Os fãs obstinados da Apple e do Windows estão travados em combate mortal há anos, durante os quais o sistema é melhor. Apesar de todos os argumentos e controvérsias, cada plataforma atraiu seu próprio núcleo de fãs obstinados que simplesmente não aceitariam isso de outra maneira, e está tudo bem. No entanto, muitos fãs do Windows admitem que o Mac OS X possui muitos recursos interessantes de interface do usuário que simplesmente não estão disponíveis no Windows 10. Por exemplo, o OS X inclui o Dock (uma alternativa à barra de tarefas), pilhas de pastas, Exposé e Launchpad.
Consulte também o nosso artigo Como instalar o MacOS / OSX em um Chromebook
No entanto, existem boas notícias: existem poucos pacotes de software que permitem replicar efetivamente esses recursos no Windows 10. Você também pode adicionar conjuntos de ícones e papéis de parede do Mac OS X ao Windows 10. Descreverei alguns desses aplicativos de terceiros. programas que permitem adicionar alguns recursos do OS X à instalação do Windows 10.
Adicionar o dock do Mac OS X ao Windows 10
A primeira coisa a fazer check-out é o Aqua Dock, software que adiciona uma réplica do OS X Dock a qualquer plataforma Windows do XP ao Windows 10. Abra esta página no site da Softpedia e clique em Download para salvar sua configuração e instalar o programa. Em seguida, execute o software para abrir o Dock diretamente abaixo.
Agora você tem um Dock no estilo OS X na área de trabalho do Windows 10. Não é uma réplica exata, mas é uma combinação muito boa com seu fundo metálico e ícones do Mac. O Dock também possui as mesmas animações de ampliação quando você passa o cursor sobre seus atalhos.
Arraste e solte os atalhos da área de trabalho para adicioná-los ao Dock. Arraste qualquer atalho para fora do Dock para removê-los. Para expandir ou reduzir o Dock, passe o cursor sobre ele, mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e mova o mouse para cima ou para baixo.
Para abrir a janela Customize Aqua Dock abaixo, clique com o botão direito do mouse no Dock e selecione Customize . Em seguida, você pode mover o Dock clicando na guia Posição. Clique em Superior , Esquerda ou Direita para reposicionar o Dock na área de trabalho. A janela também inclui configurações para configurar as animações, fontes, plano de fundo e transparência do Dock.
Adicione a barra de ativação do Mac OS X ao Windows
O Launchpad é o iniciador de aplicativos do Mac OS X, que você pode adicionar ao Windows 10 com o software WinLaunch Starter. Este é um programa que replica a GUI da barra de ativação do Mac OS X Lion no Windows. Clique no botão Download em sua página da Softpedia para salvar o Zip. Abra sua pasta compactada no File Explorer e clique em Extrair tudo no arquivo para descompactá-lo. Em seguida, execute a barra de ativação na captura instantânea abaixo da pasta extraída clicando em WinLaunch Starter.
Para adicionar novos atalhos ao WinLaunch, pressione F para abrir o modo de janela. Em seguida, arraste e solte atalhos para ele na área de trabalho. Depois de adicionar alguns atalhos ao dock, você pode arrastar e soltar um sobre o outro para organizá-los em pastas, conforme mostrado no instantâneo abaixo. Para excluir um atalho, clique com o botão direito do mouse e selecione Remover .
Adicione novos planos de fundo e temas ao WinLaunch clicando no botão + na parte inferior esquerda da barra de ativação. Em seguida, selecione Configurações para abrir a janela na foto abaixo. Clique em Design e na caixa de seleção Sincronizar com papel de parede da área de trabalho para incluir o plano de fundo da área de trabalho na barra de ativação. Desmarque essa opção e clique em Carregar plano de fundo para escolher uma imagem alternativa para o plano de fundo, que deve ser um arquivo PNG.
Para escolher um tema alternativo, selecione Design e imagens . Em seguida, clique no menu suspenso CurrentTheme e selecione um tema a partir daí. O WinLaunch Starter possui 11 temas alternativos para as imagens da barra de ativação. Pressione o botão Concluído para aplicar as configurações selecionadas.
Adicionar Exposé ao Windows 10
Atualmente, o Exposé faz parte do Mission Control do Mac OS X. O Exposé exibe efetivamente programas abertos como blocos de miniaturas espalhados pela área de trabalho, para que você possa alternar rapidamente entre as janelas. Adicione o Exposé ao Windows 10 com o programa BetterDesktopTool. Abra esta página e clique em Download - BetterDesktopTool Versão 1.94 (32/64 Bit) para salvar sua configuração. Instale o software (selecione a opção Uso Privado no assistente de configuração) e abra a janela mostrada abaixo.
Agora selecione o menu suspenso Teclado em Mostrar todas as janelas para escolher uma tecla de atalho do Exposé. Selecione Ctrl + Tab nesse menu. Em seguida, feche a janela e pressione o atalho de teclado Ctrl + Tab para abrir o Exposé, conforme mostrado na figura diretamente abaixo.
O Exposé é comparável ao alternador Alt + Tab, pois você pode alternar entre janelas. A principal diferença é como ele exibe as visualizações em miniatura. Agora você pode abrir uma janela a partir daí, selecionando-a com o cursor. Como alternativa, pressione as teclas de seta e Enter para abrir uma janela do software.
Empilhar pastas e arquivos no Windows 10
Os usuários do Mac OS X podem empilhar pastas no Dock para abrir seu conteúdo em uma pilha ou grade clicando nelas. O Windows 10 realmente não tem nada comparável à barra de tarefas, mas você pode adicionar pilhas de pastas a ela com 7stacks. Esse é um programa que replica as pilhas do Mac OS X no Windows e você pode salvar sua configuração e instalá-la nesta página da Softpedia. Em seguida, abra a janela Criar uma nova pilha 7 abaixo.
Clique no botão… da caixa de texto Pasta a ser usada na pilha para escolher uma pasta a ser empilhada. Em seguida, selecione Pilha vertical no menu suspenso Tipo de pilha. Clique no botão Criar um atalho na área de trabalho para adicionar a pasta à área de trabalho e clique em Fechar para fechar a janela.
Em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta da pilha na área de trabalho e selecione Fixar na barra de tarefas . Você pode excluir as pastas da área de trabalho depois de fixá-las na barra de tarefas. Agora clique na pilha de pastas fixadas na barra de tarefas para abri-la, como mostrado diretamente abaixo. Ele abre como uma pilha vertical a partir da qual você pode abrir arquivos e subpastas. Clique em qualquer lugar fora da pilha para fechá-la.
Grade é outro tipo de pilha que você pode selecionar na janela Criar um novo 7stack. Você pode alternar a pilha vertical para grade clicando com o botão direito do mouse no ícone fixo da barra de tarefas e selecionando Editar esta pilha . Clique em Grade no menu suspenso Tipo de pilha e pressione Editar este atalho da pilha para alternar para o conforme mostrado abaixo.
Adicionando ícones e papel de parede do Mac OS X à área de trabalho do Windows 10
Para replicar ainda mais a GUI do Mac OS X no Windows 10, adicione ícones do OS X à área de trabalho. Para adicionar alguns novos ícones ao Aqua Dock, clique no botão Download nesta página para salvar um ícone do Mac OS X definido como Windows. Extraia a pasta Zip e mova os ícones para a pasta de ícones do Aqua Dock. Em seguida, adicione-os ao Dock clicando com o botão direito do mouse em um de seus atalhos e selecionando Personalizar ícone. Pressione o botão Alterar ícone para selecionar um da pasta de ícones como abaixo.
Observe que esses ícones são arquivos PNG que não podem ser ícones da área de trabalho, a menos que você os converta para o formato ICO. Abra o site IconArchive para encontrar alguns ícones da área de trabalho do Mac. Em seguida, digite 'Mac OS X' na caixa de pesquisa para encontrar uma infinidade de ícones no estilo OS X. Clique em um ícone e pressione o botão Download ICO para salvá-lo no Windows. Você pode personalizar os ícones da área de trabalho clicando com o botão direito do mouse neles, selecionando Propriedades e pressionando o botão Alterar ícone .
Você pode encontrar facilmente papéis de parede do Mac para a área de trabalho do Windows neste site ou inserindo 'Papéis de parede padrão do Mac OS X' no Google. Em seguida, clique em Imagens para abrir as miniaturas do espaço padrão, da paisagem e dos papéis de parede da Apple para o sistema operacional. Adicione um ao plano de fundo da área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Salvar imagem como . Escolha uma pasta para salvá-la e, em seguida, adicione-a à área de trabalho, como mostrado abaixo, selecionando Personalização > Plano de fundo > Imagem e Navegar no aplicativo Configurações.
Portanto, agora você pode ter as pilhas do Dock, Launchpad, Exposé e pasta do OS X no Windows 10. O Seer, abordado em mais detalhes, também adiciona visualizações de arquivos do Mac OS X ao Windows 10. Com alguns ícones e papéis de parede extras do Mac OS X além disso, você pode transformar a área de trabalho do Windows em uma cópia de trabalho do principal sistema operacional da Apple!