Anonim

Algo interessante para se pensar é quanto tempo os dados durarão, porque como todos sabem, nada é para sempre.

Aqui está um resumo de quanto tempo você pode esperar que a mídia que você usa dure.

"Mídia" definida: armazenamento de dados em algo físico que você possui, seja disco rígido, ótico, flash ou fita. Não listo de disquetes porque ninguém mais os usa.

Premissas:

  • Você está usando a mídia no mínimo uma vez por semana e, quando não estiver em uso, é desconectado e / ou desligado do mecanismo eletrônico usado para gravar e armazenar dados (por exemplo: você retira o DVD da unidade, coloca-o em um estojo e guarde).
  • Você está armazenando fisicamente sua mídia em local seco e à temperatura ambiente (72 ° F / 22 ° C).

Disco rígido

Um disco rígido para uso em produção geralmente tem uma vida útil de 3 a 5 anos. Alguns duram mais, mas confie em mim, há uma razão pela qual a maioria dos fabricantes de discos rígidos geralmente não possui garantias de hardware que vão além de 5 anos.

Um disco rígido usado para fins de backup dura mais tempo porque não é usado com tanta frequência. Você pode assumir que o HDD durará pelo menos 7 anos. Mas tenha em mente que é uma suposição.

Como uma solução de backup de curto prazo, os discos rígidos são uma boa escolha. Como solução a longo prazo, nem tanto devido à sua vida útil relativamente curta.

Para obter mais informações, esta postagem muito antiga (mas ainda relevante) de nossos próprios fóruns da PCMech fornecerá toneladas de informações úteis sobre a vida útil de uma unidade de disco rígido.

Óptica

A mídia óptica usada é CD, DVD, o agora extinto HD DVD e Blu-ray.

Supondo que você tenha uma unidade de gravador de CD / DVD decente, a vida útil da mídia óptica depende quase exclusivamente de quão bem o disco foi produzido.

Mídia de qualidade premium pode durar facilmente 10 anos. E não, você não o encontrará no Wal-Mart. A melhor mídia de CD / DVD gravável possível que você pode comprar é fabricada pela Taiyo Yuden. Uma pesquisa no Google revelará onde conseguir alguns, se houver necessidade. É elogiado como o melhor dos melhores. Isso é porque é. E sim, você pagará um bom dinheiro por isso também.

Para o resto de nós, existe marca de nome e mídia ótica genérica. Você pode esperar que a marca (Memorex, Verbatim etc.) dure cerca de 5 anos. Alguns de vocês terão de 7 a 10, mas eu pessoalmente não colocaria tanta fé nesse tipo de mídia.

Em relação aos genéricos, o plástico pode se separar do alumínio em menos de um ano. Não é uma boa escolha.

Com mídia ótica, sim, você obtém o que paga com relação à vida útil. Nenhuma pergunta.

Dica: É melhor armazenar discos ópticos em estojos de jóias, em vez de livros. Problemas naturais (como páginas de discos coladas um no outro por ficarem muito tempo ali) podem acontecer com esses livros dobráveis.

Instantâneo

Especula-se que a mídia baseada em flash, como um pendrive, durará 8 a 10 anos com facilidade. Isso ocorre porque não há partes móveis, o calor gerado é mínimo e a maneira como ele se conecta e desconecta a um computador é quase impossível de errar (e, portanto, quase impossível de quebrar).

O que a maioria das pessoas encontrará com um pendrive no futuro está expirando a quantidade de vezes que os dados podem ser gravados ou apagados antes da falha relacionada à idade. A maioria dos pen drives permite um milhão de ciclos de gravação e / ou apagamento antes que ele não possa mais ser usado.

Se um pendrive USB for usado como mídia de backup, onde é usado apenas uma vez por semana, é altamente improvável que você atinja esse limite.

Mas o limite por idade para retenção de dados é de 10 anos e não mais no momento.

Dica: convém usar um fabricante de etiquetas e marcar o cartão com uma data daqui a nove anos (isso oferece tempo suficiente a partir da data de fabricação). Quem sabe? Você ainda pode tê-lo então. E você saberá que o stick falhará em breve quando a data marcada for atingida.

Se você está pensando: "Como posso ter certeza de que o USB estará disponível em nove anos?" Será. Mesmo que seja substituído por outra tecnologia, você ainda poderá acessar os dados nela de alguma forma.

Pense da seguinte maneira: neste momento, ninguém mais usa disquetes, mas você ainda pode comprar uma unidade de disquete e discos facilmente. Na pior das hipóteses, as unidades flash USB acabarão assim. Lamentavelmente obsoleto, mas ainda acessível.

Fita

Isso provavelmente surpreenderá alguns de vocês, mas o backup em fita de primeira qualidade pode durar 50 anos . Parece ridículo? Não é. Esse método de backup geralmente é usado apenas por grandes centros de TI corporativos e governamentais.

A fita é uma das coisas mais antigas que você pode obter quando se trata de armazenamento de dados. É verdade que a tecnologia avançou, os cartuchos foram construídos melhor e a mídia pode armazenar muito mais e é mais confiável, mas o método da maneira como funciona ainda é essencialmente inalterado.

A mídia em fita ainda está prontamente disponível, mas para quem procura as "grandes armas", o que você deseja é uma mídia em fita com certificação de 30 anos. O único ponto a seguir é o prêmio de 50 anos. Sim, é um exagero para a maioria das pessoas (e muito caro), mas se você quiser algo que dure mais do que qualquer outra coisa, a fita é basicamente sua única opção.

Para aqueles que pensam que o backup em fita está morto como maçaneta, eu imploro para diferir. Talvez esteja morto como opção para o consumidor, mas na empresa ainda é amplamente utilizado. Talvez você não seja uma empresa, mas possa usá-la. De fato, a fita ainda é o melhor retorno para a mídia de armazenamento de longo prazo existente.

Se você acha que a fita é ideal para você, aqui estão algumas coisas que você deve estar ciente:

Primeiro, os decks de fita precisam de limpeza. A maneira de limpar é com um cartucho de limpador de cabeça de fita. Os cabeçotes precisarão ser limpos periodicamente para garantir a gravação correta dos dados.

Segundo, as velocidades de transferência são definidas de maneira diferente, mas você pode assumir que elas estarão no lado mais lento. Não, eles não têm melaço lento como as unidades de fita há anos atrás, porque agora temos conectividade USB, mas é verdade que eles não são muito rápidos, nem nunca foram.

Terceiro, a fita é muito específica para o formato. Há DLT, SDLT, 1/2 polegada, LTO, 4 mm, 8 mm e assim por diante. Ao comprar um deck, preste muita atenção ao formato e à facilidade (ou não fácil) de adquirir mídia para ele.

Alguma vez haverá uma solução de backup de longo prazo melhor que a fita?

A única mídia que conheço que poderia durar mais que a fita é a própria Internet. Mas, obviamente, a internet não é uma mídia física. Na verdade, nem é físico. O armazenamento da internet é denominado como colocar dados "na nuvem". No entanto, existem alguns por aí que preferem que a mídia seja armazenada com segurança em um armário ou sótão, em vez de em um servidor distante executado por outra pessoa.

Provavelmente, você está mais confortável com a maneira "sem nuvens". ????

Qual é a solução mais conveniente no momento?

A fita pode durar mais, mas os pen drives são os mais convenientes.

Provavelmente, você pode ajustar todas as fotos digitais que já tirou em um cartão de 4 GB. E isso é menos de US $ 15 para adquirir.

Provavelmente, você pode caber em todos os emails que tiver em um cartão de 2 GB. E esses têm menos de US $ 10.

Desde que você se lembre de trocar as varas uma vez a cada 8 a 10 anos, você estará em boa forma.

Ou seja, a menos que você deixe um no bolso da calça e o execute durante um ciclo de lavagem enquanto lava a roupa. ????

O que você usa para mídia de backup?

Você usa CD / DVDs? Pen drives? Fita? A internet em si? Uma combinação?

Deixe-nos saber escrevendo um comentário.

Quanto tempo dura a mídia de backup?