Anonim

As unidades de rede são uma excelente maneira de compartilhar dados e recursos. Uma vez preservado os negócios, qualquer pessoa pode compartilhar mídia através de uma rede de maneira rápida e fácil com o Windows. Contanto que você tenha um PC e outro dispositivo que compartilhem a mesma rede, é possível compartilhar ativos entre eles. Aqui está como mapear uma unidade de rede no Windows.

Consulte também o nosso artigo Disco rígido externo que não aparece no Windows? Aqui está como corrigi-lo

O que é uma unidade de rede?

Uma unidade de rede é essencialmente qualquer disco rígido ou unidade de mídia que pode ser compartilhada em uma rede. É necessário ter o compartilhamento ativado para que outros dispositivos leiam dados nele. As unidades de rede são amplamente utilizadas nos negócios para permitir que vários usuários compartilhem dados entre eles, mas eles também têm usos domésticos.

Se você possui um servidor de mídia, as unidades de rede são essenciais para compartilhar essa mídia. Se você possui NAS (Network Attached Storage), também é uma unidade de rede. Você também pode compartilhar outros recursos, como impressoras em rede, mas este guia se concentrará em unidades e arquivos.

Para uma rede doméstica funcionar, você precisará de dois dispositivos que compartilhem o mesmo intervalo de IP. Isso geralmente é controlado pelo seu roteador. Se ele usa DHCP e aloca endereços IP automaticamente, eles já estarão no mesmo intervalo de IPs. Se você alocá-los manualmente ou tiver várias redes, precisará disponibilizar todos os dispositivos entre si, através de redes ou no mesmo.

Este guia pressupõe que você tenha uma rede e todos os dispositivos estejam nela.

Mapear uma unidade de rede no Windows 10

O mapeamento de uma unidade de rede no Windows 10 é simples e agradável. Para fazê-lo funcionar, você precisa configurar a unidade de rede para ser compartilhada e saber o logon da máquina à qual está conectada. Parte da configuração requer que o login seja concluído. Se a unidade não for compartilhada, você não poderá acessá-la remotamente.

Para configurar o compartilhamento em outro computador:

  1. Abra o Explorer na área de trabalho que contém a unidade ou pasta que você deseja compartilhar.
  2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou na unidade e selecione Propriedades.
  3. Selecione a guia Compartilhamento e selecione Compartilhamento avançado.
  4. Marque a caixa ao lado de Compartilhar esta pasta (ou unidade).
  5. Clique OK.

Isso permitirá que outros usuários visualizem arquivos na unidade selecionada ou na pasta selecionada. Se você deseja que as pessoas possam mover, adicionar ou alterar arquivos e pastas, marque 'Alterando permissões de compartilhamento' na parte inferior deste guia para habilitá-lo.

Para mapear a unidade de rede:

  1. Abra o Explorer na área de trabalho.
  2. Selecione Este PC no menu esquerdo e Computador no menu superior.
  3. Selecione Mapear unidade de rede.
  4. Escolha uma letra de unidade para a unidade de rede no menu suspenso.
  5. Clique em Procurar ao lado de Pasta ou digite o endereço de rede da unidade de rede.
  6. Verifique se a caixa de seleção está marcada ao lado de Reconectar ao fazer login.
  7. Clique em Finish.

Agora você deve ver sua nova unidade de compartilhamento aparecer com as outras unidades no Windows Explorer. Agora você pode navegar como faria em qualquer unidade conectada.

O endereço de rede de um compartilhamento pode estar no formato de endereço IP ou como um nome de compartilhamento. Por exemplo, '\ 192.168.1.7 \ Sharedfolder' ou '\ MySpareComputer \ Sharedfolder'.

Alterando permissões de compartilhamento

Se você estiver configurando um servidor de mídia ou uma configuração de streaming em casa, o método mostrado acima funcionará bem. Se você deseja alterar arquivos na unidade de rede, você tem um pouco mais de trabalho a fazer. Por padrão, qualquer compartilhamento permite apenas que usuários remotos tenham acesso somente leitura. Isto é por segurança. Se você deseja mover, adicionar ou alterar arquivos, precisa de permissão de gravação.

  1. Abra o Explorer na área de trabalho que contém a unidade ou pasta que você deseja compartilhar.
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta ou unidade que você compartilhou e selecione Propriedades.
  3. Selecione Compartilhamento, Compartilhamento Avançado e Permissões.
  4. Marque a caixa ao lado de Controle total e / ou Alterar.
  5. Selecione Aplicar e depois OK.

Isso concederá todos os direitos sobre arquivos e pastas na unidade compartilhada a qualquer pessoa que se conectar a ela. Você pode restringir isso a usuários específicos, mas isso está um pouco fora do escopo deste guia. Apenas certifique-se de que quem tem acesso à sua unidade de rede saiba quais arquivos tocar e quais deixar em paz!

Se tudo correr bem, agora você deve ter uma unidade de rede totalmente funcional que possa ser acessada de dentro da rede. Ele não poderá ser acessado de fora e você precisará fazer login nele com as credenciais da máquina, para que fique totalmente seguro do mundo externo.

Como mapear uma unidade de rede no Windows