Anonim

Com seus inúmeros complementos, modelos e integração perfeita com o Microsoft Excel, o Google Sheets se tornou uma ferramenta indispensável para estudantes, profissionais e até mesmo pessoas que procuram organizar melhor sua coleção de músicas. Talvez você o esteja usando há algum tempo e esteja pronto para aprimorar seu jogo, do Data Dabbler ao Sheet Master. Nesse caso, existem dois truques simples que os profissionais usam que levarão suas planilhas para o próximo nível. Ambos envolvem vincular células a outros dados e são bastante simples de implementar.

Consulte também o nosso artigo Como alterar a largura da coluna no Planilhas Google

A primeira é vincular dados a outra guia, a segunda é extrair dados de outra planilha ou pasta de trabalho. Vamos percorrer os procedimentos.

Link para outra guia no Planilhas Google

As etapas para vincular uma célula a outra guia são fáceis e diretas:

Primeiro, selecione uma célula na sua planilha. Pode ser uma célula vazia ou uma célula que já possui dados. No menu Inserir, selecione Link. Na captura de tela abaixo, estou selecionando a célula na parte superior com os dados "2014 Data".

Uma caixa de diálogo aparecerá com algumas opções. Ele perguntará se você deseja vincular a "Planilhas nesta planilha" (que é outra guia) ou "Selecione um intervalo de células para vincular". E sendo o Google o Google, ele também pode tentar ser inteligente e adivinhar outras fontes que você deseja. pode querer vincular a. Você notará na captura de tela abaixo, na parte inferior, o Google está perguntando se eu gostaria de vincular ao census.gov porque vê que é de onde eu peguei esses dados. Mas, para nossos propósitos, vamos começar vinculando a "Planilha2", porque já estamos na Planilha1.

Você verá que a célula que você selecionou se tornará um hiperlink. Agora, sempre que você clicar nessa célula, um pop-up aparecerá com um URL. Clique nesse URL e ele o levará à Planilha2, ou a planilha que você selecionou!

Agora vamos tentar a outra opção, selecionando um intervalo de células. Quando escolhemos esta opção, aparecerá outra caixa de diálogo com a indicação “Quais dados?” (Dica profissional: você pode clicar e arrastar esta caixa de diálogo para movê-la para fora do caminho.)

Agora você pode inserir manualmente o intervalo de células às quais deseja vincular ou clicar e arrastar um intervalo de células. Na captura de tela abaixo, selecionamos todos os dados na linha 8.

Agora, sempre que eu clicar na célula afetada, um link pop-up será exibido e, quando eu clicar nesse link, todos os dados na linha 8 serão selecionados. Isso pode ser muito útil se sua planilha tiver um conjunto de dados que você precisa constantemente selecionar.

Link para outra pasta de trabalho no Planilhas Google

A vinculação a uma pasta de trabalho no Planilhas Google é outra técnica avançada, e você pode pensar nela quase como o oposto de inserir um link em outra guia ou intervalo de células. Em vez de criar um link que nos levará a outro lugar, estamos criando um link que extrairá dados de outro lugar. Infelizmente, esse método requer um pouco de codificação manual, mas não se preocupe - é realmente muito simples.

Vincular a outra pasta de trabalho requer o uso da função IMPORTRANGE. Ao usar esta função, você está dizendo manualmente ao Planilhas Google para procurar alguns dados em outro lugar e buscá-los. Se desejar, você pode ativar esta função selecionando o menu Inserir e navegando até Função / Google / IMPORTRANGE. Isso inserirá automaticamente o início do código que você precisa. Mas é provavelmente ainda mais simples fazê-lo manualmente. Comece com o sinal de igual - que informa ao Google Sheets que você está prestes a inserir uma função, em vez de apenas dados. Em seguida, digite IMPORTRANGE.

A próxima coisa que o Planilhas Google precisará saber é de onde você extrai os dados, e isso acontece em duas partes. A primeira parte é a planilha e a próxima é a célula real ou o intervalo de células. Essas duas informações estão entre aspas e a coisa toda é colocada entre parênteses. Portanto, no meu caso, quero importar dados de uma célula na Planilha2 para uma célula na Planilha1.

Vamos apenas selecionar o URL da nossa planilha. Se você quiser, poderá selecionar o URL de outra planilha. Em seguida, colaremos esse URL em nossa função IMPORTRANGE e seguiremos a célula que queremos capturar, que no meu caso é a célula G: 21. A coisa toda ficará assim:

= IMPORTRANGE ("https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PXYv00mWphBzvknmEY2JwcPqabdFgRA6nhZfaRjFA7w/edit#gid=261974994", "sheet2! G21")

Você notará que temos um sinal de igual seguido por IMPORTRANGE e, em seguida, o URL, o número da planilha e da célula entre aspas e tudo entre parênteses. Eu codifiquei as três partes diferentes para ajudá-lo a identificar cada elemento. É assim que será no seu navegador:

Depois de inserir a função, você provavelmente verá um ponto de exclamação vermelho na célula. Ao clicar na célula, você verá uma mensagem de erro informando que as planilhas precisam ser vinculadas e um botão pop-up aparecerá perguntando se você deseja vinculá-las. Depois de permitir que as planilhas sejam vinculadas, você estará pronto, e a célula coletará os dados da outra planilha.

Se desejar, você também pode selecionar um intervalo de células separadas por dois pontos, assim: “planilha2! G10: G21”. Isso está dizendo ao Google Sheets para pegar todos os dados da coluna G que varia entre as linhas 10 e 21. Mas se você fizer isso, verifique se a célula na qual está importando esses dados tem espaço suficiente. No meu exemplo acima, já existem dados nas células abaixo da célula selecionada, C2, para que o Planilhas Google não me permita importar esse intervalo.

Existem outras maneiras de vincular o Planilhas Google ou pastas de trabalho? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!

Como vincular dados a outra guia nas folhas do Google