A área de notificação no Windows (o conjunto de ícones à esquerda do relógio na barra de tarefas da área de trabalho) é um recurso importante que permite que seus aplicativos e o próprio Windows o mantenham informado sobre várias configurações, alertas e atualizações de status. Os exemplos incluem seu status atual de conectividade de rede, sincronização do OneDrive ou Dropbox, novos emails no Outlook ou notificações do Chrome. Mas, à medida que você instala mais aplicativos no seu PC, essa área de notificação pode ficar cheia de informações que você nem sempre precisa ver, ocupando espaço na barra de tarefas e dificultando o controle das notificações mais importantes para você. Veja como você pode gerenciar e ocultar ícones de notificação na barra de tarefas do Windows.
As etapas e a interface para ocultar os ícones de notificação na barra de tarefas do Windows são um pouco diferentes entre o Windows 7, o Windows 8 e o próximo Windows 10, portanto, destacaremos as diferenças abaixo. No entanto, todos os sistemas operacionais compartilham um ponto de partida comum, ou seja, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas da área de trabalho e selecione Propriedades .
Na janela Propriedades da barra de tarefas e navegação, localize a seção “Área de notificação” e clique em Personalizar .
Gerenciar e ocultar ícones de notificação no Windows 7 e Windows 8
No Windows 7 e 8, você verá uma nova janela do Painel de Controle, chamada Ícones da Área de Notificação. Isso lista todos os aplicativos e programas atualmente instalados que oferecem suporte à notificação da barra de tarefas. Se você deseja mostrar todos os ícones o tempo todo, marque a caixa na parte inferior da janela rotulada Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas .
Para a maioria dos usuários, no entanto, isso é um exagero. Em vez disso, verifique se a caixa está desmarcada, o que permitirá definir configurações de visibilidade individuais para cada aplicativo separadamente. Simplesmente navegue pela lista de aplicativos, que diferem das capturas de tela com base no seu software exclusivo, e use o menu suspenso para definir um "comportamento" para cada um. As opções incluem:
Mostrar ícone e notificações: essa configuração sempre mostrará o ícone de notificação na barra de tarefas, mesmo se não houver notificações ativas para exibir. Observe que, embora alguns aplicativos e ícones do sistema sempre sejam exibidos, os ícones de notificação de outros aplicativos, como Skype ou VLC, serão exibidos apenas quando esses aplicativos estiverem abertos e em execução no seu PC.
Ocultar ícone e notificações: isso sempre ocultará o ícone, mesmo se o aplicativo tiver notificações para exibir. Em geral, você só deseja definir isso para aplicativos com notificações em excesso ou aplicativos que não são cruciais para o seu fluxo de trabalho. Um exemplo seria as configurações da sua placa gráfica ou um serviço secundário de sincronização de arquivos.
Mostrar apenas notificações: essa configuração oculta o ícone, a menos que o aplicativo correspondente tenha uma notificação ativa para mostrar a você. Por exemplo, se você configurar o ícone de rede para essa configuração, ele ocultará o ícone, a menos que você perca a conectividade.
Para gerenciar ou ocultar os ícones do sistema - relógio, volume, rede, energia (para laptops e tablets), centro de ação e entradas - clique em Ativar ou desativar os ícones do sistema, que exibirá uma nova janela "Ícones do sistema". Diferente das notificações normais de aplicativos, no entanto, essa janela possui uma seleção "Ativar / Desativar" simples para cada ícone.
Em geral, é melhor definir seus aplicativos críticos e mais usados e as configurações do sistema para mostrar sempre o ícone de notificação, garantindo que você nunca perca um alerta importante. Para outros aplicativos, a melhor configuração é mostrar apenas notificações, o que impedirá que os ícones atravancem sua área de trabalho, a menos que você precise ser alertado sobre algo importante. Por fim, oculte apenas as notificações de aplicativos menos importantes, pois você saberá se o OneDrive está com problemas de sincronização, se alguém o convidou para um Google Hangout ou se você perde a conexão de rede.
Gerenciar e ocultar ícones de notificação no Windows 10
Quando você seleciona Propriedades na barra de tarefas do Windows 10, é direcionado para uma nova seção de Notificações da interface de Configurações do Windows 10. Aqui, clique em Ativar ou desativar os ícones do sistema .
A interface aqui é um pouco diferente da do Windows 7 e 8, mas os conceitos são os mesmos. Se você deseja exibir sempre todos os ícones, gire o controle deslizante designado na parte superior da janela para Ativado . Caso contrário, defina-o como Desativado e designe um status para seus aplicativos individuais.
Ao contrário do Windows 7 e 8, no entanto, não há opção para ocultar completamente um ícone de notificação. Ao definir um aplicativo como "Desativado", você o configura da mesma forma que a opção "Mostrar apenas notificações" do Windows 7 e 8. Ou seja, o Windows 10 oculta o ícone na maioria das vezes, mas mostra as notificações produz. Por outro lado, definir um aplicativo como "Ativado" significa que o ícone e as notificações estarão visíveis na barra de tarefas o tempo todo.
O motivo dessa alteração é que o Windows 10 lida com todas as notificações através do novo Centro de Notificações, que combina notificações tradicionais de aplicativos para aplicativos de desktop com alertas de aplicativos modernos, alarmes e lembretes e atualizações de mídia social. Você pode obter mais controle sobre exatamente como e quando é alertado sobre todas essas atualizações por meio das Configurações da Central de Notificações, que é a primeira janela que aparece ao clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionar "Propriedades".
Em todas as versões do Windows mencionadas acima, você ainda pode acessar os ícones do centro de notificação "oculto" clicando na seta apontando para cima à esquerda da área de notificação. Isso revelará um pop-up com todos os ícones ocultos e você também pode clicar no botão Personalizar (no Windows 7 e 8) para voltar ao Painel de Controle e fazer outras alterações.