A tecnologia do disco rígido está sempre em movimento. Há apenas uma década, ter um disco rígido interno de um terabyte era algo que valeria a pena se gabar. Atualmente, os discos rígidos externos chegam a 8 TB e mais. Com essa quantidade de espaço no disco rígido, usá-los como NAS (Network Attached Storage) faria sentido.
Veja também o nosso artigo Falha no disco rígido? Aqui estão os avisos e soluções que você precisa saber
O NAS basicamente permite que vários dispositivos que estão na mesma rede obtenham acesso a um disco rígido NAS. Felizmente, converter qualquer disco rígido externo em NAS é um processo fácil e rápido.
Itens Necessários
Embora a lista de itens necessários para transformar seu disco rígido externo comum em um NAS seja curta, você provavelmente ainda precisará fazer algumas compras antes de prosseguir. Aqui estão os itens que você precisará:
- Roteador sem fio - é possível que você já tenha um
- Adaptador NAS - este provavelmente você terá que comprar
Ambos os itens estão disponíveis em qualquer loja de tecnologia decentemente equipada.
Configurando as coisas
- Primeiramente, dê uma olhada no seu adaptador NAS. Por um lado, ele deve ter uma porta USB 2.0 comum. Na outra extremidade, deve haver uma porta Ethernet e outra para o adaptador de energia. Conecte o cabo de alimentação CA (você deve encontrar na caixa de varejo do adaptador NAS) ao adaptador NAS e, em seguida, conecte o adaptador à parede.
- Dependendo se o seu disco rígido externo obtém sua fonte de alimentação via USB ou se possui um cabo de alimentação CA separado que entra diretamente na fonte de energia, você precisará encontrar outro slot de energia para a sua unidade externa. Agora conecte seu disco rígido à porta USB do adaptador NAS.
- Verifique sua conexão com a internet. Se estiver estável, conecte o adaptador a uma tomada “Line Out” no seu roteador usando o cabo Ethernet que o seu adaptador NAS deve vir.
Efetuando Login no Adaptador NAS
Depois de preparar tudo corretamente, você poderá ligar o computador. O adaptador NAS deve detectar automaticamente seu endereço IP, mas, se não, provavelmente haverá um guia sobre como fazê-lo manualmente no manual do usuário. Depois que o endereço IP for detectado, abra o navegador no seu computador e digite "armazenamento" na caixa de pesquisa. Isso deve solicitar que você digite um nome de usuário e senha para conectar-se ao adaptador NAS.
Por padrão, o nome de usuário e a senha provavelmente são "admin", mas, se não, consulte o manual do usuário do adaptador NAS. Naturalmente, depois de fazer login, você poderá alterar o nome de usuário e a senha, o que é absolutamente recomendado.
Criando um novo usuário
Para permitir que outros computadores tenham acesso a um disco rígido NAS, você precisará criar um novo usuário. Cada computador na rede que você deseja acessar é basicamente conhecido como "usuário". Para criar um novo usuário, basta clicar no botão "Adicionar", nomeá-lo e criar uma senha. Agora, você precisa conceder ao novo usuário acesso ao seu NAS. Para fazer isso, use a opção "Modificar". Selecione o usuário que você adicionou anteriormente à rede na lista e simplesmente clique em "Adicionar". Isso os adicionará à lista de compartilhamento.
Fazendo login no seu NAS
Você pode adicionar quantos usuários quiser à sua rede NAS, mas eles precisam saber como fazer login nela. Demora um pouco para se acostumar, mas não é muito complicado. Tudo o que eles precisam fazer é simplesmente abrir o aplicativo Executar no Windows, clicando no botão Iniciar e digitando “executar”. Na janela exibida, seus novos usuários terão que digitar “\” e o endereço IP do administrador (seu). Certifique-se de informar o nome de usuário e a senha que você atribuiu a eles. Isso lhes dará acesso ao seu NAS.
Tenha cuidado ao compartilhar seu NAS. Somente usuários confiáveis devem ter acesso à sua rede. Certifique-se de alterar sua senha imediatamente após fazer login usando o nome de usuário "admin" e passe, porque hackers e criminosos cibernéticos provavelmente sabem que "admin" é a senha padrão do NAS.
Conversão concluída
É isso aí! Você converteu com êxito seu disco rígido externo comum em NAS. Você tem alguma dica adicional para converter HDD em NAS? Sinta-se livre para contribuir comentando abaixo!