Anonim

O Windows 10 é o Windows mais estável ainda, mas isso não significa que nada vai dar errado. Se você depende do computador para estudar ou trabalhar, ou qualquer outra coisa, faça um disco de recuperação para mantê-lo em execução. Aqui está como criar um disco de recuperação no Windows 10.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Um disco de recuperação ajudará você a solucionar problemas do Windows 10, redefini-lo e reconstruí-lo rapidamente, caso ocorra o pior. Não armazenará seus arquivos pessoais, filmes, áudio ou jogos. Para isso, você precisará de uma solução de backup separada.

Normalmente, usamos uma unidade USB como disco de recuperação para o Windows 10. Se você possui Windows de 32 bits, precisará de pelo menos 8 GB de espaço. Se você usa o Windows de 64 bits, precisará de pelo menos 16 GB de espaço. Como você pode imaginar, você pode criar apenas um disco de recuperação para a versão em bit do Windows em execução.

Crie um disco de recuperação no Windows 10

Se você tiver sua unidade USB pronta, vamos continuar criando o disco de recuperação.

  1. Insira a unidade USB no seu computador.
  2. Clique com o botão direito e selecione Formatar. Use NTFS como o sistema de arquivos. Isso limpará todos os dados da unidade USB, portanto, verifique se não há nada necessário mais tarde.
  3. Digite ou cole 'Recoverydrive' na caixa Pesquisar Janelas / Cortana.
  4. Aguarde o carregamento do aplicativo Recovery Drive.
  5. Selecione 'Fazer backup dos arquivos do sistema na unidade de recuperação' e clique em Avançar.
  6. Selecione sua unidade USB na lista e selecione Avançar.
  7. Selecione Criar para começar a criar o disco de recuperação.

Dependendo do tamanho da unidade e da velocidade do seu computador, isso pode demorar um pouco. Seja paciente e não faça nada até ver a janela final informando que a unidade de recuperação está pronta. Depois selecione Concluir.

Rotule a unidade e mantenha-a segura até que você precise.

Redefinir o Windows 10 usando sua unidade de recuperação

Quando chegar a hora de usar sua unidade de recuperação, você ficará muito feliz em tê-la. Geralmente, você só precisa disso quando algo der errado catastroficamente com o seu computador que as ferramentas normais não podem corrigir. Nesse momento, suas opções são geralmente redefinir o PC ou usar a unidade de recuperação. Nós obviamente escolheremos o último.

Embora seu computador provavelmente não esteja funcionando, você deve saber que a redefinição usando a unidade de recuperação limpará seus dados pessoais. Todos os aplicativos instalados armazenados no seu C: também serão removidos, assim como quaisquer aplicativos ou configurações pessoais.

  1. Insira a unidade USB no seu PC enquanto estiver desligada.
  2. Inicie o computador e faça a inicialização a partir da unidade USB.
  3. Aguarde o carregador concluir e selecione o layout do teclado.
  4. Selecione Solucionar problemas e recuperar de uma unidade.
  5. Selecione Apenas remover meus arquivos ou Limpar a unidade completamente.
  6. Selecione Recuperar.

A opção Recuperar é um comando. Assim que selecionado, o Windows começará a verificar a validade da unidade e a se preparar para a redefinição.

A escolha que você faz em 'Apenas remover meus arquivos ou Limpar completamente a unidade' depende inteiramente do que aconteceu para forçar a redefinição. Se for um problema de configuração do Windows, tente a opção 'Apenas remover meus arquivos' e use o software de recuperação de dados para recuperá-los. Nada é garantido.

Selecionar 'Limpar completamente a unidade' significa um formato de disco completo para que tudo acabe.

O processo de recuperação pode levar algum tempo. Você verá várias janelas e indicadores de progresso conforme ele é carregado. A janela preta "Recuperando este PC" deve fornecer um indicador de porcentagem e os pontos do círculo para mostrar que ele está funcionando. Não se preocupe muito se isso for interrompido ocasionalmente, apenas significa que a CPU está sendo utilizada na redefinição.

Depois de redefinir, você verá a tela inicial de configuração do Windows 10.

  1. Selecione seu país ou região, idioma, layout do teclado e fuso horário quando solicitado. Depois selecione Avançar.
  2. Leia o EULA, se quiser, e clique em Accept.
  3. Conclua as etapas de instalação do Windows 10, conforme determinado pelo assistente.

É isso aí!

Faça backup de tudo

O uso de um disco de recuperação não preserva seus arquivos e configurações pessoais. Embora seja possível recuperá-los usando um software de recuperação de dados, está longe de ser uma ciência exata e pode produzir resultados decepcionantes. Assim que você começar a coletar arquivos e pastas no seu computador, instale também uma solução de backup para mantê-los seguros.

Como o OneDrive é incorporado no Windows 10, faz sentido usá-lo até encontrar algo melhor ou mais flexível.

Como você pode ver, é realmente muito simples criar um disco de recuperação no Windows 10. Se você tiver uma unidade USB sobressalente, sugiro que tente agora. Você nunca sabe quando pode precisar!

Como criar um disco de recuperação do Windows 10