menos que esteja tentando criar uma máquina virtual hackintosh ou Apple. No entanto, se você se deparar com um desses arquivos em suas viagens, agora você já sabe o que fazer com ele!
Existem outras técnicas para trabalhar com arquivos DMG no Windows? Compartilhe-os abaixo!