O Windows 10 é amplamente considerado como a melhor versão para consumidor do Windows já lançada. Embora algumas versões anteriores do sistema operacional de desktop da Microsoft tenham sido recebidas com muitas críticas, o Windows 10 é um sistema operacional bem construído que recebe patches de segurança e grandes atualizações regularmente, ajudando a manter a versão "final" do Windows mais forte do que nunca, apenas quatro anos após o seu lançamento.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Uma das coisas que impulsiona essa popularidade são os recursos de produtividade que o Windows 10 disponibiliza. Recursos como a Linha do tempo ajudam a manter a produtividade sempre fluindo, desde a capacidade de visualizar documentos abertos recentemente até a sincronização de arquivos entre o computador e o smartphone. O Snap está disponível desde o Windows Vista, permitindo que você divida facilmente os aplicativos em tela dividida no seu computador ou redimensione-os rapidamente da forma que desejar. O Action Center ajuda você a manter o foco no que quer que esteja trabalhando a qualquer momento, fornecendo atualizações sobre e-mails, instalações de segurança e muito mais. Enquanto isso, a Cortana permite que você inicie suas ações de maneira rápida e sucinta apenas com sua voz, ao mesmo tempo em que fornece respostas para todas as perguntas que você jamais sonhou e muito mais.
Entretanto, nenhum sistema operacional possui todos os recursos, e há um recurso ausente no Windows 10: a capacidade de travar as janelas para que sejam a "camada superior" da área de trabalho, exibida sobre todo o resto. Isso é útil de várias maneiras, desde copiar informações manualmente entre janelas até manter o conteúdo aberto quando você precisar na tela. Você pode assistir a um filme em segundo plano no seu computador enquanto trabalha em outros projetos, ou pode simplesmente manter o navegador de arquivos em cima do navegador da web ou do processador de texto para ter sempre acesso ao seu conteúdo. Não importa como você queira trabalhar, poder manter seus programas na frente do computador é uma ferramenta extremamente importante em seu arsenal de assistentes de computação. Infelizmente, essa capacidade não está no Windows 10, mas você pode adicioná-la facilmente ao seu PC com software de terceiros. Vamos dar uma olhada em três dos nossos favoritos.
Sempre no topo: a melhor e mais fácil opção
Nossa maneira favorita de acessar essa funcionalidade é usar o Always On Top, uma pequena ferramenta de terceiros que configura automaticamente sua área de trabalho para manter uma única janela na parte superior do programa. Ele usa um script simples para permitir que você configure qual janela você deseja priorizar e permite alterar ou remover essa priorização com o pressionar de um botão. É leve, fácil de usar e portátil, pois o arquivo é completamente independente em uma pasta compactada. Vamos dar uma olhada neste utilitário indispensável para Windows.
Para pegar o Always On Top, vá para este site para baixar a pasta compactada. Depois de descompactar o arquivo, você verá o aplicativo e um arquivo Leia-me que informarão tudo o que você precisa saber sobre o programa. Como mencionamos, o Always On Top é um aplicativo portátil, o que significa que nada precisa ser instalado ou programado no seu computador. Apenas descompacte o arquivo e execute o aplicativo para abri-lo no seu computador.
Depois de fazer isso, você verá que o Always On top agora está sendo executado na bandeja de ícones ocultos, que pode ser visualizada clicando na pequena seta à direita da barra de tarefas. O ícone está marcado com "DI", usando texto branco em um fundo preto; é fácil de encontrar. Isso significa que o programa está sendo executado corretamente no seu computador e você pode usar o aplicativo como desejar. O arquivo Leiame possui instruções sobre como designar um aplicativo específico como aquele que você deseja usar o Always On Top. Com esse aplicativo em execução, basta selecionar a janela que você deseja fixar na parte superior da página e selecionar Ctrl + para mantê-la fixada no seu computador. É isso aí - não há designação ou qualquer coisa que apareça na janela, nenhum barulho para anunciar que algo foi preso. Porém, se você clicar em outra janela ou aplicativo, verá que o aplicativo que você selecionou na área de trabalho não desaparece por trás da nova janela, permanecendo aberto, a menos que seja minimizado propositadamente.
E realmente, é tudo o que há para isso. O script é executado automaticamente em segundo plano e esse atalho rápido do teclado é fácil de usar para melhorar sua produtividade em apenas um momento. O aplicativo é leve e funciona bem em segundo plano e pode ser fechado completamente com apenas um toque de um botão diretamente da área de trabalho na parte inferior da barra de tarefas. O Always On Top é um dos nossos utilitários favoritos no Windows e é recomendado para quem deseja uma ferramenta simples para um trabalho simples.
O resto
Nenhum software está isento de falhas, e alguns usuários podem achar que precisam de mais ou menos opções, dependendo do que gostam em uma plataforma de hardware. Se você experimentou o Always On Top e não funcionou bem para você, ou está apenas procurando algo um pouco diferente, aqui estão duas opções adicionais que você pode conferir.
AutoHotkey
O AutoHotkey é, essencialmente, um programa gratuito que permite que você escreva seus próprios scripts ou conecte scripts de outras pessoas, que ajudam a criar macros no seu computador. É um programa usado e amplamente recomendado na internet, para usos que variam de jogos a mudanças na direção do mouse. Se você deseja fixar janelas na área de trabalho, pode fazê-lo facilmente com o AutoHotkey - embora seja interessante notar que você precisará criar manualmente o script escrevendo código. É muito fácil de fazer, mas se você estiver procurando por algo que vem pré-escrito, sugerimos que adote o Always On Top mais fácil, que vem efetivamente como um script AutoHotkey pré-empacotado. Independentemente disso, aqui estão as etapas sobre como fazê-lo:
- Baixe e instale o AutoHotkey, caso ainda não o tenha.
- Abra o programa e selecione Arquivo, Editar Script.
- Digite ou cole '^ SPACE :: Winset, Alwaysontop,, A' e clique em Salvar.
- Selecione Arquivo e recarregar script no AutoHotKey para executar.
O script usa o mesmo comando Ctrl + como vimos no Always On Top para priorizar uma janela sobre as outras na área de trabalho. No entanto, você pode alterá-lo para outra coisa alterando '^ SPACE'. Por exemplo, altere para '#q' para alterar a chave para chave do Windows + Q. Isso fornece mais personalização do que você obteria do Always On Top, mas também é mais trabalhoso usar no seu PC.
DeskPins
O DeskPins existe há anos, desde os dias do Windows XP, e ainda é usado para facilitar a colocação dos pinos no computador. Como um programa de código aberto e gratuito, você pode facilmente usar o DeskPins em qualquer computador e funciona quase de forma idêntica ao que esperamos de aplicativos como o Always On Top. Para iniciar, baixe e instale o Deskpins usando o instalador específico do Windows 10 e execute o programa no seu computador. Com o DeskPins, o utilitário realmente funciona um pouco diferente das versões de script do Always On Top e do AutoHotkey. Clique no ícone na barra de tarefas e procure o mouse para transformar um pequeno alfinete. Em vez de usar um atalho de teclado, você precisará fixar seu programa clicando na parte superior de uma janela da área de trabalho. Um pequeno ícone de alfinete vermelho aparecerá na janela fixada na parte superior da página. Para desafixar a janela, basta clicar neste ícone para desativá-la.
O DeskPins 'é tão fácil de usar quanto você imagina a maioria dos outros programas como este, mas há duas coisas que você deve estar ciente. Primeiro, a necessidade de instalar o programa significa que ele pode não funcionar corretamente em alguns computadores, especialmente naqueles com limites para o que pode e o que não pode ser executado. Segundo, o indicador visual é bom, mas para alguns, basta um atalho de teclado para acessar esse utilitário útil.
***
Por fim, essas três opções representam o melhor para ajudar sua produtividade ou entretenimento no seu computador Windows. Se você deseja manter a reprodução de vídeo em segundo plano ou precisa assistir a uma transferência de arquivos enquanto edita uma foto no Photoshop, é super fácil usar esses programas para ajudá-lo a acompanhar o conteúdo do aplicativo.