O Dock é um dos recursos essenciais do sistema operacional Mac OS X da Apple. Isso torna o uso do Mac muito mais fácil e mais simples. As versões mais recentes do sistema operacional sofreram alterações no comportamento do Dock quando vários monitores estão conectados ao computador.
, investigaremos como movê-lo para outro monitor. Também abordaremos o básico das configurações de vários monitores.
Mac e vários monitores
Os laptops Mac têm suporte para vários monitores já há muito tempo. No entanto, a Apple mudou a maneira como você pode configurá-los e o que você pode fazer com eles ao longo dos anos. Alguns recursos foram introduzidos apenas para serem descartados após uma ou duas versões, enquanto outros travaram e foram aprimorados com o tempo.
Por exemplo, a barra de menus costumava ser exibida apenas no monitor principal. No entanto, com a introdução do OS X 10.9 Mavericks, o seu Mac começaria a exibi-lo em todos os monitores conectados. A barra só estaria ativa no monitor atualmente ativo, enquanto acinzentada em outros monitores.
Com a introdução do OS X El Capitan, agora você pode mover o Dock para uma tela secundária sem alterar as configurações da tela principal. Todas as versões subseqüentes, incluindo Sierra, High Sierra e Mojave, oferecem suporte a essa função.
Como mover o Dock
Mover o Dock para uma tela não primária em um laptop Mac é fácil. O método é idêntico para Mavericks, El Capitan e todas as versões posteriores. Se você estiver executando o Mountain Lion, Lion ou qualquer versão anterior do OS X, não terá sorte no que diz respeito a esse pequeno recurso.
Aqui está como você pode usá-lo:
- Mova o mouse ou o trackpad para um monitor não primário. Se você tiver três, quatro ou mais monitores conectados, mova o cursor para qualquer um deles.
- Mova o cursor para a parte inferior da tela, aproximadamente para a posição em que o Dock deve aparecer na tela do Mac.
- Aguarde alguns segundos até que o Dock apareça abaixo do cursor.
- O Dock agora está ativo e pronto para uso neste monitor.
Lembre-se de que você pode usar esse método para mover o Dock para qualquer monitor de sua escolha apenas repetindo essas etapas.
Há muita especulação sobre o motivo pelo qual o Dock não aparece automaticamente quando você move o cursor do mouse ou do trackpad para uma exibição não primária. Nossa opinião sobre isso é que a Apple decidiu que uma tentativa de tornar a experiência do usuário mais suave e com menos distrações visuais.
Dessa forma, você sempre pode convocar o Dock quando e onde precisar em questão de segundos. Você não precisa pensar onde fica o Dock ou qual é a sua tela principal. Da mesma forma, o Dock não pula em você quando você se move para outra exibição. Em vez disso, aguarda pacientemente em segundo plano até que seja necessário.
Como alterar a exibição principal
Enquanto estamos nisso, é melhor esclarecer como definir e alterar a tela principal em um Mac. Lembre-se de que as etapas reais e as opções disponíveis podem ter mudado um pouco ao longo do tempo e entre todas as diferentes versões do OS X lançadas ao longo dos anos. No entanto, o processo permanece praticamente o mesmo. Veja como alterar a exibição principal no Mac OS X:
- Clique no menu Apple.
- Vá para Preferências do sistema.
- Agora, clique em Monitores.
- Quando a seção Monitores for aberta, você deverá clicar na guia Arranjo.
- Clique na barra branca na parte superior do ícone da tela principal e arraste-a para a tela que você deseja definir como principal.
Se desejar organizar as exibições, você pode arrastar os ícones da exibição até que correspondam à organização da esquerda para a direita dos monitores físicos. Quando você seleciona uma tela e começa a movê-la, uma borda vermelha aparece ao redor do ícone e da tela do monitor real.
Outro aspecto a ter em mente é que, desde a introdução da versão Mavericks, todos os monitores exibem a barra de menus. No entanto, é usado para designar a exibição principal nas configurações de exibição.
Estenda sua exibição principal
O Mac OS X também permite que você estenda sua tela principal ao monitor externo. Veja como funciona:
- Clique no menu Apple.
- Selecione Preferências do Sistema.
- Clique em Monitores.
- Se estiver marcado, desmarque a caixa de seleção Espelhar telas.
The Free Dock
Algumas pessoas pensam que a decisão da Apple de fazer com que o Dock apareça perfeitamente quando necessário melhora muito a experiência do usuário. Alguns usuários, por outro lado, acham isso confuso.
De que lado você está? Esse é um bom recurso que a Apple deve manter para versões futuras ou algo que precisa ser descartado? Qual é a sua opinião sobre isso? Certifique-se de nos dar seus dois centavos na seção de comentários abaixo.