Anonim

O seu Mac possui uma maneira integrada de impedir alterações em arquivos e pastas, o que é útil se você tiver uma pasta cheia de recursos que precisa proteger, por exemplo, ou se deseja apenas garantir que certos arquivos não editado acidentalmente.
Se você bloquear uma pasta, tudo dentro dela não poderá ser alterado ou excluído (embora você possa mover a pasta inteira para a lixeira, se você ignorar um aviso ao tentar). Se você bloquear um arquivo, nenhuma alteração poderá ser feita sem desbloqueá-lo. Portanto, se isso lhe parecer incrível, veja como proteger suas coisas!

Bloquear arquivos no macOS

  1. Abra o Finder e navegue até o local do arquivo ou pasta que você deseja bloquear. Clique no arquivo ou pasta uma vez para selecioná-lo.
  2. Com o arquivo ou pasta selecionado, escolha Arquivo> Obter informações na barra de menus na parte superior da tela. Como alternativa, você pode usar o atalho de teclado Command-I .
  3. Na seção "Geral", na parte superior da janela que aparece, procure a caixa de seleção Bloqueada e ative-a.

É isso aí! Observe, porém, que se você não encontrar nenhuma informação na seção "Geral", clique no triângulo de divulgação para revelá-la. E quando você bloquear seu arquivo, o ícone mudará para refletir seu novo status protegido.

Bloqueando arquivos em um aplicativo

Há outra maneira de fazer isso para alguns arquivos enquanto eles estão abertos (dependendo se o programa que você está usando permite):

  1. Procure o nome do seu arquivo na barra de ferramentas, na parte superior da janela, em qualquer programa em que seu documento seja aberto. Clique no nome e um menu suspenso deve aparecer.
  2. Se o bloqueio estiver disponível para esse item, basta marcar a caixa de seleção Bloqueado .

Independentemente do método usado para bloquear um arquivo, a tentativa de editar esse arquivo exibirá uma mensagem de aviso. Você deve desbloquear o arquivo ou criar uma duplicata para fazer edições. Você receberá um aviso semelhante se tentar excluir um arquivo ou pasta bloqueada.


Portanto, obviamente, isso não pretende ser uma medida de segurança super inquebrável ou qualquer coisa, já que você pode ignorá-la ou desativá-la quando quiser. Você usará isso apenas para evitar que você (ou qualquer outra pessoa que acesse os mesmos arquivos que você faz) acidentalmente faça algo bobo. Pelo menos um aviso ou dois ficarão no caminho, se você tentar!

Como bloquear arquivos no mac (e por que você pode querer!)