Anonim

Se você está se transformando em um usuário avançado do Mac, pode estar interessado em saber sobre o Activity Monitor. Funciona como o Gerenciador de Tarefas e o Monitor de Recursos no Windows e rastreia recursos em todo o sistema. Está presente nas versões mais recentes do MacOS e é uma ferramenta muito útil para monitorar o uso da CPU e outras estatísticas.

Usando o Activity Monitor, você pode identificar rapidamente aplicativos ou programas que consomem recursos e ver exatamente o que está acontecendo no seu iMac ou MacBook. É um ótimo utilitário para entender, que é este o objetivo deste tutorial.

Monitor de Atividade

Para iniciar o Activity Monitor, selecione Aplicativos, Utilitários e Activity Monitor. Você verá uma janela grande mostrando o uso da CPU com uma exibição de rolagem dos aplicativos usando porcentagens do tempo da CPU em ordem decrescente. Atualmente, o aplicativo ou processo listado na parte superior está usando mais CPU. Clique no cabeçalho do menu% CPU para alterar a ordem.

Na parte superior da janela do Monitor de Atividade, há cinco guias, CPU, Memória, Energia, Disco e Rede (as guias estão na parte inferior nas versões mais antigas do MacOS). Todos eles se relacionam com diferentes recursos no seu Mac e devem ser amplamente auto-explicativos. Se você deseja ver quais programas usam mais RAM, clique na guia Memória. Se você quiser ver o que está queimando a bateria do seu MacBook, clique na guia Energia. Para utilização do disco (não armazenamento total), clique em Disco e, para a atividade de rede atual, clique em Rede.

Monitorar o uso da CPU no Mac

Para monitorar o uso da CPU em um Mac, mantenha o Activity Monitor na guia CPU. Você pode assistir o uso total da CPU de aplicativos individuais na lista e a utilização total no pequeno gráfico na parte inferior chamado Carga da CPU. Também na parte inferior, você pode ver qual porcentagem de CPU está sendo usada atualmente pelo sistema e pelo usuário e pelo processo inativo.

O processo inativo é um loop de software que mantém a CPU funcionando quando não é necessária. Os processadores de computador não podem sentar-se e não fazer nada ou travam. Um processo inativo é um loop de software de baixo nível que o mantém ocupado quando não é exigido por outros processos.

O outro lado da janela é uma lista de threads e processos ativos no momento.

Se você quiser saber mais sobre um processo específico na lista, clique duas vezes nele. Uma nova janela aparecerá listando o processo, processo pai, porcentagem de CPU que está usando, o usuário que está utilizando o processo e uma série de estatísticas em torno desse processo. Se você ver um processo listado que não pode ser identificado facilmente, use esta janela para descobrir o 'proprietário', ou seja, qual programa maior ou processo em segundo plano o está usando. Isso é muito útil na solução de problemas.

Se você precisar encerrar um processo, clique em Quit nesta janela e confirme ou Force For Quit. Isso encerrará o processo imediatamente. Isso pode ser útil se você estiver solucionando problemas de recursos ou tentando fechar um aplicativo que não responde. Tenha cuidado com o que você fecha!

Monitorar o uso da RAM no Mac

A guia Memória funciona da mesma maneira que a CPU. Ele lista todos os processos atualmente utilizando memória em ordem decrescente. Você pode assistir as estatísticas da memória na parte inferior da janela e ficar de olho na memória usada, armazenar em cache, trocar arquivos e muito mais. Você também pode observar quanta "pressão" sua RAM está sendo submetida, o que é uma medida de quanto ela está sendo usada no momento.

Também como a CPU, se você clicar duas vezes em um processo, ela abrirá uma janela mais detalhada, destacando todos os aspectos desse processo. Isso inclui quanta memória real e virtual está sendo utilizada. As opções Sair e Forçar encerramento também estão disponíveis aqui.

Monitorar o uso de energia no Mac

A guia Energia é mais útil para os proprietários de MacBook do que o iMac. Mostra a utilização atual da bateria ou energia em tempo real. Ele também lista os programas que usam mais energia em ordem decrescente. Essa guia lista a energia usada, com a soneca ativada ou não e se o aplicativo impedirá que o laptop durma.

O uso geral de energia é mostrado no gráfico na parte inferior da janela.

Monitorar o uso do disco no Mac

O uso do disco é praticamente o mesmo. Essa guia se preocupa com leituras e gravações de disco, em vez de usar o espaço em disco. Ele mostra quais aplicativos e programas estão lendo ou gravando no disco em ordem decrescente. Isso pode ser útil se você vir 100% de erros de utilização do disco.

Como as outras guias, clique duas vezes em uma entrada da lista para ver mais informações ou para forçar o encerramento de um processo. Os gráficos na parte inferior mostram o total de leituras e gravações, entrada / saída atual do disco e uso total do disco para a sessão.

Monitorar o uso da rede no Mac

Por fim, a guia Rede. Como as outras guias, a Rede mostra a utilização atual da rede em ordem decrescente. Ele mostra bytes e pacotes enviados e recebidos, o PID do processo que está executando a atividade e o usuário conectado. Os gráficos na parte inferior mostram o total de pacotes entrando e saindo, os pacotes atuais entrando e saindo e a quantidade total de dados enviados e recebidos para a sessão.

Novamente, como nas outras guias, você pode clicar duas vezes em uma entrada para aprender mais sobre ela e sair ou forçar o encerramento, se necessário. As estatísticas de rede são mais úteis para administradores ou proprietários de laptops que usam celulares conectados, mas também podem ser úteis para verificar exatamente o que está falando com quem na sua rede.

O MacOS faz um bom trabalho no gerenciamento de recursos do sistema sem intervenção humana, mas também oferece a chance de fazer mais. O Activity Monitor é um aplicativo muito elegante que ajuda a gerenciar seu sistema com muita eficiência. Se você mora no seu Mac ou com ele, pode valer a pena conhecer o Activity Monitor. Você nunca sabe quando isso pode ajudá-lo a solucionar um problema ou isolar um aplicativo com erro.

Você usa o Activity Monitor? Tem algum truque legal que eu não mencionei aqui? Deixe-nos saber abaixo se você faz!

Como monitorar o uso da CPU no mac