Anonim

Mapear uma unidade de rede é o processo de vincular seu Mac a um dispositivo de armazenamento conectado à rede. Diferentemente do hardware instalado, o OS X não detecta automaticamente os dispositivos de rede; precisamos instalá-los e configurá-los antes que possamos usá-los. É uma etapa extra ligeiramente inconveniente com a qual muitas pessoas que são novas no OS X não estão familiarizadas, então aqui está como mapear uma unidade de rede no Mac.

Consulte também o nosso artigo Como proteger um arquivo zip com senha no MacOS

Seja você um usuário corporativo ou doméstico, o armazenamento em rede é um excelente recurso. Para as empresas, o armazenamento em rede vem na forma de armazenamento do servidor, SANs (Storage Area Network), NAS (Network Attached Storage) e serviços em nuvem. Os usuários domésticos podem utilizar as mesmas tecnologias, mas teriam menos uso ou orçamento para SANs e são mais propensos a usar NAS ou armazenamento em nuvem.

O que é uma unidade de rede?

Se você é um novato em computadores, devemos abordar o básico primeiro. Então, o que é uma unidade de rede? O que é uma SAN e NAS e o que eles podem fazer por você?

Uma unidade de rede é qualquer tipo de armazenamento conectado a um roteador. Geralmente, eles são constituídos por computadores que atuam como servidores para fornecer armazenamento, um NAS ou SAN. Um dispositivo NAS pode ser tão simples quanto um disco rígido externo conectado ao roteador doméstico ou tão complicado quanto um dispositivo NAS dedicado com seu próprio hardware e várias unidades. De qualquer forma, o dispositivo se conecta ao seu roteador via Ethernet e disponibiliza suas unidades para usuários autorizados. É uma ótima maneira de ter armazenamento central que todos possam usar.

Uma SAN é essencialmente um NAS mais complicado que pode ter várias unidades disponíveis na rede. Normalmente, eles não são usados ​​em um ambiente doméstico, considerando que esse tipo de armazenamento geralmente não é necessário e não é barato.

O NAS é útil para usuários domésticos, para que eles possam compartilhar filmes, músicas, arquivos ou jogos em vários computadores na mesma casa, bloco de apartamentos, dormitório ou outro tipo de configuração. Barato para comprar e simples de configurar, eles são muito populares.

O armazenamento em nuvem é o que a maioria das pessoas já ouviu falar. Seus dados são armazenados remotamente em servidores com acesso pela Internet e são mantidos por provedores de serviços de armazenamento em nuvem. Assim como você pode ter diferentes provedores de serviços de Internet, você pode ter diferentes provedores de serviços de armazenamento em nuvem.

Então é isso que você precisa saber sobre unidades de rede. Agora vamos anexar um ao seu Mac.

Mapear uma unidade de rede no Mac

Quando o OS X encontrar uma unidade de rede, você poderá se conectar a ela e acessar os recursos aos quais tem permissão para acessar. Podemos configurar o OS X para montar automaticamente a unidade no futuro, para evitar a necessidade de fazer isso toda vez que você quiser acessar algo. Montagem é o termo técnico para abrir a unidade para usá-la.

  1. Abra o Finder e selecione Ir.
  2. Selecione Conectar ao servidor e digite o endereço da unidade de rede. O formato provavelmente será algo como 'smb: // NASdrivename / diskorfoldername' ou 'smb: //192.168.1.15/ diskorfoldername'.
  3. Selecione o ícone '+' para adicioná-lo à sua lista de favoritos.
  4. Digite o nome de usuário e a senha para acessar o recurso quando solicitado. Selecione 'Lembrar esta senha no meu chaveiro' para evitar a necessidade de inserir o login sempre.
  5. Selecione o novo ícone para acessar o conteúdo da unidade de rede.

Ao inserir os detalhes de login da unidade de rede, você verá um novo ícone de unidade na área de trabalho. Essa será a parte. Agora você pode clicar duas vezes ou clicar com o botão direito do mouse para acessar o conteúdo dessa unidade como faria com qualquer outra.

Se você não tiver o endereço de rede em mãos, poderá fazer uma de duas coisas. Selecione o pequeno ícone de relógio para reconectar-se a uma unidade de rede usada anteriormente ou Procurar. O Browse fará uma pesquisa rápida em sua rede para localizar a unidade de rede, se a unidade tiver sido configurada para descoberta de rede, o que é automático na maioria dos dispositivos de rede. Quando a unidade estiver localizada, selecione-a e clique no ícone '+' como acima, e siga as demais etapas como de costume.

Conectar-se automaticamente a uma unidade de rede no Mac

Mencionei anteriormente que você pode configurar o OS X para montar automaticamente uma unidade de rede toda vez que você inicia o Mac. Isso facilita o acesso a recursos compartilhados com o mínimo de esforço. Veja como você pode fazer isso:

  1. Execute as etapas acima para mapear a unidade de rede.
  2. Abra Preferências do sistema (o ícone prateado e preto com a engrenagem no meio, em algum lugar ao redor do centro da estação) e selecione Usuários e grupos.
  3. Selecione Itens de login e desmarque o ícone de cadeado no canto inferior esquerdo.
  4. Arraste o ícone da unidade de rede para a janela Usuários e grupos para vincular.
  5. Marque Ocultar ao lado da unidade para impedir que ela abra uma janela.

A partir de agora, toda vez que você fizer login ou reinicializar o Mac, a unidade de rede aparecerá e estará disponível para uso igual às unidades instaladas. Agora você deve poder acessar recursos compartilhados em qualquer rede à qual esteja conectado no momento.

Então é assim que mapeia uma unidade de rede no Mac. Simples quando você sabe como fazê-lo, não é?

Como mapear uma unidade de rede no mac