Anonim

Montar e gravar um ISO pode parecer intimidador a princípio, mas é bastante fácil e realmente muito útil. Um arquivo ISO - mais freqüentemente chamado de imagem ISO - é essencialmente um instantâneo ou cópia de todos os dados armazenados em um disco óptico, como um CD ou DVD. Eles são usados ​​de várias maneiras diferentes, mas um uso comum é montar a imagem ISO e gravá-la em um disco, essencialmente fornecendo uma réplica do disco original. Portanto, em teoria, você pode gravar uma cópia do Windows 10 em um disco e instalar o sistema operacional dessa maneira.

Esse é apenas um exemplo - existem muitos outros usos para imagens ISO. Siga-o e mostraremos como você pode montar um ISO e até guiá-lo por algumas de suas aplicações.

O que são arquivos ISO?

Como mencionamos, uma imagem ISO é um instantâneo de um CD ou DVD. Os usos mais comuns para uma imagem ISO são gravar os dados em um CD-R ou DVD-R em branco. Ao fazer isso, você está criando uma cópia idêntica do disco original. Ele ainda carrega o arquivo original e as informações da etiqueta de volume.

Esses arquivos ISO não são compactados e não contêm nenhum formato específico de contêiner. Com isso em mente, as imagens ISO podem ser extremamente grandes no tamanho do arquivo. Eles são um clone de setor por setor dos dados no disco óptico original, e todos esses dados são realmente armazenados em um arquivo binário. Ele ainda contém a imagem binária do sistema de arquivos do disco óptico e é copiado exatamente como está no disco. Portanto, quando você grava a imagem ISO em um novo CD-R ou DVD-R em branco, está realmente obtendo um clone exato do disco original, até as informações do sistema de arquivos.

Geralmente, com um arquivo ISO, você verá que tem a extensão de arquivo .iso . Às vezes você pode vê-lo como .img e .udf também. Quando se trata da extensão .img, você provavelmente está obtendo um conteúdo ligeiramente diferente, mas com a extensão .udf, é uma indicação de que o sistema de arquivos é UDF e não o ISO 9660 da .iso . Existem outros tipos de arquivos de imagem também - MDS / MDF, BIN / CUE, CCD e NRG - mas na maioria das vezes, você encontrará o .iso .

Vale ressaltar que os arquivos ISO podem ser manipulados um pouco mais do que apenas gravá-los em um disco. Eles podem funcionar de maneira semelhante a um arquivo ZIP, pois você pode abrir e copiar o conteúdo da imagem ISO para outra pasta. Você também pode montar uma imagem ISO e acessá-la como um dispositivo - você pode até montá-la em uma unidade flash!

Como montar uma imagem ISO

O interessante do Windows 8 e Windows 10 é que eles vêm com suporte nativo para a montagem de uma ISO, enquanto as versões anteriores do Windows exigem ferramentas de terceiros para montagem. De fato, essas versões mais recentes do Windows tornam extremamente fácil montar um arquivo de imagem de disco como este.

Depois que o arquivo ISO é baixado no seu computador, para montá-lo, basta clicar duas vezes no arquivo ou clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar “Montar”. Uma vez montado, você verá uma nova unidade aparecer em "Este PC" no Gerenciador de Arquivos. Para desmontar, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Ejetar”. Você pode seguir estas etapas para montar e desmontar imagens ISO, conforme necessário.

Obviamente, o Windows 10 oferece apenas funcionalidade interna para arquivos de imagem ISO e VHD. Se você quiser expandir um pouco a funcionalidade, precisará baixar um programa de terceiros como o WinCDEmu, que permite montar arquivos de imagem MDS / MDF, BIN / CUE, CCD NRG e IMG. É um programa de montagem gratuito e de código aberto, para que você não precise desembolsar nenhum dinheiro extra por isso.

Para que você pode usar um arquivo ISO?

Primeiramente, alguém usaria um ISO para gravá-lo em um disco. Por exemplo, a Microsoft venderá sistemas operacionais inteiros em um formato ISO. Você pode pegar esse ISO, gravá-lo em um disco e, em seguida, fazer com que o computador inicialize a partir desse disco para instalar, por exemplo, o Windows 10. Da mesma forma, você pode gravar a ferramenta de recuperação de senha Ophcrack (que também é essencialmente um sistema operacional inteiro) para um disco. Outro exemplo - existem muitos programas antivírus inicializáveis ​​que você pode gravar em um disco e usá-lo dessa maneira - o Bitdefender é apenas uma dessas ferramentas.

Como mencionamos anteriormente, você nem sempre precisa gravar um ISO em um disco. Você pode usar outros programas - como o Rufus - para montar um ISO em uma unidade flash e criar um USB inicializável dessa maneira. Imagens ISO não são usadas apenas para software inicializável. Alguns softwares vêm na forma de um formato ISO, mas não foram projetados para serem inicializáveis. O Microsoft Word, por exemplo, está disponível no formato ISO, mas foi projetado para ser gravado e / ou montado. Como ele deve ser executado no Windows, não há necessidade de instalá-lo no seu PC e inicializá-lo.

Como gravar uma imagem ISO

Se você estiver no Windows 7, Windows 8 ou Windows 10, também é muito fácil gravar uma imagem ISO em um disco. É tão simples quanto baixar o ISO para o seu computador, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Gravar imagem do disco”. A partir daí, basta seguir o assistente que o orienta no processo. Você precisará selecionar o gravador de disco, mas verifique primeiro se há um CD ou DVD em branco.

Depois de pressionar “Gravar”, o processo pode demorar bastante, embora às vezes seja mais rápido, dependendo do tamanho do arquivo ISO.

Vídeo

Encerramento

Espero que tenhamos ajudado a entender um pouco mais o que são os arquivos ISO, como você os monta e em quais aplicativos eles são usados. Até hoje, as imagens ISO ainda são uma opção de arquivo muito conveniente para todos os tipos de software.

Como montar e gravar uma imagem iso no windows 10