Anonim

Alguma vez você já quis experimentar o Ubuntu Linux (o Live CD não conta) sem ter que se preocupar em particionar ou instalar outro disco rígido ou configurar uma inicialização dupla? Este guia passo a passo o guiará pelas etapas exatas para executar o Ubuntu totalmente dentro do Windows utilizando uma máquina virtual.

Um grande benefício do uso de uma máquina virtual é que você pode executar o sistema operacional Ubuntu e obter acesso a toda a biblioteca de software livre oferecida pela comunidade Linux sem precisar abrir mão do Windows. Além disso, esta é uma ótima maneira de avaliar o Ubuntu para ver se é algo que você pode querer mudar.

Lembre-se de que, embora a execução de qualquer sistema operacional “convidado” dentro de uma máquina virtual seja rápida, não é tão rápida como se você tivesse o mesmo sistema operacional instalado como o sistema operacional “host” (principal). A maior parte do ambiente de hardware é emulada, portanto você provavelmente não obterá todos os seus recursos. Por exemplo, se você possui uma placa gráfica sofisticada instalada em sua máquina Windows, o mesmo dispositivo pode não estar disponível para sua máquina virtual, permitindo que você execute um driver gráfico mais genérico para o SO convidado. Isso é apenas uma coisa pequena, porque o benefício real aqui é poder executar o Windows e o Ubuntu ao mesmo tempo.

Exigências

Embora existam vários métodos e uma variedade de softwares de máquinas virtuais para escolher, vou instalar o Ubuntu Linux usando o Microsoft Virtual PC 2007 para esta caminhada. O processo deve ser muito semelhante a qualquer outro software de máquina virtual, se você quiser usar algo diferente.

  • Windows XP ou Vista.
  • Processador respeitável (pelo menos ~ 1, 5 Ghz ou um núcleo duplo).
  • Pelo menos 1 GB de RAM.
  • Microsoft Virtual PC 2007 (é grátis). A página de download diz que requer o XP Pro, mas existem vários relatórios de que ele funciona no XP Home.
  • Última distribuição do Ubuntu (7.10 no momento da redação deste artigo). Depois de baixar o arquivo ISO, grave-o em CD.

Etapas para instalar o Ubuntu Linux dentro do Microsoft Virtual PC 2007

  1. Abra o Virtual PC e clique em Novo dentro do Virtual PC Console. O Assistente para nova máquina virtual é iniciado. Clique em Avançar.
  2. Selecione a opção para criar uma nova máquina virtual. Clique em Avançar.
  3. Digite "Ubuntu Linux" para o nome da máquina virtual. Clique em Avançar.
  4. Selecione "Outro" para o sistema operacional. Clique em Avançar.
  5. Selecione a opção para ajustar a quantidade de RAM e atribuir pelo menos 256 MB, mas eu recomendaria 512 ou superior. Quanto mais RAM você atribuir, mais rápido o Ubuntu será executado, mas a instalação do Windows "host" terá muito menos RAM enquanto a máquina virtual estiver em execução. Clique em Avançar.
  6. Selecione a opção para usar um novo disco virtual. Clique em Avançar.
  7. Selecione um local para salvar o arquivo da máquina virtual e atribua um tamanho para a máquina virtual. O tamanho que você especificar será o tamanho do disco rígido do Ubuntu, portanto, certifique-se de atribuir pelo menos 10.000 MB (10 GB). Clique em Avançar.
  8. Revise a página de resumo e clique em Concluir para criar a nova máquina virtual. Agora deve haver uma entrada chamada “Ubuntu Linux” no seu Virtual PC Console. Você pode selecionar esta entrada e clicar no botão Configurações para revisar ou alterar as configurações da VM.

  9. Insira o CD do Ubuntu na unidade de CD, selecione a entrada Ubuntu Linux e pressione Iniciar.
  10. Quando sua máquina virtual (VM) for iniciada pela primeira vez, ela não terá nenhum dispositivo designado para inicializar. Como resultado, você provavelmente obterá uma tela que mostra a VM tentando inicializar a partir da rede (cursor "girando") ou simplesmente um erro "Nenhum dispositivo de inicialização encontrado".
  11. Para corrigir isso, você precisa dizer à VM para usar a unidade de CD do sistema operacional host. No menu do CD do Virtual PC, selecione “Usar unidade física D:” (onde D é a letra da unidade de CD no Windows). Isso vinculará a unidade D no Windows à unidade de CD na sua VM.
  12. No menu PC virtual, selecione Ação> Redefinir para reiniciar a VM.
  13. Depois que a VM for reiniciada, ele lerá o CD e exibirá o menu de inicialização do Ubuntu. Até o momento em que este artigo foi escrito, o Ubuntu 7.10 tinha um bug no kernel que não se comunica corretamente com os emuladores de drivers PS2 usados ​​por softwares de VM, como o Virtual PC 2007. Veja como solucionar esse problema (graças aos Fóruns do Ubuntu e este relatório de erro):
    1. Enquanto estiver no menu de inicialização, pressione F6 para visualizar a sequência de comandos de inicialização na parte inferior da tela.
    2. No final da sequência de comandos, remova “splash” e insira “i8042.noloop” antes dos dois traços.
    3. Selecione a opção para iniciar o Ubuntu no modo de gráficos seguros.
    4. Sua tela deve se parecer com a captura de tela abaixo. Caso isso aconteça, pressione Enter para inicializar no Ubuntu.

  14. O processo de inicialização pode levar algum tempo para carregar. Se você vir uma tela em branco por alguns minutos, tudo bem. Eventualmente, você verá o Ubuntu carregando todos os seus serviços de inicialização e a GUI aparecerá. Agora você está no ambiente do Ubuntu Live CD.
  15. Como o mouse e o teclado são compartilhados entre a VM e o sistema operacional Windows, quando você clica dentro da VM, ele “bloqueia” a entrada do mouse e do teclado. Para transferir o controle de volta para o sistema operacional Windows, pressione a tecla Alt direita.
  16. Você pode se sentir à vontade para brincar com os aplicativos, mas como tudo está sendo executado no CD, a resposta será muito lenta. Vamos ao que interessa e instalar o Ubuntu na máquina virtual. Para começar, basta clicar duas vezes no ícone Instalar na área de trabalho. O programa de instalação será iniciado (seja paciente).

  17. Selecione sua lingua. Clique em Forward.
  18. Selecione seu fuso horário. Clique em Forward.
  19. Selecione o layout do teclado. Clique em Forward.
  20. O particionador Ubuntu detectará a quantidade de espaço que você alocou à sua VM. Para este guia, vou usar a opção padrão, que é usar o disco inteiro para a instalação do Ubuntu; no entanto, você certamente pode configurar manualmente suas partições, se preferir, mas não abordarei a edição manual de suas partições neste guia. Selecione a opção para guiada e clique em Avançar.
  21. Preencha as informações sobre você. Certifique-se de anotar seu nome de usuário e senha. Clique em Forward.

  22. Revise o resumo da instalação e clique em Instalar para carregar o Ubuntu em sua máquina virtual. Isso pode levar algum tempo, então seja paciente.
  23. Quando a instalação estiver concluída, você receberá um aviso para remover o CD de instalação. No menu PC virtual (lembre-se, pressione a tecla Alt direita para transferir o mouse), selecione CD> Ejetar e remova o CD de instalação do Ubuntu. Clique em Reiniciar agora para inicializar na sua nova instalação do Ubuntu em sua máquina virtual.
  24. Antes de entrarmos no Ubuntu pela primeira vez, precisamos aplicar a correção do mouse na instalação concluída para solucionar o bug do kernel. Isso só precisa ser feito uma vez. Quando a VM estiver inicializando, você verá uma mensagem que diz “Pressione ESC para carregar a configuração do GRUB”. Pressione ESC para entrar na configuração do GRUB (se você não pressionou ESC a tempo, basta ir em Ação> Redefinir para reiniciar a VM).
  25. Na configuração do GRUB, verifique se a primeira opção que lê “Ubuntu, kernel 2.6.xx-generic” está selecionada e pressione E.

  26. Selecione a opção do kernel (deve ser a segunda linha) e pressione E.

  27. Assim como ao instalar o Ubuntu, altere “splash” no final da linha para “i8042.noloop”. Pressione Enter para aplicar as alterações.

  28. De volta à tela de opções do kernel, pressione B para iniciar o Ubuntu. Uma vez logado no Ubuntu, mostrarei como editar isso permanentemente, para que você não precise fazer essa alteração toda vez que inicializar.
  29. Quando a tela de login do Ubuntu aparecer, digite o nome de usuário e a senha que você criou durante a instalação.
  30. Bem-vindo ao Ubuntu completamente dentro do Windows.

  31. Agora, aqui está como aplicar a correção permanente para o bug do mouse no kernel. Depois de fazer isso, você não precisará mais se preocupar com o problema do mouse:
    1. Vá para Aplicativos> Acessórios> Terminal.
    2. Digite: sudo gedit /boot/grub/menu.lst
    3. Quando solicitado, digite sua senha de login.

    4. Localize a linha "kernel" que editamos ao inicializar o Ubuntu (linha ~ 132) e, mais uma vez, altere "splash" para "i8042.noloop".

    5. Salve suas alterações.
  32. Você terminou! Desfrute de executar o Ubuntu de dentro do Windows.

Claro, lembre-se de que você está executando o Ubuntu Linux inteiramente de dentro de um ambiente virtual. Isso não deve afetar a funcionalidade do programa; no entanto, você provavelmente não poderá jogar nenhum jogo GL aberto. Também descobri que o som não funciona imediatamente, mas se você precisar, essa correção deve ajudar (eu ainda não tentei isso, pois não uso som na minha VM).

É isso aí. Comece a dar uma boa aparência ao Ubuntu e convém torná-lo seu sistema operacional principal.

Como instalar e executar o ubuntu linux dentro do windows