Após meses de visualizações e discussões, a Microsoft finalmente lançou uma versão beta do seu novo navegador Spartan para os testadores do Windows Insider com a atualização do Windows 10 Build 10049 no final do mês passado. Embora longe de terminar, o Spartan promete trazer melhor desempenho e uma série de novos recursos quando for lançado junto com o Windows 10 no final deste ano.
Embora o Spartan esteja acessível gratuitamente na versão pública mais recente do Windows 10, o Internet Explorer 11 ainda está definido como o navegador padrão. O IE 11 é obviamente mais estável que o Spartan neste momento, mas para os interessados em testar o Spartan em seu nível máximo, convém torná-lo o navegador padrão, que estará nas versões finais do sistema operacional para consumidores.
Para definir Spartan como o navegador padrão no Windows 10, vá para Iniciar> Configurações> Sistema> Padrões . Aqui, você verá uma lista de todos os aplicativos padrão para várias tarefas do sistema, como email, reprodutor de vídeo e visualizador de fotos. Obviamente, estamos interessados no seu navegador da Web padrão, atualmente definido como Internet Explorer.
Clique no Internet Explorer para ver uma lista de opções possíveis para o navegador da Web padrão do Windows 10. Selecione Project Spartan para tornar o navegador mais recente da Microsoft o padrão.
Agora você pode fechar a janela Configurações e o Spartan será iniciado sempre que você clicar em um hiperlink ou realizar qualquer outra atividade que exija um navegador da Web. Se você achar o Spartan muito instável para o uso diário ou se fizer o download de outro navegador como o Chrome, poderá alterar o navegador padrão simplesmente retornando ao local em Configurações identificadas acima e fazendo uma nova seleção.