Anonim

Agora que os monitores de alta resolução são mais acessíveis e predominantes do que nunca, é importante entender como configurar o Windows para garantir a melhor experiência em resoluções 4K e além. Por anos, os monitores tradicionais de “resolução padrão” eram normalmente tratados pelo Windows na proporção de 1: 1, com a placa de vídeo do seu PC fornecendo um pixel da interface do usuário real para cada pixel físico no monitor. Isso funcionou bem para resoluções de até 2560 × 1600 em um monitor adequadamente grande, mas depois que você obtém as resoluções 4K dos monitores avançados de hoje, uma proporção de 1: 1 pixel - ou 100% de escala, como o Windows se refere - produz uma imagem que não pode ser usada na maioria das circunstâncias. A resposta, portanto, é tornar a interface do usuário relativamente grande o suficiente para ser utilizável e, ao mesmo tempo, tirar proveito dos milhões de pixels extras disponíveis em monitores de alta resolução - algo chamado escalonamento de exibição no Windows (você também pode reconhecer essa ideia básica do que a Apple chama resoluções "Retina"). Aqui está uma rápida olhada no dimensionamento da exibição no Windows 10.
Primeiro, vejamos um exemplo de por que a escala de exibição é necessária na maioria dos casos ao usar uma tela de alta resolução com um PC com Windows 10. Em nosso exemplo, estamos usando um monitor 4K de 27 polegadas com uma resolução nativa de 3840 × 2160. Com 100% de escala - ou seja, uma proporção de 1: 1 pixel - a área de trabalho e a interface do usuário do Windows parecem pequenas e provavelmente muito pequenas para a maioria dos usuários.


Para corrigir esse problema sem desistir de nosso monitor 4K, podemos ajustar as opções de escala de exibição do Windows 10 em Configurações. Com sua tela de alta resolução conectada ao seu PC, vá para Configurações> Sistema> Tela .


Aqui, você verá um controle deslizante Alterar o tamanho do texto, aplicativos e outros itens . Com hardware compatível, o Windows 10 tentará definir automaticamente esse valor para uma porcentagem apropriada quando conectado a um monitor de alta resolução. No entanto, você pode ajustá-lo manualmente clicando e arrastando o controle deslizante. Mover o controle deslizante para a esquerda reduz a porcentagem de escala da tela, o que fará com que as coisas pareçam relativamente menores, enquanto movê-lo para a direita aumenta a porcentagem de escala da tela, fazendo com que as coisas pareçam relativamente maiores.
Em nosso exemplo, moveremos o controle deslizante para um valor de 150%, o que fornecerá uma interface do usuário com a mesma aparência relativa de 2560 × 1440, que é uma resolução comum e certamente viável em uma tela de 27 polegadas. Para ver como a matemática funciona aqui, observe como 150% de 2560 × 1440 é exatamente 3840 × 2160, a resolução nativa do monitor 4K (2560 * 1, 5 = 3840; 1440 * 1, 5 = 2160).


Se essa imagem em escala ainda for muito pequena, podemos aumentar ainda mais a porcentagem de escala de exibição do Windows 10. Por exemplo, um valor de escala de exibição de 200% produziria uma imagem proporcional à resolução de 1080p ou 1920 × 1080 (novamente, basta verificar a matemática para ver 1920 * 2 = 3840 e 1080 * 2 = 2160).
O benefício dessa configuração é que você acaba com uma interface de usuário com o mesmo tamanho percebido que a que está acostumada, exceto que é visivelmente mais nítida porque cada elemento da interface do usuário está sendo desenhado com quatro vezes mais pixels do que o padrão exibição de resolução.
Não há resposta "correta" para exibir a porcentagem de escala - a melhor porcentagem para cada usuário dependerá do tamanho e da resolução nativa do monitor, bem como de suas necessidades ou preferências pessoais - fique à vontade para experimentar valores diferentes até você encontra uma porcentagem com a qual se sente confortável. A única ressalva é que você precisará sair sempre que fizer uma alteração. Você verá alguns elementos da interface do usuário mudarem imediatamente à medida que ajusta o controle deslizante, mas o Windows 10 requer um logoff completo da sua conta de usuário para mudar tudo para a nova porcentagem de dimensionamento.
Observe também que a escala de exibição do Windows 10 não se limita àqueles com monitores de alta resolução. Embora o recurso seja certamente mais útil nessas telas grandes ou densas em pixels, um usuário com um monitor de resolução padrão também pode ajustar a escala da tela, embora aumentar muito a porcentagem da escala possa tornar a interface do usuário do Windows comicamente grande e difícil de manejar. Se você tem experiência com o OS X, isso é semelhante ao modo HiDPI de um Mac.

Como gerenciar o dimensionamento da exibição em 4k no Windows 10