Anonim

O Google Docs é uma alternativa on-line gratuita ao Microsoft Office. Você pode usá-lo da mesma maneira que usaria o Word, Excel e outras ferramentas do Office, mas todos os seus documentos serão salvos no Google Drive. Você pode acessá-los de qualquer dispositivo a qualquer momento no futuro. Vamos dar uma olhada em como você pode usar o Google Docs para criar fluxogramas para suas apresentações.

Consulte também o nosso artigo Como colocar uma imagem atrás do texto no Google Docs

Criando fluxogramas no Google Docs

Existem pelo menos dois métodos diferentes que você pode usar para criar fluxogramas no Google Docs. Um exige que você crie todos os balões manualmente, e o outro é feito automaticamente por um complemento pago chamado Lucidchart. Este software é perfeito para pessoas que precisam gerar muitos fluxogramas diariamente, porque faz a maior parte do trabalho para você. Vamos começar com o método manual primeiro.

Método 1 - Criar os gráficos manualmente

O Google Docs vem com um aplicativo nativo chamado Google Desenhos. Você pode usá-lo para desenhar todos os tipos de formas ou objetos, e é perfeito para criar fluxogramas. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Abra o Google Docs e crie um novo arquivo em branco.
  2. Selecione a guia "Inserir" e passe o mouse sobre "Desenho" e selecione "+ Novo".

  3. Uma nova janela será exibida. Clique no ícone "forma" e escolha um objeto para adicionar ao seu fluxograma.

  4. Repita o processo para cada objeto individual que você deseja adicionar ao seu fluxograma. Você pode copiar e colar as formas desenhadas para garantir que cada parte do seu fluxograma tenha o mesmo tamanho.

  5. Ao inserir e colocar todos os objetos, escolha uma das linhas, curvas ou setas disponíveis para conectar os objetos.

  6. Adicione texto ao seu fluxograma, se necessário. Você também pode usar muitas ferramentas disponíveis para personalizar ainda mais seu fluxograma.

  7. Clique em "Salvar e fechar" para ver o gráfico no seu documento do Google.
  8. Você pode editar o fluxograma a qualquer momento clicando duas vezes nele.

Como você pode ver, é fácil criar um fluxograma no Google Docs, mas as coisas podem ficar mais complicadas se você precisar desenhar um fluxograma amplo e complexo, com centenas de elementos.

As desvantagens de criar fluxogramas nos desenhos do Google

Além de demorado, o uso do Google Desenhos para criar fluxogramas tem outras desvantagens.

  1. Você precisa editar cada forma individualmente.
  2. A menos que você as posicione corretamente, as setas podem dar ao seu fluxograma uma sensação polida.
  3. Você precisa clicar pelo menos três vezes para desenhar linhas (que geralmente serão irregulares).
  4. Se você não estiver satisfeito com as formas oferecidas na biblioteca, pode ser complicado usar formas de outras fontes.
  5. Não há como salvar os fluxogramas como documentos independentes. Você pode copiá-los para outros documentos, mas não pode salvá-los no Planilhas ou slides.

Agora, vamos dar uma olhada em um complemento que você pode usar.

Método 2 - Criar fluxogramas usando o Lucidchart

Vale a pena comprar o Lucidchart se você gastar muito tempo criando fluxogramas no Google Docs. É um complemento simples que pode ajudá-lo a realizar muito mais rapidamente. Como você pode usar comandos de formatação, seus gráficos também parecerão mais profissionais e todos os elementos serão uniformes. Aqui estão algumas das vantagens de usar este complemento:

  1. Você pode desenhar formas e conectá-las com linhas sem retornar à caixa de ferramentas todas as vezes.
  2. Os diagramas criados são salvos como documentos autônomos que você pode usar no futuro, o que economiza bastante tempo.
  3. Você pode encontrar muitas formas e gráficos indisponíveis no Google Docs.
  4. Existem mais opções que ajudarão você a tornar seus gráficos exclusivos.

A única desvantagem significativa é o preço.

Crie alguns fluxogramas impressionantes hoje

Não importa se você deseja usar o primeiro ou o segundo método, o Google Docs pode ajudá-lo a criar alguns fluxogramas de ótima aparência para uso profissional ou pessoal. O primeiro método funciona bem se você não cria fluxogramas com tanta frequência, mas consome muito tempo, principalmente se precisar criar gráficos grandes. O segundo método pode ajudá-lo a realizar muito mais rapidamente e também fornece melhores resultados. Mas você precisa pagar para usar o complemento do Lucidchart, então cabe a você decidir se vale a pena o investimento.

Agora você sabe como usar o Google Docs para criar fluxogramas. Você já usou o Lucidchart para criar fluxogramas ou prefere o método manual? Conte-nos sobre sua experiência em fluxogramas na seção de comentários abaixo.

Como criar ou adicionar um fluxograma a um documento do google