Anonim

Desde a introdução do primeiro computador Macintosh em 1984, a conversão de texto em fala tem sido uma das principais características da plataforma. Embora a qualidade da fala e os recursos do Mac tenham aumentado bastante desde então, ainda existe uma maneira antiga de fazer o seu Mac falar: o Terminal.
Para usar a fala no Terminal, abra uma nova janela do Terminal e digite say, seguido de um espaço e da palavra ou frase desejada e, em seguida, pressione a tecla Retornar. Em nosso exemplo, o Terminal dirá "Olá Jim:"

diga Olá Jim

Se os alto-falantes do seu Mac estiverem ativados, você ouvirá uma voz computadorizada familiar falando a frase designada. A voz padrão no OS X é a voz masculina "Alex", mas você também pode usar uma dentre várias vozes diferentes inserindo um modificador no seu comando say . Existem dezenas de vozes masculinas e femininas para escolher; você pode encontrar uma lista completa em Preferências do sistema> Ditado e fala> Texto em fala> Voz do sistema .

As vozes instaladas padrão estão disponíveis no menu suspenso, mas você pode baixar e instalar outras pessoas através da opção Personalizar . Para experimentar vozes antes de instalá-las, destaque uma e pressione o botão Play na parte inferior da janela Customize.

Algumas vozes são muito boas e surpreendentemente naturais, algumas são estranhas e engraçadas, e outras ainda são simplesmente ruins. Porém, com uma ampla seleção de opções, todos devem encontrar uma ou duas vozes de que gostem. Quando você o fizer, instale-o e anote seu nome. Em nosso exemplo, usaremos a voz feminina australiana "Karen".
Volte para o Terminal e digite novamente say, mas desta vez siga-o com o modificador -v, o nome da voz selecionada e, em seguida, o texto desejado. Observe que se você estiver usando o comando say com qualquer modificador, deverá colocar o texto entre parênteses. Deve ser algo como isto:

diga -v Karen "Olá Jim"

As etapas acima funcionam se você tiver apenas algumas palavras que gostaria de falar, mas e se estiver lidando com um documento inteiro? Nesse caso, o comando say pode ler um arquivo de texto de entrada usando a opção -f . Basta adicionar -f ao seu comando say seguido pela localização de um arquivo. Em nosso exemplo, Karen lerá um arquivo de texto chamado "text.txt" localizado em nossa área de trabalho:

diga -v Karen -f /Users/Tanous/Desktop/text.txt

Por padrão, o OS X fala o seu texto na taxa normal. Mas você pode usar a opção -r para tornar isso mais rápido ou mais lento. Basta adicionar -r seguido de um número representando a velocidade de leitura desejada em palavras por minuto. Embora varie por voz, 175 palavras por minuto são aproximadamente uma taxa de fala "normal". Aumente esse número para fazer o seu Mac falar mais rápido, diminua-o para trazer as coisas para um rastreamento. Expandindo nosso exemplo a partir de cima, Karen lerá o documento em 250 palavras por minuto:

diga -v Karen -r 250 -f /Users/Tanous/Desktop/test.txt

Se você fizer o seu Mac dizer algo particularmente valioso, poderá enviar a fala para um arquivo de áudio para reprodução ou compartilhamento posterior. Para fazer isso, adicione a opção -o ao seu comando, seguida por um caminho e nome de arquivo. O formato de saída padrão é AIFF. Para concluir nossa série de exemplos, Karen lerá esse arquivo de texto a 250 palavras por minuto e enviará o discurso para um arquivo AIFF na pasta Música do usuário.

diga -v Karen -r 250 -o /Users/Tanous/Music/test_output.aiff -f /Users/Tanous/Desktop/test.txt

Quando você usa a opção de saída, seu Mac não fala o texto ao vivo; apenas sintetiza o áudio e o despeja no seu arquivo de saída de áudio. Isso torna a criação de arquivos de áudio de documentos longos muito mais rápida.
Essas são as opções mais comuns para o comando say no OS X. Como em todos os comandos do Terminal, se você quiser explorar algumas das coisas mais esotéricas, use o comando man para acessar o manual e dizer :

homem diz

Com várias outras maneiras de usar a conversão de texto em fala no OS X, muitos de vocês provavelmente já estão se perguntando: Por que se preocupar em usar o Terminal quando eu poderia usar com facilidade os serviços do OS X por meio da GUI? A resposta é dupla. Primeiro, muitas vezes é muito mais fácil usar e dominar comandos do Terminal, pois eles são frequentemente mais flexíveis e oferecem a gama completa de funcionalidades que podem estar ocultas na GUI mais básica do OS X.
Segundo, a capacidade de usar o say via Terminal permite algumas brincadeiras épicas, nas quais você pode conectar remotamente ao Mac um amigo ou membro da família por meio de um shell seguro (ssh) e iniciar comandos de conversão de texto em fala que confundirão o diabo. deles. Podemos escrever uma dica futura que lide com esse cenário exato. Dito isto, use o comando say de forma responsável.

Como fazer seu Mac falar usando o comando say no terminal