Cansado de gravar CDs de distribuições Linux sempre que quiser experimentar um novo? Não se preocupe, você pode reutilizar seu pen drive quantas vezes quiser e gravar ISOs inicializáveis nele. Existe uma maneira fácil de fazer isso? Sim.
Na verdade, é bem fácil. Mas antes de lhe dizer como há uma pequena lista de coisas que você precisa fazer primeiro:
- Você precisa de um pendrive que não se importe de apagar todos os dados para poder colocar uma distribuição de * nix nele.
- O computador em que você faz isso deve estar fisicamente conectado ao roteador, ou seja, sem fio aqui. Deve ser conectado. É verdade que algumas distribuições * nix vêm com suporte sem fio decente, mas é melhor prevenir do que remediar aqui. Configure o wireless mais tarde.
- O computador em que você faz isso deve poder inicializar a partir do USB. Sendo que a grande maioria dos computadores pode fazer isso, isso não deve ser um problema. Basta acessar o BIOS, verificar a ordem dos dispositivos de inicialização e garantir que o USB esteja antes do HDD e você estará pronto.
Um utilitário que você pode usar para criar uma imagem inicializável do Ubuntu NetInstall em um pendrive é o UNetbootin. Está disponível como um aplicativo do Windows ou Linux.
Na minha situação em particular, eu só tinha um pendrive de 512 MB à minha disposição, mas queria instalar o Ubuntu 8.10. Não é um problema, porque o Ubuntu possui uma versão “NetInstall”, para que você não precise de um pendrive com espaço amplo (você pode se safar com 128 MB).
Eu baixei o UNetbootin e o executei. Isto é o que eu fiz:
Acima: seleciono a distribuição como Ubuntu e o segundo menu suspenso como 8.10_NetInstall, porque é o que eu sei que caberá no pequeno pendrive de 512 MB. Na parte inferior, a unidade USB é selecionada e é para onde a imagem será gravada.
Acima: UNetbootin está recuperando a imagem da Internet para enviar para o pendrive.
Acima: UNetbootin concluiu a instalação da imagem no pen drive. Agora eu tenho uma versão USB do Ubuntu 8.10 NetInstall pronta para o rock. Cliquei em Sair para fechar o problema.
Observações antes de continuar: O UNetbootin suporta várias distribuições * nix diferentes, incluindo alguns BSDs! Você não precisa usar o Ubuntu se não quiser. Você pode usar o Linux Mint ou o Fedora, por exemplo. Mas deve-se notar que o Ubuntu (além dos "cartões de visita", como Puppy Linux e Damn Small Linux) é o único que possui o recurso NetInstall. Esta é a razão pela qual eu o escolhi para começar. Eu queria uma distribuição completa sem o tamanho, porque o graveto não aguentava. Ubuntu foi o único.
Neste ponto, você faz o seguinte:
- No computador de destino, verifique se ele está conectado ao roteador para conectividade à Internet.
- Insira o pen drive no computador de destino.
- Inicialize-o.
Se tudo correr bem, o PC será inicializado a partir do stick, adquirirá automaticamente a conectividade de rede e fará uma série de perguntas simples (ou seja, qual layout de teclado você deseja, etc.).
A partir daí, o Ubuntu básico será instalado sem GUI.
Depois disso, você será perguntado o que deseja para o seu Ubuntu. Você pode fazer o Ubuntu Desktop normal, Xubuntu, Kubuntu, versão "Media", "Basic Server" ou o que quiser. Provavelmente você vai optar pelo Ubuntu Desktop, que foi o que eu fiz.
Dependendo da velocidade (ou mais lenta) da sua conexão à Internet, a instalação poderá demorar algum tempo. Possivelmente muito tempo. Seja paciente. Eventualmente, será concluído.
Se você não usou um NetInstall, mas sim uma distribuição regular "completa", tudo será carregado sem problemas com o pendrive e você estará pronto.