O Microsoft Windows pode não ser tão ajustável quanto o Linux, mas é bastante personalizável. Isso inclui até as coisas mais simples e aparentemente mais triviais que podem parecer gravadas no mais recente sistema operacional da Microsoft. Na verdade, se você não sabe para onde procurar, o Windows pode ficar um pouco esmagador, mas saber como configurar e usar coisas como a barra de tarefas e a bandeja do sistema corretamente pode mostrar que é fácil conseguir o controle.
Você provavelmente sabe tudo sobre a bandeja do sistema no Windows, mas sabia que quase todos os programas e janelas continuam funcionando na bandeja? Se você não conhecia essa opção legal de personalização, não poderá obter o suficiente.
Tire uma carga da barra de tarefas
Portanto, como você sabe, por padrão, quando você minimiza um programa ou uma janela, ele acaba na barra de tarefas. Uma vez minimizada, uma janela pode ser facilmente restaurada com um simples clique do mouse (ou toque na tela). Como usuário do Windows, no entanto, você provavelmente já sabe com que rapidez a barra de tarefas pode ser preenchida - quase tão rapidamente quanto as guias do navegador se acumulam.
Minimizar alguns (ou todos) aplicativos na área da bandeja do sistema (ao lado do relógio, você sabe qual) pode ajudar muito aqui. Não deixe o Windows decidir suas preferências para você, aprenda como fazê-lo!
Baixe um aplicativo
Infelizmente, esse recurso não está embutido no Windows. Mas existem soluções alternativas. Aqui estão alguns aplicativos úteis que ajudarão você a aliviar a carga da barra de tarefas:
- RBTray - Bastante leve e simples de usar. Uma vez instalado, clicar duas vezes nele ativará o plano de fundo. Simples assim.
- MinimizeToTray - Essa configuração requer algumas configurações, mas as opções que ela oferece valem mais que isso. Por um lado, você pode fazer uma lista dos aplicativos que deseja minimizar para a bandeja. Os outros ainda minimizarão a barra de tarefas, o que é bastante impressionante para evitar a confusão do espaço de trabalho virtual.
Por que minimizar a bandeja?
Minimizar um aplicativo ou janela para a bandeja possui benefícios exclusivos que podem refletir diretamente no desempenho do seu trabalho ou no do seu próprio PC. Não se engane, minimizar a bandeja pode beneficiar tanto as pessoas que dependem muito dos computadores para o trabalho, quanto as que usam o PC de maneira mais casual.
Computadores de trabalho
Se você trabalha principalmente em um PC, é provável que a bagunça na área de trabalho virtual seja um grande problema para você. Mesmo se você tiver duas ou mais telas conectadas, a confusão de ícones minimizada pode prejudicar sua produtividade ou refletir negativamente sobre seu trabalho de alguma outra maneira.
Por outro lado, e isso é especialmente verdadeiro se o seu trabalho é baseado no uso de software que não perdoa o seu hardware, a minimização da bandeja pode e fará o seu PC funcionar mais rapidamente. Minimizar os aplicativos na bandeja reduzirá o impacto no sistema.
Uso casual
Como um usuário casual de PC, ou alguém cujo trabalho depende apenas parcialmente de trabalhar em um computador, talvez você não se preocupe em minimizar tanto a confusão. Mas não faria mal manter o computador em perfeito estado e com desempenho a 100% o tempo todo, independentemente de você.
Bem, janelas minimizadas são apenas isso - minimizadas. Eles continuam sobrecarregando sua CPU e RAM.
Isto é especialmente importante para a multidão de jogadores. Você pode não se importar com a estética de ter muitas janelas abertas, mas quando o jogo começar a gaguejar e a ficar lento, você terá a opção de minimizar a bandeja do sistema.
Minimize o Windows do seu navegador
Embora os aplicativos mencionados sejam bem organizados, mas se a maior parte do seu trabalho gira em torno da navegação na Web, você realmente não precisa dos aplicativos para começar. Você sabia que pode minimizar o Firefox e o Chrome na bandeja usando extensões legais para cada um dos dois navegadores? Você pode fazer exatamente isso, o que é especialmente impressionante para quem não é fã de baixar aplicativos de terceiros para seus computadores.
Considerações finais: a barra de tarefas ou a bandeja?
Depende de você, realmente, mas por que usar apenas uma das duas soluções minimizadoras? Quando combinados, os dois podem se transformar em verdadeiros desorganizadores, então use-os juntos para fazer o seu trabalho sem problemas. Aqui está uma idéia: use a barra de tarefas para aplicativos que não sobrecarregam demais sua CPU e RAM e atribua o software mais exigente à bandeja.
Você tem outros combos legais que podem ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo seus desktops virtuais? Como você usa o combo bandeja-barra de tarefas? Sinta-se à vontade para postar suas próprias dicas e truques de produtividade na área de trabalho na seção de comentários abaixo!