Anonim

O Gerenciador de tarefas é um dos utilitários de sistema mais importantes do Windows, fornecendo aos usuários informações importantes sobre aplicativos e processos em execução, contas de usuário ativas, programas e serviços de inicialização e status dos recursos do sistema, como utilização da CPU e quantidade de RAM disponível.
A maioria dos usuários do Windows sabe que pode iniciar o Gerenciador de Tarefas pressionando Control-Alt-Delete no teclado e selecionando Gerenciador de Tarefas na lista de opções, ou clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas da área de trabalho e escolhendo “Gerenciador de Tarefas” no menu de contexto. Se você usa frequentemente o Gerenciador de Tarefas, no entanto, pode acessá-lo ainda mais rapidamente através de dois métodos adicionais: um atalho de teclado do Gerenciador de Tarefas ou um ícone do Gerenciador de Tarefas na barra de tarefas ou no Menu Iniciar. Veja como configurar as duas opções.

Atalho de teclado do Gerenciador de tarefas

Nas versões anteriores do Windows, os usuários podiam acessar o Gerenciador de Tarefas diretamente com o atalho Control-Alt-Delete . A partir do Windows Vista, no entanto, pressionar Control-Alt-Delete enquanto estiver conectado ao Windows inicia uma tela de segurança com opções para bloquear o PC, alternar usuários ou sair. Há também uma opção para iniciar o Gerenciador de tarefas, mas essa tela apresenta uma etapa intermediária entre pressionar o atalho do teclado e ver o resultado desejado.

Bigglesworth prefere atalhos de teclado (Shutterstock)

Felizmente, existe outro atalho de teclado que ainda inicia o Gerenciador de Tarefas diretamente, mesmo no Windows 10. O atalho de teclado do Gerenciador de Tarefas em todas as versões recentes do Windows é Control-Shift-Escape .
Basta misturar essas teclas no teclado a qualquer momento para iniciar diretamente o Gerenciador de Tarefas, com a visualização padrão definida como "Guia Processos".

Criar um atalho do Gerenciador de tarefas na barra de tarefas ou no menu Iniciar

Para aqueles que preferem um ícone compatível com mouse ou toque, você pode criar um atalho direto do aplicativo Gerenciador de Tarefas na barra de tarefas ou no Menu Iniciar. Para fazer isso, primeiro você precisa localizar o executável original do Gerenciador de Tarefas, localizado em C: WindowsSystem32 .


Navegue para essa pasta no File Explorer e localize Taskmgr.exe . No Windows 10, você pode clicar com o botão direito do mouse em Taskmgr.exe e optar por fixá-lo na barra de tarefas ou no Menu Iniciar.


Em qualquer versão do Windows, você pode clicar com o botão direito do mouse em Taskmgr.exe e escolher Criar atalho . O Windows avisa que ele não pode criar o atalho na pasta System32 protegida e, em vez disso, oferece a criação do atalho na área de trabalho. Clique em Sim para continuar e agora você terá um atalho do Gerenciador de tarefas esperando por você na sua área de trabalho e poderá colocá-lo manualmente em qualquer lugar do seu PC.


Com qualquer um dos métodos, você terá acesso rápido, com um clique, ao Gerenciador de Tarefas sempre que precisar e sem precisar clicar ou navegar além de uma camada adicional de opções.

Como iniciar o gerenciador de tarefas com um atalho de teclado