Se você usa muito o laptop ou o PC de mesa, provavelmente tem uma ou duas perguntas sobre a quantidade de energia que está usando. Muitos usuários têm seus PCs rodando 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas é claro que muito tempo também pode ficar ocioso enquanto não o estiver usando.
Veja também o nosso artigo As 5 melhores alternativas gratuitas e acessíveis ao Quicken
Em grande escala, o seu PC geralmente não está usando tanta energia. No entanto, ainda é bom ter uma estimativa do seu consumo de energia, especialmente em hardware mais antigo e com menor consumo de energia.
Como medir o consumo de energia do seu PC
Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso. A maneira mais precisa de fazer isso é com uma ferramenta como Kill-A-Watt, que se conecta à tomada e fornece uma alimentação em tempo real do uso de energia. Existem algumas outras ferramentas como essa por aí (então você não precisa usá-la), mas o Kill-A-Watt parece ser o mais respeitável. No entanto, você pode não querer gastar dinheiro.
Nesses casos, você pode ser atendido por uma ferramenta como a Power Supply Calculator, que é usada para PCs de mesa e mede o consumo de energia ao identificar componentes de hardware.
Pergunte à sua empresa de eletricidade o custo do uso de energia
Depois de descobrir quanta energia seu computador está usando, você pode descobrir quanto paga por essa energia. (A maioria das empresas de energia mede em kWh - use esta calculadora para converter watts em kWh.) Depois de saber o número de kWh que consome mantendo o PC ligado, você pode medir com precisão quanto deve pagar por mantê-lo ligado.
Espere que o valor final flutue um pouco, é claro.
Fazendo a matemática
Finalmente, é hora de você apenas sentar e fazer as contas. Depois de conhecer seu consumo médio de kWh em um dia, multiplique por 30 e depois multiplique por quanto você paga por kWh. Isso deve colocar você na faixa de preço que está pagando pela energia do seu PC.
Eu sou principalmente um escritor, por isso sou péssimo em matemática. Aqui está minha idéia de como uma fórmula como essa pode parecer:
Custo total por mês = kWh por dia x 30 x Custo por kWh
E lá vai você! Com este artigo, esperamos que você saiba quanta energia consome regularmente. Se esse cálculo não lhe parecer bom, talvez seja hora de começar a reconsiderar seus hábitos de uso do PC. Para mim, porém, não é grande coisa.
E se você? Sinta-se à vontade para comentar nos comentários abaixo.