Com mais de 100 milhões de usuários no total, 40 milhões dos quais são assinantes pagantes, dizer que o Spotify é popular seria um eufemismo. Ostentando uma biblioteca de mais de 35 milhões de músicas (10 milhões a menos que a Apple Music) é um feito bastante respeitável. Portanto, quando você acha que sua conta pode ter sido invadida, há uma boa chance de você estar certo.
Consulte também o nosso artigo Como excluir todas as músicas do Spotify
O seqüestro de contas premium aleatórias se tornou um foco para hackers que não podem se incomodar em pagar uma taxa mensal. Afinal, ele não fica mais gratuito do que gratuito. A incursão pode vir de qualquer um. Um estranho, um membro da família ou um ex que você esqueceu de remover da sua conta. Não se preocupe, isso acontece. Independentemente disso, você deseja que eles saiam da sua conta do Spotify e que deseja agora.
Reforçando sua conta Spotify
, Mostrarei como inicializar alguém da sua conta, removê-lo permanentemente e reforçar a segurança da sua conta. Eu imploro que você siga passo a passo até que todo o processo esteja completo. Isso garante que você tenha alcançado resultados máximos de segurança e removido quaisquer pragas indesejadas da sua conta.
Vamos começar.
Mude sua senha
A primeira coisa que você deseja fazer para se livrar de visitantes indesejados do serviço sueco de música, podcast e streaming de vídeo é:
- Faça login na sua conta e altere sua senha.
- Se você não conseguir fazer login, provavelmente recebeu um e-mail perguntando sobre uma alteração de senha. É possível que você a tenha excluído e, se for esse o caso, precisará criar uma nova senha. Na página de login, clique no botão Esqueceu sua senha? link e siga as instruções na tela.
- Se você não conseguir receber um email de verificação, o hacker pode ter alterado o email da sua conta em arquivo. Para corrigir esse problema, você precisará obter o Suporte do Spotify. Tenha seu nome de usuário e endereço de email prontos para fins de verificação. Eles também solicitarão detalhes adicionais como prova da propriedade da conta.
- Se você não conseguir fazer login, provavelmente recebeu um e-mail perguntando sobre uma alteração de senha. É possível que você a tenha excluído e, se for esse o caso, precisará criar uma nova senha. Na página de login, clique no botão Esqueceu sua senha? link e siga as instruções na tela.
- Certifique-se de que a nova senha escolhida seja complexa e forte. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar algo único e difícil para o algoritmo de um hacker descobrir. Ele deve ter no mínimo 8 caracteres e conter zero palavras coerentes.
Isso por si só deve derrubar qualquer "convidado" não convidado da sua conta. No entanto, ainda há algumas coisas que você deseja fazer para evitar futuras infiltrações.
Verifique se as informações da sua conta não foram alteradas
Vá para a Visão geral da sua conta e analise cuidadosamente cada informação detalhada. Você está procurando algo fora do comum, pois os hackers, em muitas circunstâncias, alteram as informações de uma conta. Isso serve para ajudá-los a manter o controle de sua conta, especialmente ao alterar o endereço de email.
Quando um hacker altera seu endereço de e-mail registrado, ele está basicamente bloqueando você. Qualquer tentativa de redefinição de senha será direcionada a eles. Felizmente, você sempre pode entrar em contato com o Suporte do Spotify para obter ajuda na recuperação do que foi perdido.
Também é muito possível, se o seu cartão de crédito ou as informações do PayPal tiverem sido comprometidas, que o hacker tenha "atualizado" sua conta no seu centavo. Logo abaixo da Visão geral da conta, você pode ver em qual plano está inscrito atualmente. Se foi alterado para algo que você não se lembra de comprar, entre em contato imediatamente com o Suporte do Spotify.
Aplicativos e dispositivos não autorizados
Depois de verificar as informações básicas do seu perfil e garantir que você não esteja sendo cobrado mais do que o pretendido, precisará verificar os aplicativos conectados. Um hacker pode ter conectado um perfil de um aplicativo que você não reconhece. Para removê-lo, basta clicar no botão Revogar acesso . Para recuperar o acesso através deste aplicativo, será necessário que o usuário efetue login com as credenciais apropriadas. Se você estiver seguindo este guia desde o início, significa sua nova senha.
Em seguida, clique na guia "Dispositivos offline" no menu do lado esquerdo. Procure e remova todos os dispositivos que você nunca viu antes ou simplesmente não reconhece. Um hacker pode estar bloqueando suas listas de reprodução offline e simplesmente não podemos ter nada disso.
Por fim, volte para a guia "Visão geral da conta" e role para encontrar o botão Sair em todos os lugares . Clique nele e todos os dispositivos atualmente conectados à sua conta serão inicializados. Portanto, mesmo que seu email tenha sido comprometido, mas você tenha conseguido recuperá-lo por meio da sua conta sincronizada do Facebook, aqueles cujos dispositivos foram removidos e não sabem sua nova senha não poderão recuperar o acesso.
Outras medidas de segurança
Às vezes, antes de sua conta ser vitimizada, o invasor já comprometeu suas informações em outros lugares através do uso de um vírus chamado Trojan Horse. Esses pequenos programas engenhosos são projetados para violar a segurança do sistema do computador, mascarando-se como uma função de PC não ameaçadora.
Poderia ter sido obtido através de qualquer interação que você fez enquanto estava online, assumindo pouco ou nenhum dano. Seja um clique ou um download de pirataria, um Trojan cria um backdoor no seu computador, onde o invasor pode freqüentá-lo quantas vezes quiser, quando quiser. Nenhuma permissão necessária.
Se sua máquina foi infectada, tudo o que foi feito até esse momento pode ter sido inútil. Quaisquer alterações feitas podem ser vistas pelo hacker, porque o malware no seu dispositivo simplesmente o captura e o envia de volta. A melhor aposta é executar um software antivírus para procurar qualquer malware em sua máquina para colocar em quarentena e remover a ameaça o mais rápido possível.