WiFi agindo um pouco lento ultimamente? Você provavelmente espera que, para a fatura mensal que está pagando, não precise lidar com esses problemas de conexão Wi-Fi. E se eu lhe disser que, de fato, não é um problema de conectividade que está causando esses problemas de Wi-Fi?
"Esperar. O que você está tentando me dizer?"
Se o seu Wi-Fi estiver lento, ou se você estiver vendo cobranças adicionais na fatura mensal pela revisão do seu plano de dados, pode ser que sua segurança do Wi-Fi tenha sido comprometida. Alguém ao alcance do seu WiFi pode estar drenando dados preciosos e largura de banda bem debaixo do seu nariz.
Então, como combatemos esse ato hediondo e damos a esses freeloaders da Internet a bota?, Mostrarei o que procurar, explique os riscos que você corre usando os pontos de acesso Wi-Fi e como expulsar usuários indesejados da sua conexão Wi-Fi.
Capturar um WiFi Predator
Com os problemas descritos acima, primeiro você precisa ter certeza de que está lidando com um ladrão da Internet e não apenas com um erro de linha do ISP. Para fazer isso, você terá que acessar a página do roteador fazendo login no seu roteador doméstico através de um navegador da Internet.
Para fazer login no seu roteador como administrador:
- Primeiro, verifique se o seu PC está atualmente conectado ao seu roteador. Deve ser bastante fácil, basta ver se você pode acessar uma página da web. Para uma abordagem mais técnica, usuários do Windows, verifique a área inferior direita da área de trabalho. Na barra de tarefas, procure o ícone Acesso à Internet. Pode aparecer como um monitor de PC (conectado via Ethernet) ou como um ponto com ondas emitidas (se conectado via Wi-Fi). Os usuários de Mac também podem procurar um ícone Ethernet ou WiFi na barra de menus.
- Abra uma guia no seu navegador (qualquer um deve fazer) e digite o endereço IP do roteador na barra de URL. O IP do roteador padrão geralmente é definido como um destes três: 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 192.168.2.1. Se nada disso funcionar para você, você precisará procurar o IP do gateway padrão. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas vamos mantê-lo breve e fornecer as maneiras mais rápidas;
- Windows, você desejará passar pelo processo IPCONFIG . Abra o prompt de comando digitando cmd na barra de pesquisa anexada à barra de tarefas (Windows 10) ou pressione a tecla Windows + R simultaneamente para abrir o comando executar e digite cmd .
O IP necessário pode ser encontrado à direita do Gateway Padrão .
- Mac, vá para Preferências do Sistema e clique em Internet . O endereço IP pode ser encontrado ao lado de "Roteador".
- Windows, você desejará passar pelo processo IPCONFIG . Abra o prompt de comando digitando cmd na barra de pesquisa anexada à barra de tarefas (Windows 10) ou pressione a tecla Windows + R simultaneamente para abrir o comando executar e digite cmd .
- Agora que você obteve seu IP e o inseriu na barra de URL do seu navegador, a página de administração do roteador deve estar na sua tela. Digite as informações de login do administrador para acessar as configurações.
- Se você é o administrador e sabe que nada foi alterado desde que você recebeu o roteador, o nome de usuário e a senha padrão podem ser encontrados no próprio roteador. a localização e os caracteres podem variar dependendo da marca do roteador que você possui. Geralmente, é uma combinação de "admin" (nome de usuário e senha) e "senha" (para a senha). Os roteadores Cisco também podem usar a palavra "cisco" para ambos. Para segurança, consulte a documentação que acompanha o roteador.
- Após o login, localize as configurações de DHCP, “dispositivos conectados”, “conexões WiFi” ou algo com o mesmo nome. Isso ajudará você a ver quais dispositivos estão atualmente conectados ao seu roteador. Você pode não ver qual está conectado via cabo ou Wi-Fi, mas pode ver qual deles não pertence (se houver).
Se não tiver certeza de quais dispositivos são seus, pode optar por desligar todos os dispositivos atualmente conectados à sua rede. Aqueles que permanecem conectados na lista estão acessando sua rede Wi-Fi sem sua permissão. Você pode não conhecer o culpado, mas pode removê-los da sua rede e aumentar sua segurança.
Por uma questão de fato, eu insisto.
Protegendo sua conexão WiFi
Você viu um dispositivo na lista que é diferente dos outros. Agora é hora de liberar sua conexão Wi-Fi de todos os vagabundos andando livremente no seu trem de largura de banda. A maneira mais fácil de atingir esse objetivo é alterar sua senha do WiFi para algo um pouco mais seguro. Provavelmente, as sanguessugas descobriram a senha atual e é por isso que elas estão lá.
Como você já está no seu roteador:
- Vá para a área Configurações de senha do WiFi (ou algo semelhante).
- Digite uma nova senha de WiFi. Verifique se é muito mais seguro que o atual.
- Ao criar uma senha forte, você deve evitar padrões completos de palavras em inglês injetando caracteres e números especiais em vez de letras. Em vez de iamthegreatest, você criará algo mais seguro alterando-o para ler $ t! A versão proposta é muito mais difícil para um programa de dicionário padrão adivinhar em um curto espaço de tempo.
- Depois de criar uma senha segura, salve as configurações.
Assim que você alterar sua senha, os usuários que não souberem as credenciais atuais serão removidos imediatamente da conexão. Eu recomendo reiniciar o roteador desconectando o cabo de alimentação e aguardando aproximadamente 30 segundos antes de conectá-lo novamente. Você também precisará configurar todos os dispositivos em sua casa para usar a nova senha.
Em seguida, certifique-se de criptografar o tráfego da rede com criptografia WPA ou WPA2. São essencialmente camadas adicionais de proteção para sua conexão WiFi. WPA significa WiFi Protected Access e WPA2 é apenas uma versão atualizada disso. Todos os dispositivos que foram criados após o ano de 2006 são padrão com a criptografia WPA2.
É provável que seu dispositivo já esteja criptografado com WPA2, mas se você estiver usando um dispositivo sem WPA2, primeiro pergunte a si mesmo "Por quê?" E faça uma atualização. Com o WPA2 ativado, todo o tráfego dentro ou fora do seu roteador será misturado com os padrões de criptografia mais atualizados.
Além disso, você também deve alterar o SSID do seu roteador. O SSID é o nome da rede do seu roteador, portanto, altere-o para algo reconhecível. Conecte todos os seus dispositivos domésticos à rede recém-nomeada. Depois de terminar, desative a transmissão SSID. Isso garante que ninguém fora dos que já estão conectados poderá ver sua rede mesmo quando estiver dentro do alcance.
Para desativar sua transmissão SSID:
- No seu roteador, procure algo chamado “Transmissão SSID” e verifique se está definido como ativado no momento .
- A partir deste ponto, você precisará consultar a documentação que acompanha o roteador para ocultar com êxito o SSID. Pode até ser necessário verificar com o fabricante do roteador visitando a página da web específica. Aqui está a página da Linksys se você tiver essa marca de roteador.
Os dispositivos que precisam se conectar após a desativação precisarão entrar no SSID e no modo de segurança manualmente. Depois que a conexão inicial é estabelecida, as informações podem ser salvas no dispositivo para uso futuro.
Protocolos de segurança avançados
Sua rede nunca pode ser 100% impermeável a um hacker dedicado o suficiente para obter acesso. Porém, ao adotar práticas de segurança suficientes, você pode fazer com que os hackers parem e desviem suas atenções para um alvo mais fácil.
No entanto, não está especificamente relacionado à configuração do roteador, é uma boa idéia desabilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras no Windows para reduzir uma violação substancial de dados.
Começar:
- Abra a caixa de diálogo de execução ( tecla Windows + R ) e digite o controle para abrir o Painel de Controle .
- Mude o modo de exibição por para "Ícones pequenos" e clique em Central de Rede e Compartilhamento .
- No menu listado no painel esquerdo, clique em Alterar configurações avançadas de compartilhamento .
- Abra o perfil de rede específico do qual você deseja desativar o compartilhamento de arquivos e impressoras e clique no botão radial "Desativar compartilhamento de arquivos e impressoras".
- Siga-o clicando em Salvar alterações .
Outra linha de defesa a considerar é a filtragem de endereços MAC . Isso limitará os dispositivos que podem ingressar na sua rede, melhorando a segurança geral. A maioria, mas nem todos os roteadores de banda larga, têm isso como um recurso opcional. Para usá-lo, você precisará adquirir todos os endereços MAC físicos dos dispositivos aprovados e inseri-los no seu roteador. Depois de colocar nos devidos lugares, você pode ativar a opção de filtragem de endereço MAC.
Alguns roteadores permitem que você veja o endereço MAC de cada dispositivo diretamente no console administrativo. Para os dispositivos que você não pode ver, será necessário procurá-los usando o sistema operacional.
- -Para encontrar um endereço MAC no Windows, você precisará usar a opção IPCONFIG que usamos anteriormente. Volte para o prompt de comando e digite ipconfig / all ou winipcfg e a janela deverá exibir todos os endereços MAC atualmente em uso.
- -Usando um Mac para encontrar um endereço MAC, abra o Painel de Controle TCP / IP. Para sistemas executando o Open Transport, ele deve aparecer na tela Usuário ou Informações avançadas. Se estiver executando o MacTCP, ele pode ser encontrado no ícone Ethernet.
Um último conselho, quando se trata da segurança da sua rede, é desativar a Configuração Protegida de WPS ou WiFi . Esse recurso tende a ser muito inseguro e, com uma rápida pesquisa no Google, é facilmente hackeado. O procedimento varia de acordo com o fabricante do roteador, portanto, procure a página de suporte apropriada para a marca do seu roteador.
Compreendendo os riscos
Sempre que você se conectar a uma conexão WiFi aberta, como em um aeroporto ou Starbucks, os hackers representam um risco para o seu dispositivo. Aqueles que optarem por entrar na sua rede e nos seus dispositivos claramente não têm seus melhores interesses em mente. Provavelmente, a violação é maliciosa em sua intenção e informações privadas podem facilmente cair em mãos erradas.
Independentemente da rede, doméstica ou pública, você deve seguir as diretrizes de segurança das melhores práticas e monitorar rotineiramente os logs de acesso do seu roteador. Minimize os riscos impostos a você por invasores de rede não autorizados e descanse um pouco mais.
Se você preferir não fazer isso por conta própria, sempre poderá entrar em contato com o ISP para obter suporte. Entre em contato com eles para obter instruções sobre o seu roteador, especialmente se foram eles que lhe forneceram durante a instalação da rede.
Antes de ligar, colete todas as informações necessárias que possam ser necessárias para melhor ajudá-lo. Geralmente, é um número de conta ou endereço de cobrança. Ambos podem ser encontrados em um extrato de cobrança mensal.
Informe o agente que você acha que alguém pode estar usando sua conexão Wi-Fi de maneira não autorizada. Se o roteador vier do seu ISP, eles poderão fazer login diretamente nele e livrar-se de qualquer invasor.
Eles provavelmente perguntarão se você deseja alterar a senha do roteador. O agente pode fazer isso por você ou você pode fornecer a senha para que eles entrem no roteador. Além disso, seu roteador pode precisar de algumas atualizações necessárias que o agente pode gerenciar para você também. Isso é especialmente verdadeiro se você nunca tocou o roteador além de movê-lo para criar um ambiente mais feng shui.