Claro, o Microsoft Excel é um excelente espaço para qualquer pessoa armazenar informações. Ele tem um legado e está incorporado no escritório da Microsoft, compatível com todos os tipos de software diferentes. No entanto, muitos esquecem que o Google tem sua própria alternativa on-line chamada Google Sheets.
Consulte também o nosso artigo Como vincular dados a outra guia no Planilhas Google
O Planilhas suporta até 20 mil linhas e pode ser usado por vários usuários diferentes ao mesmo tempo. É ideal para análise, publicação de atribuições, modelos e muito mais. Praticamente tudo o que o Microsoft Excel pode fazer, o Planilhas Google pode fazer on-line com outras pessoas e com alguns recursos simplificados do Google Suite.
No entanto, embora a colaboração seja geralmente uma coisa boa, ela também tem suas desvantagens. Por exemplo, você pode estar trabalhando duro em um espaço específico no documento compartilhado do Planilhas Google e alguém acidentalmente entra e mexe com algumas informações. Geralmente, não é de propósito, mas a possibilidade de isso acontecer é muito real. Como alguém evita isso?
Bloqueando células de dados
Para interromper a confusão de dados, um membro de alto escalão pode proteger as células de dados. Fazer isso também é bem simples.
Comece abrindo a planilha de células em que todos estão trabalhando. Em seguida, vá para a barra de tarefas, selecione "Dados" e vá para "Nomear e proteger o intervalo". A partir daí, você pode nomear o intervalo selecionado de células. Você não quer demorar muito, pois é necessário inseri-lo mais tarde. Quando estiver satisfeito com a nomeação, clique na caixa de seleção "Proteger" e pressione "Concluído". Se desejar, mais tarde, você pode destacar vários intervalos de células para proteger.
Posteriormente, você verá uma caixa que permite escolher as diferentes permissões de usuário para quem tem acesso ao documento. A partir daqui, você pode selecionar quais membros podem editar o intervalo de células protegidas, se houver alguma. Se eles não tiverem permissão, tentar editá-los dará ao usuário uma mensagem de erro. Além disso, todas as células protegidas terão uma caixa quadriculada na página principal.
Felizmente, se esse plano de fundo é irritante para alguns usuários, você pode alterá-lo acessando a guia "View" e desmarcando a caixa "Protected Ranges". Embora isso não elimine o bloqueio, ele ajuda os usuários a ler a informação mais fácil.
Agora, sempre que você usar o Planilhas Google, especialmente ao usar a plataforma com colaboradores, lembre-se do recurso de bloqueio de célula. Na verdade, é até útil durante o trabalho solo - o bloqueio impedirá que você acidentalmente altere qualquer uma de suas próprias células e se livre do seu trabalho duro.
Editando Células Bloqueadas
Embora as células bloqueadas sejam necessárias, há momentos em que você deseja voltar e alterar as informações. Em momentos como esse, você pode definir "mostrar aviso ao editar esse intervalo" como uma opção. Dessa forma, quando alguém tenta editá-lo, recebe um pop-up extra para evitar alterações acidentais. Os colaboradores de nível superior ainda podem se envolver no trabalho, enquanto os de nível inferior podem entrar e alterar as informações, se absolutamente necessário.
As planilhas são ótimas maneiras de proteger as informações. No entanto, você precisa ter cuidado com os dados para manter seu trabalho no local. Com este guia, você pode ter certeza de que seus dados estão seguros ao colaborar com outras pessoas.